25 maio 2020

Mitos de fundação

3ª sequência didática

Componente Curricular: História
Ano: 6º
Bimestre: 1º

Mitos de fundação

Objetivos

Caracterizar o conceito de mito de fundação.

Compreender aspectos sobre a teoria científica do evolucionismo.

Distinguir mito e ciência.

Conhecer mitos de fundação de diferentes culturas.

Valorizar a diversidade cultural.

Objeto de conhecimento

As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Habilidade trabalhada

EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

Materiais e recursos

Equipamentos com acesso à internet.

Cópias dos textos “Os deuses e os mitos dos Sumérios, um dos maiores povos da antiguidade”, disponível em <http://livro.pro/v4ntp4> (acesso em: 29 ago. 2018), e “O que diz a Teoria do 'Big Bang'?”, disponível em <http://livro.pro/aq86ux> (acesso em: 29 ago. 2018).

Cópias de textos sobre alguns mitos de fundação.

Lousa.

Caderno.

Lápis grafite.

Cartolina branca.

Lápis de cor.

Eco giz.

Canetas hidrocor.

Fita adesiva.

Quantidade de aulas

4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Nesta etapa, o tema da sequência didática será introduzido com base na leitura de dois textos que abordam a origem do Universo: um de maneira científica e outro de maneira mitológica. Para a leitura referente à origem mitológica, indica-se o texto “Os deuses e os mitos dos Sumérios, um dos maiores povos da antiguidade”, disponível em <http://livro.pro/v4ntp4> (acesso em: 29 ago. 2018). O texto “O que diz a Teoria do 'Big Bang'?”, disponível em <http://livro.pro/aq86ux> (acesso em: 29 ago. 2018), apresenta a origem do Universo sob a perspectiva científica. Prepare com antecedência uma cópia desse texto para ser lido em sala de aula.

Ao fim dessa etapa, espera-se que os alunos sejam capazes de diferenciar as perspectivas científica e mitológica sobre a origem do Universo.

Encaminhamento

Organize a sala de aula em meia-lua (ou em formato de “U”), de maneira que os alunos fiquem um ao lado do outro e a lousa esteja visível para todos. Essa disposição facilita o diálogo entre todos os presentes na sala de aula.

Inicie a aula realizando a leitura dos textos indicados com os alunos.

Ao realizar a leitura, não informe aos alunos quais são as perspectivas dos textos (mitológica e científica). Informe apenas que serão lidos dois textos diferentes, que tratam da origem do Universo.

Verifique se algum aluno gostaria de fazer a leitura em voz alta para os colegas, trabalhando, assim, sua capacidade de expressão oral e desenvoltura pessoal.

Após a leitura, permita que os alunos expressem oralmente suas opiniões. Pergunte a eles se gostaram dos textos e se já conheciam os assuntos abordados e esclareça eventuais dúvidas.

Questione se alguém conhece alguma outra versão ou forma de se explicar a origem do Universo. Caso conheçam, peça que compartilhem com toda a turma.

Reproduza o quadro a seguir na lousa e peça aos alunos que copiem no caderno.

Texto:

Como o Universo se originou?

Quando foi criado?

Como temos acesso a essa versão?

Características

Resposta:

Texto:

A – Ciência

B – Mito sumério

Como o Universo se originou?

Diante de uma explosão.

Da separação dos deuses Na e Ki.

Quando foi criado?

Há 14 bilhões de anos.

Não há uma data (atemporal).

Como temos acesso a essa versão?

Por livros e pesquisas.

Geralmente pela tradição oral.

Características

Hipótese científica mais aceita.

Alguns aspectos comprovados por meio de estudos e pesquisas.

Presença de elementos da natureza, ação divina, seres com poderes sobrenaturais.

Releia o texto A e peça aos alunos que indiquem os argumentos/as explicações apresentados, preenchendo o quadro. Faça o mesmo procedimento com o texto B.

A interpretação dos textos e o preenchimento do quadro têm a função de destacar as características próprias de cada tipo de explicação.

Explique aos alunos que existem diferentes maneiras para tratar da origem do Universo e que diversas civilizações elaboraram explicações sobre a origem do mundo e de todas as coisas. Nesse sentido, proponha aos alunos que pesquisem em livros ou sites outros mitos de fundação. O objetivo da atividade é evidenciar as diversas possibilidades de explicação de um fato e valorizar a diversidade cultural. Peça aos alunos que anotem o resultado da pesquisa e apresentem na aula seguinte.

Etapa 2 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Nesta etapa, os alunos apresentarão a pesquisa solicitada anteriormente e terão contato com diferentes versões sobre o surgimento do Universo.

Prepare com antecedência cópias de textos sobre alguns mitos de fundação. Eis alguns textos que podem ser encontrados na internet:

SANTOS, Marcio R. A origem do mundo do ponto de vista tupinambá. Gazeta do Povo, 7 fev. 2009. Disponível em: <http://livro.pro/o42mjw>. Acesso em: 27 jul. 2018.

ARAÚJO, Tarso. A criação do mundo. Superinteressante, 30 jun. 2008. Disponível em: <http://livro.pro/qanm5i>. Acesso em: 27 jul. 2018.

NOVA ACRÓPOLE. Criação do mundo para os índios dessana. Disponível em: <http://livro.pro/2e4mwq>. Acesso em: 27 jul. 2018.

HISTÓRIA DIGITAL. 10 mitos de criação da vida humana, 29 ago,. 2012. Disponível em: <http://livro.pro/mdxzp6>. Acesso em: 27 jul. 2018.

Encaminhamento

Inicie a aula orientando os alunos a compartilharem os resultados da pesquisa solicitada na aula anterior sobre os mitos de fundação. Organize uma roda de conversa e peça que os alunos leiam, um por vez, suas anotações.

Com base nos textos previamente selecionados, leia em voz alta para os alunos outras versões sobre a origem do Universo. A leitura também pode ser feita conjuntamente, cada aluno lendo um parágrafo do texto.

Evidencie a diversidade cultural e ressalte a importância de valorizarmos as diversas versões existentes sobre a origem do Universo. Comente que essas histórias são decorrentes de aspectos culturais dos povos, dependendo da região onde vivem e da época; deste modo, não haveria uma única maneira para explicar a origem do Universo.

Se possível, organize os seguintes materiais para a próxima aula, pois os alunos vão confeccionar cartazes sobre os mitos de fundação.

Cartolina branca.

Lápis grafite.

Lápis de cor ou eco giz.

Canetas hidrocor.

Etapa 3 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Nesta etapa, os alunos produzirão uma representação gráfica dos mitos de fundação trabalhados durante a sequência didática.

Os trabalhos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para toda a escola em uma exposição. Para isso, reserve com antecedência o local na escola adequado para a exposição do material. Produza um cartaz com o título da exposição e outro com a proposta da atividade. Para fixar os cartazes, será necessário utilizar fita adesiva.

Encaminhamento

Retome com os alunos os mitos de fundação apresentados na aula anterior.

Organize os alunos em duplas e peça a cada uma que escolha um mito de fundação. Oriente os alunos a variarem na escolha, de modo que todos os diferentes mitos sejam escolhidos.

Os alunos deverão produzir uma ilustração sobre o mito escolhido. Se possível, peça que priorizem imagens em sua representação sobre o mito de fundação. Oriente os alunos a utilizarem o material solicitado na aula anterior: cartolina branca, lápis grafite, lápis de cor ou eco giz, e canetas hidrocor.

Permita aos alunos consultarem as pesquisas realizadas e disponibilize também os textos lidos na aula anterior para se guiarem na produção das ilustrações.

Promova a valorização da diversidade cultural expondo os trabalhos para toda a escola. Fixe o cartaz com o título da exposição e a proposta desenvolvida.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram dos momentos de roda de conversa?

Os alunos distinguem mito de teoria científica?

Os alunos realizaram a pesquisa solicitada?

Os alunos compreenderam e respeitaram a diversidade de versões sobre a origem do Universo?

Os alunos contribuíram com a exposição?

Atividades

As atividades abaixo irão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que as respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem respondê-las oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Qual é a teoria científica mais aceita sobre a origem do Universo? Comente um pouco sobre ela.

A Teoria da Grande Explosão ou Big Bang. De acordo com essa teoria, há cerca de 14 bilhões de anos, o Universo, antes concentrado em um único ponto, teria surgido após uma gigantesca explosão que permitiu sua expansão.

2. O que é um mito de fundação?

É uma forma de explicar a origem de determinado fenômeno de maneira atemporal, que leva em consideração ações divinas e seres com poderes sobrenaturais.

Autoavaliação

Reproduza na lousa o quadro a seguir ou providencie cópias para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei com empenho das atividades propostas?

Respeitei as opiniões diferentes da minha?

Fiz a pesquisa solicitada?

Consigo distinguir teoria científica de mito de fundação?


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário