23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Clima 1

???

Sequência didática

Clima 1

Nesta sequência, serão abordados o aquecimento desigual de áreas específicas da Terra provocando movimentos de massas de água e de ar que circulam e provocam fenômenos cíclicos que influenciam as chuvas em certas regiões.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Sistema Sol, Terra e Lua

Clima

Competências específicas de Ciências da Natureza

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.

5. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Habilidades

(EF08CI14) Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.

Objetivos de aprendizagem

Compreender como a incidência dos raios de Sol promovem um aquecimento desigual na Terra.

Compreender o fenômeno de transpiração das árvores e a formação dos rios voadores.

Compreender como ocorre a formação de massas de ar frio e ar quente, assim como passam a circular.

Conteúdos

Aquecimento da Terra e da água.

Massas de ar e frentes frias.

Materiais e recursos

Texto "Brisa marítima é atraída para local de baixa pressão". Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/brisa-maritima-e-atraida-para-local-de-baixa-pressao/>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Texto "Como se forma e se desloca uma frente fria?". Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-forma-e-se-desloca-uma-frente-fria/>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Vídeo "O que é uma frente fria?". Disponível em: <https://www.climatempo.com.br/videos/video/4/8uE60fLUCgU>. Acesso em: 17 nov. 2018.

Vídeo "Rios voadores", documentário da Fapesp. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lyp83uYdtbk&feature=youtu.be>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 3.

Aula 1: Os rios voadores

Para iniciar a aula, organizar os alunos em grupos de três ou quatro componentes e entregar para cada grupo uma cópia do texto: Brisa marítima é atraída para local de baixa pressão. Solicitar aos alunos que leiam o texto e, com base nas informações apresentadas, respondam no caderno às questões a seguir.

1. Ao aquecer uma amostra de água e uma amostra de areia, as duas sofrem a mesma variação de temperatura no mesmo intervalo de tempo?

Resposta: Não, a temperatura da água apresenta menor variação, enquanto a temperatura da areia apresenta maior variação. Ao final do aquecimento, a areia atinge temperatura maior que a água.

2. Como ocorre o aquecimento em gases e líquidos? Em uma vela queimando, o que acontece com o ar sobre a chama?

Resposta: Gases e líquidos se aquecem por meio das correntes de convecção geradas por diferença de densidade entre massas de gás (ou de líquido) com diferença de temperatura.

A partir da retomada, os alunos podem fazer hipóteses sobre o que acontece com os ciclos da água e do ar nas regiões do globo terrestre para além das estações do ano. O que acontece em regiões com água em abundância e regiões muito secas ou desérticas.

Retomar os ciclos da água e do ar e relacionar com os seguintes temas, indicando que serão abordados no vídeo (ou no texto) intitulado Dança da chuva - Parte 1: rios voadores:

a circulação do calor na superfície terrestre;

a circulação da umidade na atmosfera;

a origem da água das chuvas;

as condições ambientais para que ocorram chuvas;

como as chuvas influenciam no clima;

o que é um rio voador.

Apresentar a complexidade do tema que estão tratando e a instabilidade dos modelos explicativos sobre o que se passa na atmosfera. Para discutir os padrões atmosféricos há variáveis que interferem, como os efeitos de rotação da Terra e forças que surgem devido a esse movimento, como a força de Coriolis. Há ainda a influência da umidade e como se comporta em um continente ou região. Então, exibir o documentário da Fapesp (disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lyp83uYdtbk&feature=youtu.be>, acesso em: 14 nov. 2018), que apresenta dois pesquisadores falando sobre um fenômeno que começamos a entender recentemente, os rios voadores. Caso o acesso à internet não esteja disponível para utilizar documentário em sala de aula, o texto Dança da chuva. sobre rios voadores. encontra-se disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/12/29/danca-da-chuva/> (acesso em: 14 nov. 2018). E, com ele, pode fazer uma leitura compartilhada para superar eventuais dificuldades com termos de maior complexidade.

A partir do vídeo e das discussões, os alunos podem responder às questões a seguir.

1. Em que região do planeta estão localizados os desertos?

Resposta: Em regiões de latitudes médias.

2. Por que há maior concentração de desertos em certas regiões do planeta?

Resposta: Existe um mecanismo de circulação na atmosfera, chamado circulação de Hadley. Os ventos que sobem na região equatorial, ao se deslocarem para regiões de latitudes médias, deixam a umidade lá. Nessas regiões, encontramos as florestas tropicais. Como essa circulação foi perdendo energia e deixando a umidade no caminho, quando essas massas descem elas são muito secas e roubam a umidade local, e assim elas fazem surgir os desertos.

3. Onde ficam as fontes primordiais de água?

Resposta: Nos oceanos.

4. O que acontece com as massas de ar úmidas quando adentram o continente?

Resposta: Provocam chuvas e perdem a sua umidade.

5. O que as árvores de grande porte fazem que mantêm o ar úmido?

Resposta: As suas raízes muito profundas captam água do lençol freático a 50 m ou 60 m de profundidade, e sua transpiração pelas folhas evaporam essa água.

6. Quanta água pode ser evaporada em um dia na Amazônia?

Resposta: A Amazônia pode evaporar 20 bilhões de toneladas de água em um dia.

7. Além de umidade, o que mais as plantas liberam que provocam as chuvas?

Resposta: Alguns compostos que são liberados ajudam na aglutinação das moléculas de água, provocando a precipitação. Essas partículas são chamadas aerossóis atmosféricos ou núcleos de condensação de nuvem.

8. O que são os aerossóis?

Resposta: São compostos que são liberados com a evaporação das plantas que ajudam na aglutinação das moléculas de água, provocando a chuva. Elas também são chamadas de núcleos de condensação de nuvem.

9. Por que a região entre Cuiabá, Buenos Aires, São Paulo e a Cordilheira dos Andes, que também estão em latitudes médias, não apresentam desertificação?

Resposta: A umidade gerada lançada na atmosfera pela floresta cria um fenômeno que ficou conhecido como rios voadores; desse modo, essa região que deveria ser um deserto se torna abundante em água e é responsável pela maior parte do PIB do Brasil.

10. O que é uma usina de serviços ambientais?

Resposta: É uma região capaz de gerar e deslocar recursos para outras regiões; no caso da Amazônia os recursos hídricos e os aerossóis são capazes de levar abundância de chuvas que, sem eles, seria deserto.

11. O pesquisador defende o replantio de qual ou quais florestas? Por quê?

Resposta: Ele defende o replantio de árvores na Amazônia, da Mata Atlântica e de áreas que não estão em uso, porque sem os serviços ambientais que elas fornecem nosso clima poderá se tornar inóspito. Mas alerta para o tempo que leva para que essas árvores passem a fornecer os serviços desejados.

Aula 2: Discussão das questões sobre os rios voadores

Com os alunos organizados em círculo, podemos escolher dois ou três alunos para responder a cada uma das perguntas que foram feitas sobre o vídeo e ver como elas se complementam. Os alunos podem registrar no caderno essas respostas, que foram discutidas e acordadas no grupo como uma boa resposta. A cada finalização podemos perguntar se alguém tem algo a acrescentar.

Reorganizar a sala em quartetos e entregar cópias do texto: Como se forma e se desloca uma frente fria? Os alunos devem ler o texto e responder às questões a seguir. Ao final, cada grupo entrega as respostas como forma de verificação da aprendizagem.

1. Como as massas de ar frio que se formam na região Antártida se deslocam rumo ao Equador?

Resposta: Como as massas de ar frio são muito densas, elas tendem a se deslocar para regiões mais quentes e assim menos densas.

2. Qual é a temperatura em que a massa de ar frio sai da região Antártida e com que temperatura em média chega ao Sul do Brasil?

Resposta: A massa de ar frio sai com temperatura próxima a -40 °C e atinge o Sul do Brasil com temperatura próxima a 10 °C.

3. No texto, o autor afirma existirem duas possibilidades para a massa de ar frio: seguir pelo oceano ou entrar pelo continente. Em qual delas a frente fria se aquecerá mais rapidamente?

Resposta: A frente fria se aquecerá mais rapidamente ao se deslocar pela água, porque, no inverno, a água está mais quente do que o continente.

4. O que ocorre quando há encontro entre massa de ar frio e massa de ar quente?

Resposta: Quando ocorre esse encontro, a massa de ar quente é forçada a subir.

5. O que pode ocorrer caso as massas de ar quente sejam úmidas?

Respostas: Se as massas de ar quente forem úmidas, haverá formação de nuvens que poderão precipitar.

6. Quais grandezas físicas aparecem no texto?

Resposta: Temperatura, pressão, deslocamento ou velocidade.

Aula 3: Discussão das questões sobre como ocorrem as frentes frias

Com os alunos organizados em círculo, podemos escolher dois ou três alunos para responder a cada uma das perguntas que foram feitas sobre o texto e ver como elas se complementam. Os alunos podem registrar no caderno essas respostas, que foram discutidas e acordadas no grupo como uma boa resposta. A cada finalização, perguntar se alguém tem algo a acrescentar.

Com os alunos organizados em trios, propor a eles a construção de folders explicativos sobre os temas trabalhados. Esses folders podem ser distribuídos à comunidade. Durante o trabalho dos alunos em grupos, circular entre os grupos para orientações específicas.

Os temas dos folders são:

Rios voadores.

As frentes frias e as chuvas.

1. O que são os rios voadores?

Resposta: São imensas massas de água produzidas a partir da transpiração da floresta Amazônica.

2. Qual é a principal interferência desses rios voadores no clima da região Sul e Sudeste?

Resposta: Evitar a desertificação dessa região.

3. O que é uma frente fria?

Resposta: É uma grande massa de ar gerada sobre os polos, com temperaturas muito baixas. Quando essas massas se encontram com massas de ar quente, formam-se as frentes frias que forçam as massas de ar quente a subir.

Para trabalhar dúvidas

Caso algum aluno ou dupla apresente dificuldade na compreensão do texto, reler a parte em que podem encontrar a resposta sobre a qual têm dúvidas e orientar para que cheguem à conclusão da resposta mais apropriada. Se constatar que as dificuldades também acontecem com outras duplas, interromper a atividade para que todos leiam os textos em conjunto novamente. Pausadamente, retomar o sentido, fazendo perguntas pontuais para que, ao fim desse processo, os alunos consigam encontrar as respostas de forma independente.

Avaliação

As atividades de assistir ao documentário, realizar leitura, levantar hipóteses, compreender o texto, bem como o trabalho em duplas e trios e a discussão com toda a turma, devem ser avaliadas. Para isso, sugerimos a ficha a seguir.

Nome do(a) aluno(a): __________________________________________________________________

1. Participou das discussões e do trabalho em dupla e trio de maneira ativa e com desenvoltura?

( ) Sim.

( ) Não.

2. Inferiu o tema/assunto de forma que entendesse o vídeo e o texto?

( ) Sim.

( ) Não.

3. Inferiu informações necessárias para acompanhar e entender a leitura e o vídeo?

( ) Sim.

( ) Não.

4. Levantou hipóteses tanto na pré-atividade quanto na natividade e pós-atividade que levassem à compreensão fenomenológica?

( ) Sim.

( ) Não.

5. Conseguiu retomar os fenômenos que já haviam sido estudados de forma consistente e ajudou a sala nesse processo?

( ) Sim.

( ) Não.

6. Identificou e utilizou os conceitos estudados anteriormente, fazendo uso correto dos mesmos?

( ) Sim.

( ) Não.

Ampliação

Os textos a seguir podem ser trabalhados em leituras compartilhadas para ampliar as informações sobre rios voadores e clima extremos.

PIERRO, Bruno de. Ciência do desastre. Pesquisa Fapesp. Publicado em fevereiro de 2018. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/02/15/ciencia-do-desastre/>. Acesso em: 4 nov. 2018.

PIVETTA, Marcos. Extremos do Clima. Pesquisa Fapesp. Publicado em agosto de 2013. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/08/13/extremos-do-clima/>.

ZORZETTO, Ricardo. Um rio que flui pelo ar. Pesquisa Fapesp. Publicada em abril de 2009. p. 62 e 63. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2009/04/Um-rio-que-flui-pelo-ar.pdf>. Acessos em: 4 nov. 2018.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário