24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: MUSEUMS ARE FUN

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

MUSEUMS ARE FUN

Nesta sequência didática, os alunos vão conversar sobre atividades de lazer, focando especialmente em visitas a museus. Eles conhecerão diversos tipos de museus, ouvirão o trecho de um vídeo turístico de um museu brasileiro e farão uma breve apresentação de um museu de sua escolha.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Construção de laços afetivos e convívio social

Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo

Produção de textos orais, com a mediação do professor

Partilha de leitura, com a mediação do professor

Construção de repertório lexical e autonomia leitora

Habilidades

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares ([...] atividades de lazer [...]).

Objetivos de aprendizagem

Identificar diferentes tipos de museus e reconhecê-los como atividades de lazer.

Desenvolver as habilidades de compreensão auditiva e produção oral.

Desenvolver a apreciação e valorização do patrimônio histórico e cultural.

Conteúdos

Observação de fotos de museus e leitura de suas legendas

Escuta do trecho de um vídeo apresentando um museu

Pesquisa e apresentação breve sobre um museu nacional

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Imagens de diferentes tipos de museus impressas (uma por grupo de 4-5 alunos) ou projetadas para a turma.

Computador e projetor (para projetar as imagens).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Iniciar a aula propondo um jogo de mímica e, para isso, convidar alguns alunos voluntários a representar cada uma destas atividades de lazer para que a turma adivinhe: read a bookride a bikego to the museumgo horse ridingplay video gameswalk e run.

Perguntar a eles, então, o que costumam fazer aos fins de semana ou nas horas vagas e escrever as atividades no quadro à medida que eles forem falando, se julgar necessário.

Atividade 2

Alunos: duplas; turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Perguntar aos alunos se eles já foram a um museu, se costumam ir, com que frequência, o que acham do passeio, o que fazemos em um museu, para que as pessoas visitam museus etc. Caso algum aluno mencione essa atividade como uma que costuma fazer aos fins de semana, deixar que ele comente a experiência por alguns minutos.

Orientá-los a se organizar em duplas e questioná-los se todos os museus são iguais. O objetivo é fazê-los refletir sobre os diferentes tipos de museus. Pedir a eles que, ainda em duplas, conversem sobre os diferentes tipos de museus que conhecem ou já ouviram falar e façam uma lista com os nomes dessas instituições.

Se julgar pertinente e de acordo com os objetivos de aprendizagem da turma, você pode perguntar aos alunos o motivo de as pessoas irem a museus e escrever algumas das ideias deles na lousa. Por exemplo: We go to the museum to learn about the past/to learn about different animal species/to get to know more about other cultures.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 15 min

Pedir a alguns alunos que compartilhem as ideias com a turma e, com base na conversa, apresentar imagens de diferentes tipos de museus. Entregar uma imagem impressa de um museu para cada grupo de 4-5 alunos para que eles possam conversar sobre essas instituições. Se não for possível ou viável imprimir as imagens, você pode projetá-las e conduzir uma discussão com a turma. A seguir, sugerimos alguns museus, mas você pode incluir outras imagens e informações sobre outros museus que julgue relevantes para explorar com a turma. É importante ressaltar que os museus apresentados são apenas alguns exemplos. Você pode ainda propor que pesquisem outros tipos, se desejarem, para compartilhar com a turma. Caso queira explorar com eles museus mais peculiares, seguem algumas sugestões: Museu de Ramen Instantâneo Momofuku Ando (Museu de Noodles, Tóquio, Japão); Museu da Espionagem (Washington D.C., Estados Unidos); Museu das Múmias (Guanajuato, México); Museu Subaquático de Cancún (Cancún, México); Museu Internacional do Banheiro (Nova Déli, Índia).

1.

???

© CC0 4.0-SA-BY Mike Peel

(www.mikepeel.net)/Wikimédia Commons

Museo Nacional de Antropología, Mexico City

2.

???

© CC0 4.0-SA-BY Txllxt TxllxT/Wikimédia Commons

The Science Museum, London

3.

???

© CC0 4.0-SA-BY G.Garitan/Wikimédia Commons

Louvre, Paris

4.

???

© CC0 4.0-SA-BY Rique/Wikimédia Commons

American Museum of Natural History, New York

5.

???

© CC0 3.0-SA-BY Halley Pacheco de Oliveira/Wikimédia Commons

Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro

Em grupos, orientar os alunos a observar cada um dos museus e ler as legendas das fotos. Pedir que respondam, em duplas, às perguntas a seguir. Dependendo da turma, eles podem responder em português ou em inglês.

1. Where is it? 1. Mexico City; 2. London; 3. Paris; 4. New York; 5. Rio de Janeiro.

2. What type of museum is it? 1. Museum of Anthropology; 2. Science Museum; 3. Art museum; 4. Natural History Museum; 5. Art Museum.

3. What do you expect to see in this museum? 1. Ancient objects, archaeological pieces; 2. Inventions and science instruments; 3. Paintings, sculptures and other works of art; 4. Fossils; 5. Paintings, sculptures, installations.

Dica: se for necessário, você pode esclarecer com os alunos significados de antropologia (estudo dos humanos em seus aspectos biológicos e comportamentais) e antropológico (algo que tem relacionado a antropologia). Se for possível, levar os alunos à sala de Informática para que possam explorar outras imagens de museus.

Atividade 4

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Incentive os alunos a compartilhar com a turma as informações sobre os museus que observaram nas imagens e o que esperam encontrar neles. Em seguida, perguntar aos alunos se já visitaram algum desses museus ou outros parecidos, se gostariam de visitar algum deles, qual ou quais deles e por quê. Se julgar apropriado, você pode voltar à lista da Atividade 2, e ao levantamento que os alunos fizeram sobre o que podemos fazer em um museu, e complementar com mais sugestões, por exemplo: see dinosaur fossils; learn about other cultures; see pictures, paintings and sculptures etc.

Você pode apresentar outras imagens do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, caso julgue necessário. Por exemplo: <http://pnld.me/wpvgmr>, <http://pnld.me/pi93ed>, <http://pnld.me/d8se44>. Acessos em: 26 set. 2018.

Dica: para saber mais sobre os diferentes tipos de museus, você pode ler o seguinte artigo da Encyclopædia Britannica: <http://pnld.me/fghe8o>. Acesso em: 17 set. 2018.

Para trabalhar dúvidas

Você pode comentar mais com os alunos sobre os museus apresentados, caso julgue necessário. Abaixo fornecemos algumas informações, mas você pode acessar o site de cada museu, se necessário.

Museo Nacional de Antropología: fundado em 17 de setembro de 1964 na Cidade do México, no México, tem como missão a investigação, a conservação, a exibição e a difusão das coleções arqueológicas e etnográficas mais importantes do país.

Fonte de pesquisa: MUSEO NACIONAL DE ANTROPOLOGÍA. La institución. Disponível em: <http://mna.inah.gob.mx/el_museo.php#la_institucion>. Acesso em: 17 set. 2018.

The Science Museum: o Museu da Ciência de Londres, na Inglaterra, foi fundado em 1857 e possui um acervo relacionado às maiores façanhas e descobertas científicas, médicas e tecnológicas do mundo.

Fonte de pesquisa: SCIENCE MUSEUM. About Us. Disponível em: <www.sciencemuseum.org.uk/about-us>. Acesso em: 17 set. 2018.

Louvre: o Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, é um dos mais famosos do mundo e foi fundado em 1753 com o objetivo de se tornar um museu universal. Ele está dividido em oito departamentos e conta com coleções de diversos lugares e épocas, admiradas em todo o mundo, incluindo a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci.

Fonte de pesquisa: LOUVRE. Missions and Projetcs. Disponível em: <www.louvre.fr/en/missions-projects>. Acesso em: 17 set. 2018.

American Museum of Natural History: o Museu Americano de História Natural fica localizado em Nova York, nos Estados Unidos, e foi fundado em 1869. Trata-se de uma das mais importantes instituições científicas e históricas do mundo, cuja missão é descobrir, interpretar e disseminar informações sobre o planeta, a natureza e as culturas humanas que nele habitam.

Fonte de pesquisa: AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY. About Us. Disponível em: <https://www.amnh.org/about-the-museum>. Acesso em: 17 set. 2018.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: localizado no Parque Flamengo, no Rio de Janeiro, e fundado em 1948, o MAM Rio é uma instituição sem fins lucrativos que possui um dos acervos mais relevantes de arte moderna e contemporânea do Brasil.

Fonte de pesquisa: MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Disponível em:

<http://mamrio.org.br/institucional/>. Acesso em: 17 set. 2018.

Avaliação

Você pode circular pela sala enquanto os alunos discutem em grupos para observar se eles estão participando das atividades. As perguntas a seguir podem ajudar na avaliação desta primeira aula:

Os alunos estão participando do debate proposto?

Eles demonstraram interesse pelo assunto?

Contribuíram para as discussões nos grupos?

Caso você perceba que algum aluno não está participando das discussões e está demonstrando pouco interesse, poderá investigar mais para verificar se ele tem alguma dificuldade ou se é apenas timidez.

No caso de timidez, você pode propor a ele que trabalhe em dupla com algum colega com quem se sinta mais à vontade. Se ele tiver alguma dificuldade, você pode juntar suas anotações a outros instrumentos de avaliação durante a sequência para poder identificar melhor as dificuldades e elaborar estratégias para desenvolver a aprendizagem dele.

Aula 2

Materiais e recursos

Computador com internet e projetor para a exibição de vídeo.

Imagens dos museus da aula anterior.

Lista com alguns museus ou galerias de arte nacionais que deseje trabalhar com a turma.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 5 min

Iniciar a aula retomando com os alunos os diversos tipos de atividades que se pode fazer em diferentes tipos de museus. Anotar algumas ideias deles no quadro, se julgar pertinente.

Atividade 2

Alunos: individual; duplas

Tempo estimado: 20 min

Comentar com os alunos que agora eles vão ouvir o trecho de um vídeo produzido como guia e que esse vídeo apresenta um dos museus que eles viram na aula anterior. Nesse primeiro momento, eles deverão apenas ouvir e identificar que local é esse.

Apresentar novamente as imagens dos museus a eles, projetando-as. Se não for possível a projeção, fixar as impressões das imagens no quadro e escrever o nome da instituição ao lado de cada imagem para que eles tenham uma visão de todas em conjunto.

Reproduzir apenas o áudio do trecho 0:59-1:29 do vídeo Museum of Modern Art tour MAM, disponível em: <http://pnld.me/dw9cga> (acesso em: 17 set. 2018), uma ou duas vezes e perguntar aos alunos qual museu foi descrito (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Solicitar que comparem as respostas em duplas antes de reproduzir o áudio uma vez mais para a conferência.

Em seguida, convidar os alunos a ouvir novamente o áudio para identificar a quais períodos artísticos pertencem as obras encontradas nesse museu. Escrever as opções a seguir no quadro e pedir que conversem em duplas para verificar qual alternativa eles consideraram correta. Então, reproduzir o áudio mais uma vez para que eles possam identificar a resposta correta e uma vez mais para realizar a correção.

a. Medieval and modern art.

b. Modern and contemporary art. x

c. Modern and romantic art.

Se necessário, você pode solicitar a eles que ouçam e acompanhem a transcrição a seguir:

Hello and welcome to Rio de Janeiro by Car channel. Today were going to visit the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro. Its located in Northeastern Flamengo Park in the city of Rio de Janeiro, Brazil. The Museum of Modern Art has the mission of preserving, the reflection and diffusion of production of National and International Modern and Contemporary Art. []

RIO DE JANEIRO BY CAR. Museum of Modern Art tour MAM | Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro #32. Disponível em: <www.youtu.be/zierax0x_o8>. Acesso em: 17 set. 2018.

Reproduzir os tópicos a seguir no quadro paraidentificar com os alunos as características do gênero do texto que ouviram.

What: museum tour guide.

Purpose: to present and promote the museum.

Audience: everyone interested in visiting the museum.

Media: video

Where: video sharing website

Perguntar aos alunos se eles consideram que o guia em áudio ou vídeo é uma boa forma de promoção de um museu e que outras formas poderiam ser interessantes para incentivar as pessoas a visitar mais museus. Algumas ideias que podem ser mencionadas são as seguintes: criar mais espaços para atividades nos museus envolvendo a sociedade; oferecer cursos; ser mais inclusivo, proporcionando a pessoas com diferentes deficiências a apreciação das obras etc.

Comentar com os alunos que, na aula seguinte, em grupos, eles vão preparar uma apresentação curta sobre um museu ou uma galeria de arte brasileira do interesse deles. A instituição pode estar localizada na sua cidade ou em qualquer outra parte do país.

Ao final da atividade, reproduzir o vídeo completo, com as imagens, para que eles possam conhecer melhor o museu.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 25 min

Organizar os alunos em grupos de 4-5 integrantes e explicar que eles vão pesquisar sobre museus ou galerias nacionais e que deverão escolher um museu ou galeria para fazer uma breve apresentação em inglês.

Os alunos podem escolher um museu ou galeria da própria cidade ou de outra localidade que desejarem, desde que seja nacional, pois a ideia é que o áudio ou o vídeo produzido promova a instituição diante do público internacional. Você pode apresentar algumas dicas de museus e galerias que considera importante trabalhar com eles e orientá-los a fazer a escolha em conjunto.

Dica: mais informações sobre museus nacionais podem ser encontradas na plataforma Museus BR, disponível em: <http://pnld.me/sid2h3>. Acesso em: 17 set. 2018.

Eles devem nesta aula decidir a instituição que será pesquisada e as informações que pretendem compartilhar. Explicar que as informações são apenas para apresentar o museu a alguém que tenha interesse de conhecê-lo. Assim, alguns dados que eles podem pesquisar são os seguintes:

Nome do museu

Localização

Tipos de obras de arte ou de exposição

Artistas e obras mais relevantes do acervo

Horário de funcionamento

Escrever no quadro as seguintes orientações para que eles possam ter em mente para as produções:

What to produce? An audio museum tour guide.

What for? To provide information about a museum and promote it.

To whom? People all over the world.

Eles deverão realizar a pesquisa em casa e, se desejarem, podem levar para a sala de aula imagens do museu no dia da apresentação/gravação.

Para trabalhar dúvidas

Caso os alunos tenham dificuldade na atividade de escuta, você pode reproduzir o áudio uma vez apenas para que eles se familiarizem com o texto; em seguida, uma vez mais para que ouçam-no prestando mais atenção. Depois, eles podem, antes de realizar a atividade inicial de compreensão geral, comentar com um colega o que entenderam do áudio e anotar algumas palavras-chave. Em seguida, eles podem ouvir mais uma vez para realizar a atividade.

Avaliação

Nesta aula, você poderá avaliar os alunos em suas atividades individuais e em grupo. Para tanto, você pode utilizar as questões a seguir como norteadoras à medida que eles realizam as atividades.

Os alunos tiveram bom desempenho na atividade de compreensão oral?

Ao trabalhar em duplas, os alunos tiveram postura colaborativa ao discutir o áudio?

Todos colaboraram nos grupos para organizar a apresentação e pesquisar sobre a instituição escolhida?

Aula 3

Materiais e recursos

Pesquisa realizada pelos alunos.

Gravador de áudio (celular ou tablet).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 15 min

Orientar os alunos a se reunir em grupos para escrever um breve roteiro do que pretendem falar sobre o museu. Se julgar relevante, retomar com eles as informações que precisam constar da apresentação, assim como as características do gênero e as informações para a produção que viram na Aula 2.

Atividade 2 + Avaliação Final

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 35 min

Os alunos então deverão fazer as apresentações para a turma e você ou algum membro de cada grupo pode ficar responsável por realizar as gravações dos áudios. As apresentações e/ou gravações podem ser interessantes para você acompanhar o desenvolvimento dos alunos e para eles próprios verificarem os pontos fortes e o que pode ser melhorado em uma próxima vez. Você pode propor que essas gravações sejam divulgadas para toda a escola por meio de algum site da escola ou mesmo dos museus pesquisados, se julgar pertinente.

Após as apresentações e/ou gravações, pedir aos alunos que façam comentários sobre as próprias apresentações e as dos colegas, indicando pontos fortes e o que acham que poderia ser melhorado em uma próxima vez.

Por fim, questioná-los sobre quais museus acharam mais interessantes e quais gostariam de conhecer, caso ainda não conheçam. Se for possível, organizar com a direção da escola uma visita a algum museu de interesse da turma.

Avaliação

Você pode avaliar seus alunos tanto na organização, quanto no momento da apresentação. Para isso, é preciso ter atenção ao grupo que se apresenta, à audiência e ainda aos comentários posteriores. Algumas perguntas que podem guiar essa avaliação são:

Os alunos participaram das discussões em grupo?

Todos tiveram participação ativa na apresentação?

As informações foram apresentadas de forma clara, de acordo com o público-alvo e o objetivo?

Os alunos na plateia apresentaram comentários úteis que contribuíram para o desenvolvimento contínuo deles mesmos e dos colegas?

Ampliação

Além da apresentação do museu, os alunos ainda podem focar em algumas peças ou obras de arte desse museu e falar delas. Por exemplo, caso tenham apresentado algum museu em que esteja ocorrendo uma exposição de Tarsila do Amaral, os alunos podem decidir fazer ainda uma breve apresentação sobre a artista e suas obras.

Eles podem pesquisar algumas obras da artista, como Abaporu, disponível em: <http://pnld.me/dpjg8j>; O lago, disponível em: <http://pnld.me/rwdxun> e A Lua, disponível em: <http://pnld.me/5udo7i> (acessos em: 17 set. 2018), e você pode orientá-los a observar as imagens e responder a algumas perguntas como forma de articular a linguagem necessária para descrever brevemente as obras. A apresentação sobre as obras de arte ou peças do museu também deve ser breve e incluir o nome da obra/peça, a data de produção e o nome do artista. Por exemplo:

How do these paintings make you feel? Sad? Happy? Curious?

What colors can you see in these paintings?

And geometric shapes?

Avaliação final

Sugerir aos alunos que respondam às perguntas a seguir em uma folha à parte e entreguem-na a você para que possa ser acrescentada às demais avaliações feitas durante as aulas. Com base nessas avaliações, você poderá traçar melhor seu planejamento e conversar com cada aluno para identificar dificuldades ou pontos fortes. Os alunos que demonstrarem facilidade em alguns pontos podem ser convidados a ajudar os colegas que estejam com dificuldade.

1. Dê exemplos de dois tipos diferentes de museus e o que poderia encontrar neles.

Resposta possível: Museu de arte (obras de arte), museu de história natural (fósseis), museu da ciência (invenções), museu de Antropologia (peças de diferentes épocas e culturas).

2. Que tipos de informações é possível encontrar em um guia em áudio ou vídeo sobre um museu?

Nome do museu, onde está localizado e tipo de acervo.

3. Como foi sua participação nas discussões com a turma e com o grupo?

Resposta pessoal.

4. Como você avalia a sua participação na apresentação?

Resposta pessoal.

5. O que mais motivou você na atividade?

Resposta pessoal.

6. O que menos motivou você na atividade?

Resposta pessoal.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário