23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Organização celular

???

Sequência didática

Organização celular

A proposta desta sequência é levar o aluno a reconhecer a organização básica das células e perceber que elas desempenham papel estrutural e funcional nos organismos. A partir de esquemas e ilustrações, eles irão desenvolver modelos tridimensionais de células, usando materiais reciclados.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Célula como unidade da vida.

Competências específicas de Ciências da Natureza

2 - Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competências gerais

7 - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Habilidades

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a organização básica das células, e perceber que elas desempenham papel estrutural e funcional nos organismos.

Conteúdos

Características gerais dos seres vivos.

Da célula ao organismo.

A célula e suas estruturas.

A organização do corpo humano.

Materiais e recursos

Cópias da atividade 1 (aula 1).

Cópias das imagens de diversas células (aula 1).

Folhas de papel sulfite.

Canetas e lápis coloridos.

Cópias das imagens de células unicelulares (aula 2).

Cópias da atividade 2 (aula 2).

Cópias da atividade 3 (aula 3).

Materiais recicláveis: jornal, revista, papelão, potes de plástico, rolo de papel higiênico, tampinhas, etc.

Massa de modelar.

Argila.

Tinta guache.

Papéis coloridos.

Cola.

Cópias das imagens sugeridas de células procarióticas de bactérias e células eucarióticas de animais, vegetais e protozoários (aula 3).

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4.

Aulas 1 e 2

Para iniciar a aula, organizar os alunos em semicírculo. Em seguida, explicar-lhes que eles vão conhecer algumas informações relacionadas à célula, a sua descoberta, o papel estrutural e funcional que desempenham nos organismos.

Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos perguntando-lhes o que é uma teoria científica. Solicitar que eles procurem o significado no dicionário de Língua Portuguesa. Explicar que teoria científica é o conjunto de conhecimentos do mundo natural que se procura explicar por meio de hipóteses que podem ser testadas. Após essa breve explicação, perguntar aos alunos se eles já ouviram falar ou se leram a respeito da teoria celular. É provável que eles ainda não conheçam.

Explicar que em meados do século XIX o botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e o zoólogo também alemão Theodor Schwann, consideraram que todos os seres vivos são formados por células, portanto, todas as atividades essenciais à vida ocorrem no seu interior.

Escrever na lousa os três grandes pilares que sustentam a teoria celular: 1) A vida existe somente nas células. 2) As células provêm somente de células preexistentes. 3) A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.

Propor um desafio aos alunos, cada um deverá escrever em seu caderno uma lista de palavras que se relacionam com a teoria celular ou estruturas que compõem os organismos vivos, dê cerca de 1 minuto para realizarem essa tarefa. Orientar os alunos a formarem duplas para que tentem adivinhar uma das palavras da lista do colega. O aluno desafiante deve desenhar, em uma folha avulsa, os espaços correspondentes às letras da palavra e o aluno desafiado deve tentar descobrir, em seguida, inverter os papéis. No exemplo a seguir, a palavra misteriosa é CÉLULA. Estabelecer 10 minutos para essa etapa da aula.

Escrever na lousa.

Qual é a palavra misteriosa?

____ ____ ____ ____ ____ ____

Em seguida, explicar que a célula é a menor unidade estrutural do ser vivo. A invenção do microscópio aumentou a capacidade do ser humano de observar e explorar a natureza. Comentar que existem organismos que possuem somente uma única célula e são chamados de unicelulares, enquanto outros são compostos de duas ou mais células, podendo chegara milhões ou bilhões de células e são chamamos de pluricelulares.

Antes da atividade com a representação de diversas células, utilizar parte da aula para apresentar as estruturas celulares. Em seguida, mostrar as imagens com os exemplos a seguir e motivar os alunos a pensar, levantando hipóteses sobre o papel que elas desempenham no organismo. Reservar 10 minutos para essa etapa da aula.

Sugestões de imagens:

???

???

Yurchanka Siarhei/Shutterstock.com

Células tronco (ilustração feita por computador).

Yurchanka Siarhei/Shutterstock.com

Célula em divisão (ilustração feita por computador).

???

???

Phonlamai Photo/Shutterstock.com

Hemácias (ilustração feita por computador).

Peter Hermes Furian/Shutterstock.com

Epiderme de cebola.

???

???

Meletios Verras/Shutterstock.com

Leucócitos atacando uma célula cancerosa (ilustração feita por computador).

3d_man/Shutterstock.com

Paramécio (ilustração feita por computador).

Organizar a turma em grupos com quatro alunos. Perguntar-lhes: Como é o interior de uma célula e quais são seus componentes? Explicar a eles que irão responder a essa questão por meio de um desenho produzido em grupo para demostrar a organização básica das células. O objetivo é diagnosticar os conhecimentos do aluno a respeito do tema. Para essa atividade, reservar mais 20 minutos da aula.

Cada grupo receberá uma cópia da atividade 1, canetas e lápis coloridos, o desenho deve ser realizado nessa folha. É importante que todos os membros do grupo tenham a oportunidade de discutir o tema e participar da construção do desenho.

ATIVIDADE 1

Componentes do grupo:

Como é o interior de uma célula e quais são seus componentes?

Fazer oralmente a resolução dessas questões. Ao final, orientar os alunos a responderem no verso da folha.Ao final da atividade, organizar a turma em semicírculo e promover uma rodada de conversa para que os alunos respondam às perguntas a respeito dos desenhos produzidos. Deixar que expressem suas opiniões e debatam as questões sempre respeitando a vez e a opinião dos demais colegas. Reservar 10 min da aula para a discussão final.

1. Que estruturas compõem a célula que seu grupo desenhou?

2. Essas estruturas desempenham que atividade na célula?

3. Você conhece outras estruturas da célula ou funções que seu grupo não desenhou? Quais?

Sugestão de resposta: Resposta pessoal. Os alunos podem citar a membrana plasmática, núcleo, mitocôndrias, por exemplo.

Aula 3

Para iniciar a aula, organizar os alunos em duplas e retomar a ideia que os seres vivos são constituídos de células e que há organismos unicelulares, formados apenas por uma célula, e organismos pluricelulares, formados por duas ou mais células. Nos organismos pluricelulares, como as plantas e os animais, as células encontram-se agrupadas e desempenham funções específicas.

Questionar os alunos: Como é o sistema celular de um ser vivo de uma única célula? Todos os organismos unicelulares têm células iguais? Explicar que existem organismos eucariontes e procariontes. Reservar 10 minutos para essa etapa da aula.

Mostrar os exemplos de organismos unicelulares a seguir. Explicar que a Euglena spirogyra e o Paramecium caudatum, embora sejam unicelulares, suas células apresentam diferenças. A euglena é uma alga e produz seu próprio alimento, o paramécio não produz seu alimento e precisa retirá-lo do ambiente.


Distribuir cópias da atividade 2 para cada dupla de alunos, a fim de que eles possam reconhecer os componentes existentes em cada célula e se é possível distinguir suas funções. Orientar os alunos a observar as diferenças entre as células apresentadas e seus componentes, eles podem pintar utilizando lápis de cor as estruturas celulares e indicarem o que pintaram com uma legenda. Pedir para que indiquem as diferenças observadas. Estipular 30 minutos para essa etapa da aula.

ATIVIDADE 2

Nome dos (as) alunos (as):

a) Usando cores diferentes, pinte cada componente encontrado nas células e complete a legenda com os nomes das estruturas celulares presentes.

b) Verifique se as células apresentam todas as estruturas estudadas. Caso isso não ocorra, desenhe as estruturas que faltam e faça uma legenda para identificá-las.

Célula de bactéria (procarionte)

???

WhiteDragon/Shutterstock.com

Célula vegetal (eucarionte)

???

Designua/Shutterstock.com

Célula animal (eucarionte)

???

Designua/Shutterstock.com

Sugestão de resposta:

a) Célula procarionte de bactéria: 1 - parede celular, 2 - membrana celular, 3 - citoplasma. Célula eucarionte vegetal: 1-parede vegetal, 2 - membrana celular, 3 - citoplasma, 4 - vacúolos, 5 - núcleo, 6 - plasto. Célula eucarionte animal: 1- membrana celular, 2 - núcleo, 3-citoplasma, 4 - mitocôndria.

b) Espera-se que os alunos completem as representações das células da seguinte maneira:

na célula procarionte de bactéria, incluindo a representação do material genético;

na célula eucarionte de vegetal, incluindo a representação de ribossomos, lisossomos, mitocôndria, centríolo;

na célula eucarionte animal, incluindo a representação de mitocôndria, lisossomo, ribossomo e centríolo.

Ao final, organizar uma roda de conversa e pedir aos alunos que respondam às questões: As células da bactéria, do vegetal e do animal são iguais? Que diferenças você observou? Permitir que os alunos exponham suas observações.

Aula 4

Para a realização desta aulasolicitar aos alunos que tragam antecipadamente materiais recicláveis: jornal, revista, papelão, potes de plástico, rolo de papel higiênico, tampinhas, etc. Serão utilizados também nessa aula massa de modelar, argila, tinta guache, papéis coloridos, e cola. Propor aos alunos que produzam modelos tridimensionais de células procarióticas (bactérias) e células eucarióticas (animais, vegetais e protozoários).

Organizar os alunos em grupos, distribuir cópias da atividade 3. Cada grupo trabalhará com um tipo de célula, para isso, designar um tipo de célula para cada um. Para a construção do modelo, os alunos poderão usar como referências fotos e ilustrações do tipo celular que estiver trabalhando.

ATIVIDADE 3

Componentes do grupo:

Produzindo modelos tridimensionais de células

1. Inspire-se pesquisando imagens de células.

2. Discuta as ideias de modelo tridimensional da célula com os colegas do seu grupo. Apresente ideias possíveis de serem realizadas.

3. Liste os materiais necessários para a construção do modelo celular.

4. Apresente suas ideias aos demais colegas e ouça as ideias dos outros grupos.

5. Desenhe um esquema explicando as ideias do grupo.

6. Produza o modelo tridimensional da célula.

Desenhe aqui as ideias do modelo tridimensional da célula

Criar legenda com todas as estruturas presentes no modelo tridimensional.

Pesquisar as principais organelas e suas funções específicas. Registrar essas informações no quadro sugerido a seguir.

Organelas

Funções:

Lisossomo

Retículo endoplasmático rugoso

Retículo endoplasmático liso

Mitocôndria

Ribossomo

Complexo golgiense

Centríolo

Vacúolo

Cloroplasto

Se possível, organizar uma exposição, na escola, com os modelos produzidos para toda a comunidade escolar.

Sugestão de respostas do quadro das organelas: O lisossomo é responsável pela digestão intracelular. O retículo endoplasmático rugoso é a organela responsável em realizar a síntese e transporte de proteínas e apresenta ribossomos aderidos às suas membranas. O retículo endoplasmático liso é a organela responsável pela síntese de lipídios (gorduras). A mitocôndria é uma organela responsável pela respiração celular (oxidação da glicose para produção de energia). O ribossomo é uma organela responsável pela produção de proteínas. O complexo golgiense é responsável pelo armazenamento de proteínas. O centríolo desempenha papel fundamental na divisão celular. O vacúolo tem função de manutenção do equilíbrio osmótica. O cloroplasto é responsável em realizar a fotossíntese.

Célula de bactéria (procarionte)

Célula animal (eucarionte)

???

BlueRingMedia/Shutterstock.com

???

Andrea Danti/Shutterstock.com

Células vegetais (eucariontes)

???

Julio Cesar Avila Vazquez/Shutterstock.com

???

Achiichiii/Shutterstock.com

Célula de protozoário (eucarionte)

???Kazakova Maryia/Shutterstock.com

Ameba

???Kazakova Maryia/Shutterstock.com

Paramécio

Para trabalhar dúvidas

Caso alguns alunos apresentem dificuldades na interpretação das imagens das células, propor uma conversa para que possam compartilhar as ideias e expressar as dúvidas. Fazer perguntas para que os alunos identifiquem e relacionem a organização, os componentes celulares e reconheçam as diferenças entre elas de forma independente.

Avaliação

A avaliação deve fazer parte de todas as etapas das aulas. Avaliar o desempenho dos alunos, sua participação, o desenvolvimento das atividades propostas, seus apontamentos, suas anotações, a interação com a turma e o respeito ao colega.

Durante a realização das atividades, fazer registros e apontamentos do desempenho dos alunos utilizando os critérios de avaliação sugeridos no quadro a seguir.

Nome do(a) aluno(a): __________________________________________________________________

1. Participou das discussões a respeito da teoria celular de maneira ativa?

( ) Sim.

( ) Não.

2. Compreendeu a organização básica das células a partir da leitura das imagens?

( ) Sim.

( ) Não.

3. Reconheceu as diferenças entre células procarióticas e eucarióticas?

( ) Sim.

( ) Não.

4. Diferenciou as principais organelas e as funções específicas que desempenham nas células?

( ) Sim.

( ) Não.

5. Produziu adequadamente um modelo tridimensional do tipo celular proposto?

( ) Sim.

( ) Não.

Um recurso que pode ser usado para complementar e ampliar a temática da aula são os jogos, que ajudam de uma forma lúdica a adquirir conhecimento.Ampliação

Baralho celular é um jogo que relaciona a morfologia e a localização dos diferentes tipos celulares com as respectivas funções que eles apresentam no organismo. Disponíveis em: <http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/manual_professor.pdf>; <http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/baralho_celular_anexo1.pdf>. Acessos em: 12 set. 2018.

Cara a Cara com a Célula é um jogo divertido e diferente para aprender sobre as células e suas estruturas. Disponíveis em: <http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/cara_a_cara_manual_do_professor.pdf>; <http://www.genoma.ib.usp.br/sites/default/files/jogos/cara_a_cara_quadros_1e2_abril2010.pdf>. Acessos em: 12 set. 2018.

No site do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-Tronco, há materiais didáticos disponíveis e vários jogos relacionados ao estudo das células. Disponível em: <http://www.genoma.ib.usp.br/pt-br/educacao-e-difusao/materiais-didaticos>. Acesso em: 12 set. 2018.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário