24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MOVIE TRAILERS AND SYNOPSIS

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

MOVIE TRAILERS AND SYNOPSIS

O objetivo desta sequência didática é trabalhar tanto a compreensão auditiva quanto a compreensão visual por meio do trabalho com trailers e sinopses e textos cujo objetivo é promover um filme.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Estratégias de compreensão de textos orais: conhecimentos prévios

Compreensão de textos orais de cunho descritivo ou narrativo

Variação linguística

Habilidades

(EF07LI03) Mobilizar conhecimentos prévios para compreender texto oral.

(EF07LI04) Identificar o contexto, a finalidade, o assunto e os interlocutores em textos orais presentes no cinema, na internet, na televisão, entre outros.

(EF07LI22) Explorar modos de falar em língua inglesa, refutando preconceitos e reconhecendo a variação linguística como fenômeno natural das línguas.

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

Objetivos de aprendizagem

Entender textos orais presentes no cinema.

Conhecer uma variação do inglês.

Relacionar texto oral e imagem.

Conteúdos

Narrativa

Estrutura dos trailers

Sequência de acontecimentos

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Trailer do filme Queen of Katwe (A rainha de Katwe), disponível na Internet.

Outros trailers de filmes indicados nesta sequência ou outros que desejar (para identificação do gênero).

Projetor e computador com acesso à internet.

Cartões impressos com questões sobre o trailer do filme Queen of Katwe (opcional).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo ou duplas

Tempo estimado: 15 min

Iniciar a aula perguntando aos alunos se eles costumam assistir aos trailers dos filmes antes de assistir ao próprio filme, com que frequência o fazem etc. As seguintes perguntas podem auxiliar essa conversa inicial:

1. Do you usually watch movie trailers?

2. How often?

3. Where do you watch them: on TV, movie theatres, internet?

Em seguida, como forma de explorar o conhecimento prévio dos alunos, perguntar do que eles se lembram dos trailers, o que costumam ver neles, como eles costumam ser organizados. Orientá-los a comentar e a tomar notas de alguns itens que dizem respeito ao objetivo dos trailers (vender o filme, fazer com que muitas pessoas assistam a ele), organização (o que costuma aparecer, em que ordem), as músicas e os sons (se há e quais são) e outros elementos que julgar importantes.

Se for pertinente, apresentar a eles um ou dois trailers de filmes da preferência da turma para que eles possam confirmar suas ideias. Seguem duas sugestões:

1. Corpse Bride (Dir. Tim Burton, Mike Johnson, EUA, 2005)

Em português A noiva cadáver, trata-se de uma animação que conta a história de um jovem que, por engano, pede em casamento uma jovem que já morreu. Disponível em: <http://pnld.me/6pdgh5>. Acesso em: 27 jul. 2018.

2. Long Way North (Título original: Tout en haut du monde, Dir. Rémi Chayé, França e Dinamarca, 2015)

Em português Longo caminho rumo ao norte, é uma animação que se passa em 1882 e narra a aventura de uma adolescente da aristocracia russa que decide ir em busca do avô no Polo Norte. Disponível em: <http://pnld.me/bpt5y5>. Acesso em: 27 jul. 2018.

Atividade 2

Alunos: duplas ou grupos de até 4 alunos

Tempo estimado: 20 min

Explicar a eles que vão assistir a um trailer de um filme e que devem prestar a atenção nos vários elementos que o compõe. Passar o trailer do filme Queen of Katwe. Perguntar se já assistiram ao filme, o que sabem sobre ele e deixar que troquem ideias em duplas ou em pequenos grupos por alguns minutos para, em seguida, abrir a conversa para toda a turma.

Dica: caso já se tenha explorado algum aspecto desse filme com a turma em outro momento, perguntar do que se lembram e pedir que listem, em duplas, algumas ideias no caderno.

Queen of Katwe (Dir. Mira Nair, EUA, 2016)

Em português A rainha de Katwe, o filme se baseia na história real da jogadora de xadrez ugandense Phiona Mutesi. Disponível em: <http://pnld.me/ruw6n5>. Acesso em: 27 jul. 2018.

Fazer algumas perguntas de compreensão mais geral sobre o conteúdo do filme, por exemplo:

1. Where the movie is set?

2. Who are the (main) characters?

3. What is the movie genre?

4. What is it about?

Eles poderão responder a essas perguntas com base no conhecimento prévio do filme e no trailer.

Explicar a eles que assistirão ao trailer uma vez e deverão observar a ordem em que aparecem os itens elencados a seguir. Escrevê-los no quadro para fazer a atividade com a turma ou imprimir os itens em uma folha à parte para cada dupla de alunos. Reproduzir o trailer novamente para verificar as respostas com a turma.

Order the following elements according to the trailer.

a. The coach gives instructions. (4)

b. Phiona wins a tournament. (5)

c. A little girl teaches Fiona how to play chess. (3)

d. The narrator says the name of the movie. (7)

e. The song becomes more evident and louder. (6)

f. The producer / company name appears on the screen. (2)

g. The narrator suggests watching the full trailer on the Internet. (8)

h. We can see where Phiona lives and we hear a piano song in the background. (1)

Em uma segunda etapa, os alunos devem identificar as falas das personagens, associando-as adequadamente. A seguir sugerimos alguns trechos, mas selecionar outros se julgar mais pertinentes. Antes de reproduzir o trailer novamente, orientar os alunos a lerem as falas. Escrever as falas no quadro ou imprimi-las e entregar a cada dupla de alunos.

Em duplas, pedir que tentem inferir, com base nas primeiras observações e escutas que fizeram, de quem são as falas. Em seguida, reproduzir o trailer uma vez, sem o áudio, apenas para eles observarem as imagens e tentarem ampliar a inferência. Por fim, reproduzir o trailer com áudio mais uma ou duas vezes para os alunos associarem as personagens às respectivas falas. Escrever no quadro o nome ou outra identificação das personagens, caso julgue necessário.

Match the lines with the corresponding character.

a)

Can you do big things, from such a small place? (Phiona)

Dont think about such things. (Phionas mother)

Why not? (Phiona)

You will be disappointed. (Phionas mother)

b)

In chess, the small one can become the big one. (Girl at the school lesson)

c)

Use your minds and you'll always find safety. (Coach talking to kids)

d)

Sometimes the place you are used to is not the place you belong. You belong where you believe you belong. Where is that for you? (Chess coach talking to Phiona)

Reproduzir o trailer mais uma vez para conferência das respostas.

Atividade 3

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Perguntar aos alunos em que país se passa o filme ou comentar com eles que é em Uganda, na África. Comentar ainda que o inglês é a língua oficial desse país, mas estima-se que mais de 40 outras línguas sejam utilizadas por seus cidadãos. Caso haja interesse, sugerir uma pesquisa sobre o país.

Propor um debate sobre o trailer e o tema do filme. Algumas perguntas podem guiar essa discussão:

1. Onde você acha que foi veiculado o trailer do filme Queen of Katwe a que assistimos? (Na TV, pois orienta o telespectador a assistir ao trailer completo na internet.)

2. Por que você acha que o narrador indica para o público assistir ao trailer completo na internet? (Porque o trailer é mais longo e pode transmitir uma ideia melhor do filme.)

3. O filme conta a história de uma jogadora de xadrez. O que você sabe sobre esse jogo? Já jogou alguma vez ou gostaria de jogar? (Resposta pessoal. O jogo de xadrez (chess) é um dos mais populares do mundo e se desenvolve em um tabuleiro com 64 casas e 32 peças, 16 para cada jogador. O objetivo é deixar o rei do adversário sem saída, em um lance que é conhecido como xeque-mate, em inglês checkmate.)

4. No trailer, é apresentada uma cena em que um dos meninos pergunta para o outro por que ele está deixando Phiona ganhar. Por que você acha que ele pensou isso? (Porque o menino não parecia acreditar no potencial da menina.)

5. O que você acha que o treinador quis dizer com a última fala dele: You belong where you believe you belong. Where is that for you?? (Na última frase, o treinador fala sobre não pertencermos ao local ao qual estamos acostumados, como uma forma de incentivar Phiona a seguir com seus sonhos. Pode ser interessante comentar com os alunos que, mesmo quando em algumas situações duvidam de nós e de nossa capacidade, temos de ser confiantes em nós mesmos.)

6. Você acha que os trailers são boas formas de ficar sabendo sobre um filme? Por quê? (Resposta pessoal.)

7. Alguma vez você já assistiu a um filme por causa do trailer, mas se decepcionou? Se sim, por que você acha que isso às vezes acontece. (No trailer são selecionadas as cenas mais impactantes e, em conjunto com a trilha sonora, pode fazer com que o filme pareça melhor do que é algumas vezes.)

8. De que outras formas, além do trailer, podemos nos informar sobre um filme? (Indicação de amigos e parentes, ler a sinopse, resenhas etc.)

Para trabalhar dúvidas

Trailers são apresentações curtas de filmes ou programas de TV que servem para divulgá-los. Nesse sentido, pode-se dizer que os trailers funcionam como propagandas comerciais com o objetivo de vender o filme, ou seja, persuadir um número cada vez maior de pessoas a ir ao cinema e a comprar o filme quando ele estiver disponível.

A indústria cinematográfica faz uma distinção entre pelo menos três tipos de trailers: o teaser trailer, o TV spot e o trailer padrão. O teaser, em geral, é lançado com até seis meses de antecedência do filme, com o objetivo de criar uma expectativa na audiência e, em geral, são curtos, tendo por volta de 60 segundos. O TV spot é muito parecido com o teaser, mas pode ser ainda mais curto, funcionando como um comercial do filme para a TV. Em geral, é lançado um pouco antes da estreia do filme e é veiculado pelo período em que o filme está em exibição. O trailer padrão é um pouco mais longo, pode ter cerca de dois minutos e, em geral, é veiculado nos cinemas dois ou três meses antes da estreia do filme.

Estamos utilizando nesta sequência didática o termo trailer em seu conceito genérico, já que essa distinção mais detalhada para o aluno acaba não sendo tão relevante, uma vez que aqui enfocamos as características básicas comuns aos três subtipos de trailers. Os trechos sugeridos na sequência caracterizam-se pelos subtipos de teaser e TV spot. A escolha por esses subtipos deu-se pelo fato de serem mais curtos e ser possível, assim, trabalhar os aspectos mais relevantes do gênero, sem demandar um tempo mais amplo de aula.

Fontes: MOVIE Trailers 101. Reviews of previews. Disponível em: <http://www.movietrailers101.com/class-handouts/what-trailer-means-what-kinds-of-trailers-there-are/>. Acesso em: 27 jul. 2018; COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Caso queira falar mais sobre Uganda com os alunos, buscar informações em sites como os seguintes: KA Tutandike Uganda. Facts About Uganda. Disponível em: <http://pnld.me/vvdgat> e Government of Uganda. Disponível em: <http://pnld.me/a9g84p>. Acessos em: 27 jul. 2018.

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliar na avaliação da Aula 1.

1. Os alunos participaram da conversa inicial sobre trailers de filmes?

2. Todos realizaram as atividades de forma adequada?

3. Tomaram parte do debate final demonstrando conhecimento sobre o assunto?

Aula 2

Materiais e recursos

Cartões impressos com sinopses de filmes

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos

Tempo estimado: 20 min

Iniciar a aula perguntando aos alunos se costumam ler sinopses para se informar sobre um filme ao qual queiram assistir. Se julgar relevante, ler para eles a definição de sinopse.

synopsis

a short description of the contents of something such as a film or book

SYNOPSIS. Cambridge Dictionary. Cambridge: Cambridge University Press, 2018. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese/synopsis>. Acesso em: 3 out. 2018.

Apresentar aos alunos algumas sinopses para explorar o gênero. Sugerimos alguns sites onde é possível encontrar sinopses de filmes para trabalhar com a turma. Imprimir sinopses de diferentes filmes indicados para a faixa etária deles para que cada grupo de 4 ou 5 alunos explore esse gênero textual.

1. TIMES of India. Queen of Katwe Plot SummaryDisponível em: <http://pnld.me/4k4fmd>. Acesso em: 3 out. 2018.

2. COMMON Sense Media. The Secret of KellsDisponível em: <http://pnld.me/i43kxg>. Acesso em: 3 out. 2018.

3. TRIBUTE. The fault in our stars. Disponível em: <http://pnld.me/2tp3fy>. Acesso em: 3 out. 2018.

4. ROTTEN Tomatoes. Disponível em: <http://pnld.me/3tcix7>. Acesso em: 3 out. 2018.

5. IMBD. Disponível em: <http://pnld.me/6jojg4>. Acesso em: 3 out. 2018.

Os alunos podem ainda se basear em outras sinopses que conheçam e que desejem explorar. Fazer algumas perguntas a eles para explorar o gênero sinopse, por exemplo:

1. Does it present basic or detailed information about the movie? Basic information.

2. Is there an image of the movie? As respostas podem variar, em geral aparece o pôster ou outra imagem do filme.

3. What is the objective of a synopsis? To inform about the plot of the movie and to promote the movie.

4. Who are the writers? As respostas variam de acordo com a sinopse.

5. Who is the target audience? General public/people interested in seeing the movie.

6. Are there the writers opinions about the movies? Em geral, as sinopses não apresentam opiniões diretas dos seus autores sobre o filme. Essa é uma característica da resenha.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4 a 5 alunos

Tempo estimado: 20 min

Caso os alunos já estejam familiarizados com o gênero resenha de filme, propor uma comparação. Começar lendo com eles a definição de resenha e então desenhar no quadro um diagrama parecido com o abaixo e pedir que associem cada item à sinopse ou resenha ou a ambas (em alguns casos).

Resenha: tipo de resumo, de extensão maior que a da sinopse, em que se pode fazer também uma análise crítica ou informativa de uma obra.

Fonte de pesquisa: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

Review

Synopsis

detailed information

the name of the writer of the text

a lot of words to describe the quality of or characteristics

summary of the plot

directors and leading actors' names

writers opinion

simple and basic information

Os alunos devem fazer as anotações nos cadernos sobre as características do gênero. A leitura das sinopses poderá ajudá-los a ampliar o vocabulário e a prestar atenção nas estruturas de frases utilizadas nesse tipo de texto. Perguntar a eles que tempo verbal é geralmente utilizado (simple present), pedir que sublinhem os adjetivos que descrevem os filmes e observem as palavras que são utilizadas para conectar frases ou palavras (conectivos como and, but, because,) e outros que apareçam nas sinopses apresentadas.

Atividade 3

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Explicar aos alunos que na Aula 3 eles vão escrever uma breve sinopse de um filme que desejarem. Por isso, para a próxima aula cada aluno deverá pensar ou pesquisar um filme sobre o qual queira escrever uma sinopse.

Orientá-los para neste momento escolherem preferencialmente filmes de várias partes do mundo, em inglês, com o objetivo de apresentar diversas variações da língua. Se preferir, fazer uma lista com antecedência e propor aos alunos alguns filmes como exemplo. Explicar a importância de observarem a faixa etária do filme, pois indica ou não se é adequada à idade deles.

Ao formular sua lista, verificar essa informação sobre a classificação educativa no site do Ministério da Justiça, em: <http://pnld.me/pwkhqk> (acesso em: 3 out. 2018).

Eles também poderão encontrar na internet o link para o trailer do filme para incorporar à sua sinopse, que poderá ser escrita em um arquivo digital e compartilhada com os colegas.

Avaliação

1. Os alunos entenderam o que é sinopse?

2. Compreenderam as diferenças entre sinopse e resenha?

3. Todos se empenharam em escolher um filme conforme as suas orientações?

Aula 3

Materiais

Folhas A4.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma toda ou duplas

Tempo estimado: 15 min

Iniciar a aula perguntando aos alunos como foi a pesquisa dos filmes e explicar que, individualmente ou em duplas, eles irão escrever as sinopses, que deverão ser bem curtas. Eles podem trabalhar em duplas, escolhendo apenas um filme sobre o qual vão escrever.

Orientá-los então a observarem as anotações que fizeram sobre o gênero sinopse  retomar o assunto escrevendo a definição e as características do gênero, incluindo os tempos verbais utilizados no quadro  e a começarem a planejar a escrita. Eles podem organizar que tipo de informações vão incluir e a ordem em que vão aparecer. Podem ainda fazer uma lista de palavras que podem ajudá-los durante a escrita.

Atividade 2

Alunos: turma toda ou duplas

Tempo estimado: 20 min

Nesta aula os alunos devem produzir um rascunho para depois trocar com um colega. Se estiverem escrevendo em duplas, trocam com outra dupla. Posteriormente, devem revisar o trabalho do(s) colega(s) a fim de propor melhorias no texto.

Em seguida, eles devem avaliar as propostas de melhorias do(s) colega(s) e escrever a versão final. Se estiverem trabalhando na sala de informática e for possível, criar uma pasta em algum serviço de nuvem e pedir aos alunos que salvem seus arquivos nessa pasta para que todos possam ter acesso, inclusive aos links para os trailers.

Atividade 3 + Avaliação final

Alunos: turma toda ou duplas

Tempo estimado: 15 min

Ao final, perguntar aos alunos como foi o processo de escrita e se sentiram alguma dificuldade e qual foi a parte de que mais gostaram. Questionar se, ao assistir aos trailers dos filmes escolhidos, houve alguma dificuldade em entender a pronúncia.

Por fim, propor a alguns alunos que comentem brevemente os filmes sobre os quais escreveram e apresentem o trailer para a turma.

Avaliação

1. Os alunos conseguiram organizar as informações para produzir a sinopse?

2. Os textos produzidos eram condizentes com os filmes escolhidos e com as orientações dadas?

3. A diversidade de títulos permitiu aos alunos perceberem as variações da língua inglesa?

Ampliação

Uma forma de ampliar o trabalho multimodal do trailer é enfocar a trilha sonora contida nele. A seguir, apresentamos uma sugestão de atividade para ampliação.

1. Watch the trailer again and read an extract of the song Thick Skin, part of the official soundtrack. Then answer these questions. (Se julgar necessário, explicar a eles o significado de gonna (going to) e wanna (want to.)

Thick Skin

Leona Lewis

You can say anything you wanna say

Hate me, but I'm gonna love you anyway

If you didn't have a wall to hide behind

Bet you fell to pieces when your eyes met mine

[...]

AZLYRICS. Think Skin. Disponível em: <https://www.azlyrics.com/lyrics/leonalewis/thickskin.html>. Acesso em: 28 nov. 2017.

a) What is the title of the song? (Thick Skin)

b) What is the composer? (Leona Lewis)

2. Match the words to their meanings.

(a. III; b. I; c. II)

a) thick I. a tall and strong structure in a building to keep people inside.

b) wall II. to risk a valued item on the result of an event.

c) bet III. a massive and dense object or material.

3. Do the words in the Activity 2 express those meanings in the song? Research and talk to a classmate. (Espera-se que o aluno perceba que na letra da música essas palavras têm um sentido conotativo. Orientá-los a consultar o dicionário, se necessário.)

4. Debater as seguintes perguntas com o professor e os colegas.

a) Na sua opinião, qual é a importância da trilha sonora em um filme?

Resposta pessoal. A trilha sonora em geral costuma ser muito importante em um filme e existem até algumas sessões de cinema especiais onde uma orquestra é convidada a tocar à medida que o filme é reproduzido na tela.

b) Você acha que seria muito diferente assistir a um filme ou vídeo sem sua trilha sonora?

Resposta pessoal. Um filme é um texto multimodal por excelência; nele, diversos modos de significação estão em articulação para criar a mensagem desejada. Se possível, para que os alunos tenham uma experiência sobre isso, reproduzir outro trailer sem som e depois com som para que percebam a diferença.

c) Você acha que no caso do filme A rainha de Katwe o trecho lido da música, parte da trilha sonora do filme, complementa a mensagem sobre o filme? Explique.

Sim, porque também fala de alguém que não vai desistir tão fácil de algo.

Avaliação Final

Proponha aos alunos que respondam a essas perguntas e lhe entreguem no final da Aula 3.

1. Você consegue identificar as características principais de trailers?

2. Você consegue identificar as características principais de sinopses?

3. Como foi o processo de produção escrita? O que foi mais fácil e o que foi mais difícil.


Fonte: FNDE

0 Comments:

Postar um comentário