25 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA Learning English for the World

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Learning English for the World

Nesta sequência didática, os estudantes serão convidados a refletir sobre a aprendizagem da língua inglesa e a importância dela. Eles terão contato com dicas práticas para melhorar o inglês, além de fazer uma leitura sobre a influência da língua inglesa no mundo.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Compreensão de textos orais, multimodais, de cunho argumentativo

Funções e usos da língua inglesa: persuasão

Construção de identidades no mundo globalizado

Habilidades

(EF09LI01) Fazer uso da língua inglesa para expor pontos de vista, argumentos e contra-argumentos, considerando o contexto e recursos linguísticos voltados para a eficácia da comunicação.

(EF09LI02) Compilar as ideias-chave de textos por meio de tomada de notas.

(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.

Objetivos de aprendizagem

Assistir a um vídeo sobre o aprendizado da língua inglesa.

Refletir sobre formas de aprender inglês.

Ler um texto sobre a influência da língua inglesa no mundo.

Refletir sobre como a língua inglesa viabiliza uma interação direta com o mundo globalizado.

Conteúdos

Vídeo 06 Tips to Improve Your English Today!  Free English speaking tips

Texto Have we reached peak English in the world?

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 2 aulas de 45-50 minutos cada.

Aula 1

Materiais e recursos

computador com acesso à internet, alto-falante e projetor ou laboratório de informática

vídeo 06 Tips to Improve Your English Today!  Free English-speaking Tips

papel, se possível, reciclado

Procedimentos

Atividade 1: Grupos de 3 ou 4 estudantes; em suas carteiras. 10 min.

Para introduzir o tema, começar a aula conversando com os estudantes sobre a importância da língua inglesa. Pedir-lhes que se organizem em grupos de 3 ou 4 componentes para debater as questões sugeridas. Reproduzir no quadro as perguntas que seguem para que sirvam de guia durante o momento do debate em grupo. Reservar até 10 minutos para que eles conversem entre si e, depois, convidá-los a compartilhar o que foi discutido em seus grupos com toda a turma.

1. Do you like English? Personal answers.

2. How do you learn English? Personal answers.

3. Do you use any online video channels to improve your learning? Personal answers.

Não há respostas corretas ou incorretas. O importante é que os estudantes participem emitindo suas opiniões e pontos de vista sobre a língua inglesa em seu cotidiano. Além disso, é esperado que eles comentem sobre músicas, filmes, canais de vídeo on-line e outros meios pelos quais costumam entrar em contato com a língua inglesa.

Atividade 2: Turma toda; em suas carteiras. 25-30 min.

Depois da discussão da questão 3, explicar que muitos professores de Língua Inglesa estão se lançando na internet a fim de divulgar seus trabalhos e/ou compartilhar conhecimento e, por isso, publicam vídeos com aulas ou dicas de inglês. Dizer que eles assistirão a um vídeo desse tipo de canal. Neste primeiro momento, orientá-los a prestarem atenção no vídeo 06 Tips to Improve Your English Today!  Free English-speaking Tips como um todo e tomarem nota, em seus cadernos, de ideias-chave do vídeo.

Enquanto assistem ao vídeo pela primeira vez, escrever no quadro as perguntas a seguir para que os estudantes as copiem e respondam a elas em seus cadernos. Ao final da exibição do vídeo, perguntar-lhes o que anotaram e quais ideias principais eles conseguiram compreender. Pedir-lhes que conversem com os colegas sentados mais próximos e dividam suas anotações e suas impressões sobre o material. Antes de reproduzir o vídeo pela segunda vez, fazer a leitura das perguntas escritas no quadro, explicando-as uma a uma para que eles tirem suas dúvidas de vocabulário e assistam ao material com a atenção direcionada às informações necessárias para responder às perguntas que seguem. Ao finalizar a atividade, corrigir as questões e incentivar os estudantes a participarem dessa etapa tirando suas dúvidas e expondo suas opiniões.

1. Whats the first tip?

a) Change the language to English on your computer and phone. X

b) Change the language when you are watching movies on TV.

c) Read or watch cartoons for kids on your computer and phone.

d) Read or watch the news in English on your computer and phone.

2. Look at the words in the box and choose two to complete the second tip.

phone  computer  news  language  English 

Read or watch the ____________ in _________. (news / English)

3. What is the third tip?

a) Listen to people speaking in English and learn with them.

b) Listen to songs in English and learn the lyrics. X

c) Listen to the news in English and learn the captions.

d) Listen to songs in English and learn the subtitles.

4. According to tip 4, why is watching cartoons a good way to learn English?

a) Because the language and the stories are basic, easy to understand.

b) Because the language is difficult but the pictures help you understand.

c) Because the language is refined and you improve your listening skill.

d) Because the language is repetitive and simple, you build vocabulary. X

5. What is the tip that will help you write better?

a) Write notes about your day.

b) Write comments on social media.

c) Write messages to someone every day.

d) Write what happened during the day every day. X

6. Why does she think it is important to speak English with someone?

a) Because the more you practice, the worse you become.

b) Because the less you practice, the better you become.

c) Because the less, you practice, the worse you become.

d) Because the more you practice, the better you become. X

*Aviso legal: As referências feitas no vídeo e nas atividades a produtos, serviços, processos ou outras informações, pelo nome comercial, marca comercial, fabricante, fornecedor ou outra designação, não constitui ou implica endosso, patrocínio ou recomendação por parte dos autores ou editores da obra. Lembramos, ainda, o parecer do CNE/CEB n. 15/2000, que regula o uso de imagens, mas cujo entendimento acreditamos que possa ser estendido à menção de marcas: o uso didático de imagens comerciais identificadas pode ser pertinente desde que faça parte de um contexto pedagógico mais amplo, conducente à apropriação crítica das múltiplas formas de linguagem presentes em nossa sociedade, submetido às determinações gerais da legislação nacional e às específicas da educação brasileira, com comparecimento módico e variado. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB15_2000.pdf>. Acesso em: 6 out. 2018.

Atividade 3: Turma toda, em suas carteiras. 10 min.

Convidar os estudantes para um debate com toda a turma. O importante é que eles participem livremente expondo suas ideias, opiniões e preferências. Cuidar para que este momento seja harmonioso e que todos os estudantes respeitem o turno de fala um dos outros e suas opiniões. Reproduzir as questões a seguir no quadro para que os estudantes respondam a elas oralmente.

1. Are the tips useful for you? Personal answers.

2. Are you going to include some of them in your routine? Personal answers.

3. Would you like to watch more videos like that? Personal answers.

Avaliação

Pedir aos estudantes que listem, em ordem de preferência e/ou praticidade, as dicas que eles aprenderam com o vídeo apresentado em sala. Distribuir folhas avulsas para que eles escrevam seus nomes no topo delas e, então, façam a lista da mais preferida, ou mais prática, para a menos preferida/prática. Pedir a eles que justifiquem suas escolhas por escrito. Ao final recolher as folhas para correção. Verificar se os estudantes usaram as dicas em suas listas e se justificaram suas escolhas.

Aula 2

Materiais e recursos

computador com acesso à internet e projetor ou laboratório de informática

texto Have we Reached Peak English in the World?

papel, se possível, reciclado

Procedimentos

Atividade 1: Em duplas, em suas carteiras. 10-15 min.

A fim de retomar o que foi visto e discutido na aula anterior, perguntar aos estudantes se eles já pararam para pensar no motivo para aprender inglês na escola. Pedir que se organizem em duplas e perguntar Why do you study English? Em duplas, eles devem fazer uma lista dos principais motivos para aprender inglês na escola. Reservar até 10 minutos para que finalizem a tarefa. Depois, pedir às duplas que compartilhem com toda a turma o que conversaram e listaram. Anotar no quadro o que os estudantes disserem.

Atividade 2: As mesmas duplas, em suas carteiras. 20 min.

Distribuir cópias do texto a seguir para os estudantes ou projetá-lo de forma que todos consigam ler. Explicar que eles devem fazer a leitura individualmente e, depois, copiar as questões do quadro em seus cadernos e responder a elas. As respostas podem ser elaboradas em duplas.

Com as perguntas, espera-se que os estudantes compreendam que a língua inglesa é influente e pode ser ouvida em diferentes partes do mundo, uma vez que é usada em diferentes produtos culturais, como filmes, músicas e jogos. Depois que os estudantes terminarem a atividade, fazer a correção oral das questões, incentivando todos a participarem dessa etapa.

[] English is clearly the language of choice for those with global aspirations, whatever their political stance towards Anglo-Saxon powers.

This global acceptance of English, now far beyond the zones of influence of the British empire or the United States backyard, has effectively grown up in just a century  neatly, and a little paradoxically, since the 1919 treaty of Versailles. In deference to the US, this was the first international treaty written in English; but it also turned out to mark the incipient decline of the worlds greatest English-speaking institution, the British empire. From a language point of view, however, British power had the good fortune to be succeeded by its cousin in North America, so that the usual historic lag, as political command leads on to linguistic imitation, was disguised. Even as Britain began to decline economically, its established position was reflected by increased take-up of English as the language to learn.

But all this while, especially from the 1920s to the 1990s, the focus of US expansion was changing, moving from North America to the world, leading to influence on trade, engineering, telecommunications, mining, media, science and finance, as the dollar moved to replace sterling as the worlds reserve currency. This was followed by the digital information revolution, creating new fortunes based in Silicon Valley at the turn of the 21st century. []

OSTLER, Nicholas. Have We Reached Peak English in the World?

The Guardian, 27 fev. 2018. Disponível em: <www.theguardian.com/commentisfree/2018/feb/27/reached-peak-english-britain-china>. Acesso em: 19 nov. 2018.

1. Is English a global language? Yes, it is.

2. According to the text, how has English become that language of worldwide influence? Possible answer: According to the text, a number of factors contributed to English expanding into territories, among them the power of the British empire and the expansion of the United States.

3. What are the examples given by the text of the influence of the English language? English has an influence on trade, engineering, telecommunications, mining, media, science, and finance, as the dollar moved to replace sterling as the worlds reserve currency. This was followed by the digital information revolution.

Atividade 3: As mesmas duplas, em suas carteiras. 15 min.

Para dar continuidade ao debate, pedir aos estudantes que reflitam sobre as questões a seguir. Reservar entre 5 e 10 minutos para que pensem no assunto e discutam suas opiniões com os colegas mais próximos. Depois, pedir que compartilhem com toda turma o que pensaram, suas opiniões e seus pontos de vista sobre as questões. Reproduzir as atividades no quadro para que os estudantes se guiem por elas.

4. After reading the text, do you think that learning English helps you make direct contact with the world? Personal answers.

5. After reading about the influences of English in the world, how can learning English help you become an active citizen in the globalized world? Personal answers.

6. Think about your everyday life. How many things can you do more easily because of the English language? Personal answers. É possível que eles mencionem: assistir a vídeos e filmes, jogar videogame, ouvir músicas, ler artigos e livros etc.

Para finalizar, perguntar à turma se, depois dessa reflexão sobre o aprendizado da língua inglesa, eles pretendem, a fim de ampliar seu conhecimento do idioma, colocar em prática as dicas do vídeo apresentado na primeira aula.

Avaliação final

Para esta sequência didática, sugerir aos estudantes que se autoavaliem com o auxílio da ficha abaixo. Pedir que copiem em uma folha avulsa e que escrevam seus nomes antes de entregá-la a você.

:-)

:-|

:-(

1. Eu compreendi o vídeo com dicas sobre como melhorar meu inglês.

2. Eu refleti sobre o motivo de aprender inglês e sua importância.

3. Eu li e compreendi um texto em inglês.

4. Eu refleti sobre a influência da língua inglesa no mundo.

5. Eu refleti sobre como a língua inglesa pode colaborar com a minha autonomia como cidadão global.

6. Eu usei o inglês para emitir meus pontos de vista e opiniões.

Recolher esse instrumento e juntar com as outras avaliações feitas durante as aulas. Assim, você terá ferramentas para conversar com cada estudante e traçar planos para melhorar aquilo que precisa ou simplesmente elogiar e valorizar o que está indo bem.

Referências bibliográficas

06 TIPS to Improve Your English Today! Free English-speaking Tips. Produção: Lests talk. 28 ago. 2014. Vídeo (8min25s). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=ATxdWAyp4LE&feature=youtu.be>. Acesso em: 19 nov. 2018.

OSTLER, Nicholas. Have We Reached Peak English in the World? The Guardian, 27 fev. 2018. Disponível em: <www.theguardian.com/commentisfree/2018/feb/27/reached-peak-english-britain-china>. Acesso em: 19 nov. 2018

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário