23 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Percepção do ambiente, estímulos e respostas

???

Sequência didática

Percepção do ambiente, estímulos e respostas

Nessa sequência, serão abordados os principais conceitos sobre a anatomia e a fisiologia dos cinco principais órgãos dos sentidos. Também serão trabalhados os conceitos básicos sobre a percepção do ambiente por outros seres vivos.

Objetos de conhecimento

Interação entre os sistemas locomotor e nervoso.

Lentes corretivas.

Competências específicas de Ciências da Natureza

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

7. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza e às suas tecnologias.

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Habilidades

(EF06CI07) Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

(EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Objetivos de aprendizagem

Investigar como os animais e o ser humano percebem o ambiente através dos sentidos.

Analisar os cinco principais sentidos humanos: tato, olfato, paladar, audição e visão.

Conteúdos

A percepção do ambiente pelos animais.

Órgãos dos sentidos.

Materiais e recursos

Imagens impressas de uma anêmona do mar, de um gafanhoto e de uma esponja do mar.

Imagens impressas da anatomia dos cincos órgãos dos sentidos básicos (pele, narinas, língua, ouvido e olhos).

Duas canetas esferográficas iguais.

Dois frascos plásticos de 100 mL (potes de iogurte).

Cinco metros de barbante.

Pequenas quantidades de café frio, água com limão, água com sal e água com açúcar.

Vendas para os olhos (quantidade igual à metade da turma).

Equipamento multimídia para reprodução de vídeos.

Reportagens impressas para discussão em pequenos grupos.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4.

Aula 1

Relembrar os conceitos básicos sobre o sistema nervoso. Esclarecer dúvidas, já que esses conceitos são pré-requisitos para as próximas aulas.

Destacar que o encéfalo pode ser subdividido em cérebro, tronco encefálico e cerebelo. Ressaltar a principal função de cada uma das partes. Retomar a função da medula espinhal e dos nervos.

Levar para a sala de aula a imagem de uma anêmona do mar, um gafanhoto e uma esponja do mar. Questionar os alunos para verificar se conhecem esses seres vivos.

Explicar que as esponjas do mar são os animais mais simples conhecidos pelo ser humano, porque não apresentam um sistema nervoso integrado e desenvolvido, apenas células responsáveis por receber estímulos. Contar aos alunos que todos os outros animais apresentam sistema nervoso. Comentar que o sistema nervoso dos cnidários (grupo das anêmonas e águas vivas) é difuso. Já o sistema nervoso dos insetos possui um gânglio nervoso, estrutura especializada em integrar estímulos e desencadear respostas. No sistema nervoso dos vertebrados, é parecido ao do ser humano.

Os cnidários têm uma organização de células nervosas, que formam uma rede difusa, e células musculares, o que possibilita os movimentos desses animais. Relembrar como ocorre o impulso nervoso, reforçando esse conceito. Ressaltar também que todos esses seres são capazes de perceber e interagir com seu meio ambiente, de acordo com suas necessidades.

Encerrar a aula solicitando aos alunos que pesquisem, em casa, por vídeos que mostrem a movimentação dos cnidários, registrando no caderno suas impressões a respeito dessas imagens. Esses registros devem ser levados na próxima aula.

No site da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, há alguns vídeos sobre a movimentação dos cnidários. Disponível em:
<http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12318>. Acesso em: 14 out. 2018.

Aula 2

Começar a aula verificando os registros sobre os vídeos assistidos. Ressaltar a importância do cumprimento das tarefas solicitadas, como parte fundamental da aprendizagem.

Iniciar o estudo dos sentidos básicos pelo tato, audição olfato e paladar. Para isso, serão realizados três experimentos em sequência:

1. Experimento do tato.

Materiais: agulhas de tricô ou duas canetas esferográficas iguais.

Procedimento: pedir a um aluno voluntário que se aproxime da lousa. Solicitar que fique de costas para a turma e, com as pontas das agulhas, tocar em diferentes partes do braço e das mãos, ora somente com uma agulha e um único ponto, ora com as duas agulhas em dois pontos distintos. Solicitar ao aluno que diga em voz alta “um” ou “dois”, dependendo do número de pontos que perceber tocarem seu corpo. Tocar com diferentes distâncias entre as agulhas. Deve-se perceber que o aluno se engana em certas regiões do braço que, ao serem tocadas por duas agulhas, causam a sensação de um único toque, dependendo da distância entre elas. Os alunos podem repetir o experimento em duplas, de forma que todos participem.

2. Experimento da audição.

Materiais: dois frascos plásticos vazios e 5 metros de barbante.

Procedimento: furar o fundo dos frascos de plásticos bem ao centro na parte inferior. Passar o barbante pelo furo. Dar dois nós no barbante para que ele não possa mais passar pelo furo. Fazer o mesmo com o outro pote, na outra extremidade do barbante (essa parte pode ser feita em casa pelo professor). Pedir aos alunos que, em duplas, utilizem o conjunto como um telefone, tentando comunicar-se por ele.

3. Experimento do olfato e paladar.

Materiais: pequenas quantidades de café frio, água com limão, água com sal e água com açúcar. Venda para os olhos.

Procedimento: pedir a um aluno voluntário que vá à frente da sala. Solicitar que se sente em uma cadeira, vendando-o e oferecendo-lhe cada uma das amostras para que experimente. Pedir ao aluno que diga o sabor: salgado, azedo, amargo ou doce. Fazer o mesmo com o nariz tampado. Verificar se houve diferença na percepção dos sabores. Espera-se que, com o nariz tampado, o aluno sinta o sabor dos alimentos em uma intensidade menor. Os alunos podem repetir o experimento em duplas, de forma que todos participem.

A partir dos experimentos, propor as seguintes questões: "quais são os quatro sentidos trabalhados nos experimentos?"; "qual o sentido não abordado nos experimentos?". Espera-
-se que os alunos respondam: tato, audição, olfato e paladar como sentidos trabalhados e a visão como o sentido não trabalhado.

Após a resposta, articular outra pergunta: "quais são os tipos de estímulos recebidos por cada um desses sentidos?". Espera-se como resposta: estímulos de pressão e calor, estímulos sonoros, estímulos químicos (alimentos).

Expor que, por meio dos órgãos dos sentidos, acessamos o meio que nos cerca, estabelecendo uma relação com ele. Acrescentar que a percepção é como nosso encéfalo interpreta as informações captadas pelos órgãos. Além disso, que diferenças naturais, limitações ou deficiências nos órgãos dos sentidos nos fazem perceber o ambiente de maneira única.

Finalizar a aula pedindo aos estudantes que registrem a descrição dos três experimentos realizados no caderno e os resultados deles.

Aula 3

Retomar os experimentos da aula anterior, perguntando "quem se lembra do assunto estudado na aula anterior?".

A partir de imagens anatômicas dos quatro órgãos dos sentidos trabalhos na aula anterior, explicar a anatomia e fisiologia dos sentidos estudados em cada experimento. Podem ser utilizadas as imagens do livro impresso. Ressaltar que a pele é o maior órgão do corpo humano, que contém receptores táteis, de pressão, temperatura e dor. As ondas sonoras são recebidas pela cóclea, situada na orelha interna. As partículas de odor são captadas pelos bulbos olfatórios, localizados logo acima da cavidade nasal. O sabor dos alimentos é captado pelos botões gustativos, localizados nas papilas gustativas, situadas nas diversas regiões da língua.

Ressaltar que cada um desses estímulos captados é enviado, por meio de neurônios, ao cérebro que faz a interpretação da informação recebida.

Após a explanação inicial, separar a turma em duplas e entregar uma venda para os olhos. Pedir aos alunos que façam um pequeno trajeto, no qual um terá o papel do condutor e outro do conduzido. Alternar os papéis ao final do percurso.

Em seguida, iniciar uma discussão em sala de aula sobre as dificuldades de acesso que os deficientes visuais enfrentam. Refletir com os estudantes como deve ser a vida de uma pessoa que não consegue enxergar.

Aproveitar a dinâmica para explicar a anatomia e a fisiologia da visão, enfatizando a recepção da luz pelos olhos. Explicar que a luz penetra nos olhos pela pupila, passando pela lente do olho (cristalino), que desvia sua trajetória, atingindo a retina. A retina capta a luz transformando-a em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro.

Abordar os problemas de visão, como astigmatismo, miopia e hipermetropia, bem como as lentes corretivas utilizadas em cada um deles.

Encerrar esse ciclo de aulas propondo a resolução das seguintes questões (individualmente, em duplas ou em pequenos grupos):

1. Quais são os tipos de estímulos ambientais recebidos pelo tato?

Resposta: O tato é responsável por detectar pressão, temperatura e dor.

2. O que há em comum entre os estímulos recebidos pelo olfato e pelo paladar?

Resposta: Tanto o olfato como o paladar reconhecem estímulos químicos presentes no ambiente.

3. Como ocorre a detecção da luz pelos olhos?

Resposta: A luz penetra nos olhos pela pupila, passando pela lente do olho (cristalino), que desvia sua trajetória a fim de atingir a retina. É nessa parte que ocorre a conversão da luz em impulsos nervosos, que são enviados ao cérebro.

Encerrar a aula fazendo a correção coletiva dos exercícios, e solucionar dúvidas de maneira geral.

Aula 4

Retomar a aula anterior a partir dos problemas de visão discutidos. Verificar se os alunos entenderam as diferenças entre eles.

O enfoque dessa aula são temas relacionados à saúde geral dos sistemas trabalhados. Como base na saúde preventiva, pode-se trabalhar com o trinômio: alimentação, sono e atividade física.

Para tanto, dividir a turma em três grupos. Cada grupo irá discutir um dos temas propostos. Fornecer o conjunto das três reportagens apresentadas a seguir a cada aluno, mas orientar que inicialmente trabalhe apenas com o tema do grupo. As demais devem ser lidas integralmente em casa. Fornecer 15 minutos para a leitura do texto. Cada grupo deverá escolher um porta-voz para compartilhar com o restante da turma as principais informações contidas na reportagem. Para tanto, pedir ao grupo que elabore tópicos em uma folha de papel, facilitando o momento do compartilhamento. Ao final, cada grupo terá 5 minutos para expor aos colegas a temática estudada.

Reportagem 1: Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros buscam alimentação saudável. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-05/pesquisa-mostra-que-80-dos-brasileiros-buscam-alimentacao-saudavel>.

Reportagem 2: Moradores de bairro paulista desenvolvem distúrbios do sono devido a tráfego. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-10/excesso-de-ruidos-de-trafego-pode-causar-disturbios-no-sono>.

Reportagem 3: Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo alerta para importância de exercícios. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-03/dia-mundial-de-combate-ao-sedentarismo-alerta-para-importancia-de-exercicios>. Acessos em: 3 ago. 2018.

Ao final, fazer o fechamento da discussão, ressaltando tópicos importantes e complementando com alguma informação que esteja faltando. Na alimentação, é possível desenvolver o conceito de equilíbrio nutricional, por exemplo, como a diversidade de alimentos influencia diretamente a saúde.

No sono, trabalhar a importância de um sono de qualidade, evitando-se usar em demasia eletroeletrônicos antes de dormir, pois o excesso de barulho causa perturbações ao cérebro.

Na atividade física, trabalhar a ideia de que o ser humano ancestral, que vivia em seu ambiente natural, era sempre muito ativo, caminhando muitos quilômetros por dia. O ser humano contemporâneo tornou-se muito sedentário, e essa tem sido a causa de inúmeras enfermidades. Comentar que a prática de exercícios físicos melhora o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

Propor a seguinte autoavaliação para que os estudantes reflitam sobre a própria saúde:

1. Os vegetais fazem parte da minha alimentação? Dê alguns exemplos

Resposta pessoal. Espera-se que a alimentação dos alunos contemple as frutas, verduras e legumes.

2. Qual horário costumo ir dormir?

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno durma próximo das 22 horas, horário indicado para a faixa etária.

3. Quantas horas tenho dormido por noite?

Resposta pessoal. Espera-se que o estudante tenha pelo menos 8 horas de sono por noite.

4. Uso o celular/computador logo antes de dormir?

Resposta pessoal. Várias pesquisas têm apontado os malefícios do uso de equipamentos eletrônicos logo antes do sono. Orientar os alunos quanto a importância de evitar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos 2h antes de dormir.

5. Pratico atividades físicas regularmente? Quais? Quantas vezes na semana?

Resposta pessoal. Sabe-se que a prática de atividades físicas regulares é extremamente importante para a saúde geral do organismo.

Com essa atividade, espera-se levar o aluno a autorreflexão de seus hábitos relacionados à saúde preventiva.

Para trabalhar dúvidas

Caso perceba que a turma está com dificuldade para entender a anatomia dos órgãos dos sentidos trabalhados, selecionar algumas imagens na internet que mostrem os sentidos sob diferentes aspectos e formas. Pode-se utilizar atlas de anatomia e modelos anatômicos didáticos, que ajudam a esclarecer o funcionamento das estruturas que não são visíveis a olho nu.

Avaliação

O entendimento da anatomia e fisiologia dos órgãos dos sentidos estudados, o trabalho em duplas ou grupos, a discussão com a turma, bem como a participação e o envolvimento, devem ser avaliados. Para isso, sugerimos a ficha a seguir.

Nome do(a) aluno(a): __________________________________________________________________

1. Demonstrou entendimento sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos dos sentidos estudados?

( ) Sim.

( ) Não.

2. Participou das demonstrações e atividades práticas?

( ) Sim.

( ) Não.

3. Participou ativamente das discussões em sala de aula?

( ) Sim.

( ) Não.

4. Aplicou os conhecimentos adquiridos no cuidado com a saúde individual?

( ) Sim.

( ) Não.

Propor também aos alunos algumas questões relacionadas aos sentidos básicos, como as sugeridas a seguir:

Quais são os cincos sentidos básicos?

Resposta: Tato, olfato, paladar, audição e visão.

Quais sentidos recebem estímulos químicos do meio?

Resposta: Olfato e paladar.

Ampliação

Os alunos poderão ser organizados em grupos para realizar pesquisas com temas complementares aos conceitos estudados. Sugestões de temas: os sentidos dos outros animais; as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual; a importância do tato na primeira infância etc. A pesquisa poderá ser feita na biblioteca da escola ou na sala de informática.

Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário