25 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Rotas de povoamento da América

2ª sequência didática

Componente Curricular: História
Ano: 6º
Bimestre: 1º

Rotas de povoamento da América

Objetivos

Compreender as origens da humanidade.

Conhecer hipóteses de rotas de povoamento da América.

Perceber a História como uma constante construção.

Produzir diferentes formas de representação da Terra (planisfério e globo terrestre).

Objeto de conhecimento

As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.

Habilidades trabalhadas

EF06HI04: Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.

EF06HI06: Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

Materiais e recursos

Cópias de mapa-múndi sem legendas ou inscrições, em tamanho A3 e A4.

Esfera de isopor com aproximadamente 300 mm.

Copo descartável de 200 ml.

Papel vegetal.

Canetas hidrocor.

Tinta guache.

Pincel.

Areia.

Cola quente (uso exclusivo do professor).

Lápis grafite.

Lápis de cor.

Quantidade de aulas

3 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Essa etapa tem o objetivo de introduzir o tema da sequência didática e verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Para isso, providencie, com antecedência, cópias de mapas-múndi sem legendas ou inscrições.

Mapa-múndi

???

E. Cavalcante

Fonte: ATLAS geográfico escolar. 6. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 32.

Se possível, uma cópia para cada aluno no papel sulfite e uma cópia em tamanho A3.

Para o desenvolvimento dessa etapa, também será necessário utilizar lápis grafite, lápis de cor e mapa com as hipóteses de povoamento da América.

Encaminhamento

Questione os alunos sobre a origem do ser humano. Explique a eles que as savanas africanas são consideradas o berço da humanidade. Destaque a importância das pesquisas arqueológicas na construção do conhecimento histórico. Ressalte que, com base nos vestígios deixados pelos mais antigos grupos humanos, os estudiosos formularam diferentes hipóteses acerca de como se deram os deslocamentos da espécie humana pelo mundo.

Em seguida, promova uma roda de conversa a respeito do povoamento da América. Questione os alunos se eles sabem como os primeiros humanos chegaram neste continente.

Comente que as principais hipóteses sobre o povoamento da América consideravam que o ser humano chegara ao continente há 15 mil anos. Entretanto, foi comprovado que isso ocorreu anteriormente. No sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, por exemplo, foram encontrados vestígios da presença humana com pelo menos 50 mil anos de idade.

Apresente aos alunos as quatro hipóteses de povoamento da América:

Rota de Bering: grupos humanos teriam migrado da Ásia para a América por uma passagem criada pelo congelamento formado no estreito de Bering.

Rota Costeira: grupos humanos teriam partido da Ásia e chegado à América em pequenas embarcações, navegando por regiões costeiras.

Rota Transpacífica: grupos humanos teriam saído da Ásia e navegado por ilhas do oceano Pacífico, até chegarem à América do Sul.

Migração Atlântica: grupos humanos teriam partido da Europa e navegado pelo oceano Atlântico, até chegarem ao norte da América.

Distribua para os alunos as cópias do mapa-múndi sem legendas e sem inscrições. Para explicar a atividade a eles, utilize a cópia do mapa em tamanho A3.

Oriente-os a traçar, com cores diferentes, cada uma das rotas de povoamento da América e a criar legendas e um título para o mapa.

Solicite que compartilhem seus mapas com os colegas e que façam os eventuais ajustes que forem necessários, identificando as peculiaridades de cada hipótese. Verifique a possibilidade de auxiliá-los nesta etapa da atividade.

Providencie para a próxima aula os seguintes materiais:

Mapa produzido na aula sobre as hipóteses de rotas de povoamento da América.

Esferas de isopor com aproximadamente 300 mm (o tamanho da esfera deve ser proporcional ao tamanho de um papel sulfite).

Um copo descartável de 200 ml.

Papel vegetal.

Lápis grafite.

Canetas hidrocor.

Tinta guache.

Pincel.

Areia (o suficiente para preencher metade do copo descartável).

Etapa 2 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Nesta etapa os alunos irão confeccionar um globo terrestre com as hipóteses das rotas de povoamento da América.

Providencie algumas esferas de isopor com aproximadamente 300 mm e copos descartáveis para o caso de algum aluno não estar com o material na aula e, assim, garantir a participação de todos na atividade. Será necessário que você utilize cola quente.

Reserve, com antecedência, um espaço na escola para fazer uma exposição dos globos terrestres produzidos pelos alunos.

Encaminhamento

Relembre com a turma os assuntos discutidos na aula anterior, como as contribuições da pesquisa arqueológica, o surgimento da humanidade e as hipóteses de rotas de povoamento da América. Destaque que, à medida que as pesquisas e os estudos avançam, novas possibilidades de interpretação vão sendo construídas, o que faz a História estar em constante transformação.

Solicite aos alunos que preparem o material solicitado na aula anterior e os oriente na confecção do globo terrestre.

Faça uma cópia com lápis grafite em papel vegetal do mapa das hipóteses de rotas produzido na aula anterior. Para isso, sobreponha o papel vegetal ao mapa.

Com o mapa em papel vegetal, peça que os alunos contornem os traços do mapa no verso da folha vegetal. A proposta é que eles utilizem o papel vegetal como uma espécie de carimbo para marcar a esfera de isopor.

Com a esfera de isopor já marcada, peça aos alunos para contornarem os continentes e delinearem as rotas com canetas hidrocor. Lembre-se de orientá-los a utilizar cores diferentes para cada rota.

Peça a eles para pintarem a esfera de isopor com tinta guache. Oriente-os a utilizar azul para os oceanos, cores diferentes para os continentes e rotas, e a respeitar os contornos traçados.

Eles devem pintar, também, a parte externa do copo descartável, pois ele será utilizado como base de sustentação do globo.

Assim que os globos e copos estiverem secos, finalize o trabalho utilizando cola quente para fixar o globo terrestre na parte superior do copo descartável, de modo a não prejudicar a visualização das rotas. Para conseguir um melhor equilíbrio, coloque dentro do copo descartável areia ou qualquer outro elemento que possa auxiliar na sustentação do globo.

Promova uma exposição, em uma área comum da escola, dos globos terrestres produzidos pelos alunos. Crie um título para a exposição, como “O povoamento da América” ou “Como a América teria sido povoada?”.

Vale ressaltar que a análise do mapa e a confecção do globo terrestre com as hipóteses de rotas de povoamento da América possibilitam uma integração com os conteúdos da unidade temática “Formas de representação e pensamento espacial”, do componente curricular Geografia.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram da roda de conversa inicial sobre o povoamento da América?

Os alunos fizeram as atividades de construção e de análise do mapa?

Os alunos compreenderam as rotas de povoamento da América como hipóteses?

Os alunos participaram da produção do globo terrestre?

Atividades

As atividades abaixo irão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. De acordo com as pesquisas arqueológicas mais aceitas, qual é o continente considerado “berço da humanidade”?

O continente africano.

2. Descreva algumas das hipóteses de povoamento da América.

Existem diferentes hipóteses de como teria ocorrido o povoamento na América. A hipótese da rota de Bering defende que os grupos humanos saíram da Ásia para a América por uma passagem criada pelo congelamento formado no estreito de Bering. A hipótese da rota Costeira propõe que os grupos humanos teriam saído da Ásia em pequenas embarcações para chegarem ao continente americano. A hipótese da rota Transpacífica afirma que os grupos humanos saíram da Ásia e navegaram por ilhas do oceano Pacífico, até chegarem à América do Sul. E a hipótese da rota de Migração Atlântica sustenta que os grupos humanos saíram da Europa e navegaram pelo oceano Atlântico, até chegarem ao norte da América.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei dos momentos de discussão propostos em aula?

Fiz com empenho as atividades solicitadas?

Compreendi as diferentes teorias de povoamento da América?

Compreendi a contribuição da arqueologia para o conhecimento histórico?

Compreendi o porquê de a História estar em constante construção?


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário