02 junho 2023

Atividade de história sobre Dinâmica populacional, movimento migratório

Atividade de História 

 

QUESTÃO 01 –––––––––––––––––––––––|

Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua alimentação, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) sedentarismo.

QUESTÃO 02 –––––––––––––––––––––––|

“Perguntaram a antropóloga americana Margaret Mead o que ela considerava como primeiro sinal de civilização numa cultura. Ela disse que era um fêmur que havia quebrado e logo foi curado. No reino animal ninguém sobrevive com este osso quebrado. Um fêmur curado é a evidência que alguém foi cuidado”.

De acordo com o trecho destacado, qual o primeiro sinal de civilização considerado por Margaret Mead?

a) o sedentarismo
b) o enterro dos mortos
c) a domesticação de animais
d) a criação da roda

 

 

QUESTÃO 03 –––––––––––––––––––––––|

Observe a imagem e responda a questão abaixo


A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa:

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e seus membros.
c) dia-a-dia de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais e sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.

 

QUESTÃO 04 –––––––––––––––––––––––|


O processo de migração é:

a) O ato de deslocamento espacial da população

b) A troca de produtos entre diferentes regiões

c) O processo de divisão de um país em estados e municípios

d) A migração de animais para outras áreas

 

QUESTÃO 05 –––––––––––––––––––––––|

 

A migração interna acontece da seguinte forma com:

a) O deslocamento de pessoas entre diferentes países

b) O deslocamento de pessoas dentro do mesmo território

c) O deslocamento de pessoas para outras regiões do mundo

d) O deslocamento de pessoas entre diferentes continentes

 

O crescimento da população

  


    Em 1900 a população brasileira era cerca de 17 milhões de habitantes. Em 2015 já era de aproximadamente 205 milhões de habitantes.

    Alguns dos fatos que influenciam no crescimento populacional são o crescimento vegetativo e o saldo das migrações.

  • Crescimento vegetativo: é a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
  • Saldo de migrações: Corresponde a diferença entre a quantidade de imigrantes e a de emigrantes do país.

    O crescimento da população brasileira começou a diminuir a partir da década de 1960, um dos motivos foi a diminuição acentuada da taxa de natalidade.

    A redução da taxa de fecundidade, que é a quantidade de filhos por mulher, está relacionada a fatores como o aumento de escolaridade, maior participação da mulher no mercado de trabalho e uso do planejamento familiar.

    Em 2015, de acordo com o IBGE, cerca de 52% da população era composta por mulheres. Atualmente quase metade dos lares brasileiros tem a mulher como principal provedora de recursos.

Envelhecimento da população

    Fazendo uma comparação entre 1991 e 2015, podemos observar que a quantidade de jovens diminuiu e a de adultos e idosos aumentou, indicando que a população está envelhecendo.

População por faixa etária

pessoas

1991

2015

Jovens

45%

30%

Adultos

48%

56%

Idosos

7%

14%

 

 

 

 

QUESTÃO 06 –––––––––––––––––––––––|

O que é crescimento vegetativo?

a) A diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

b) A quantidade de filhos por mulher.

c) A quantidade de imigrantes e emigrantes do país.

d) A taxa de natalidade em 2015.

 

QUESTÃO 07 –––––––––––––––––––––––|

 

O que é saldo de migrações?

a) A diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

b) A quantidade de filhos por mulher.

c) A quantidade de imigrantes e emigrantes do país.

d) A taxa de mortalidade em 2015.

 

QUESTÃO 08 –––––––––––––––––––––––|

 

Por que o crescimento da população brasileira começou a diminuir a partir da década de 1960?

a) Aumento da taxa de natalidade.

b) Diminuição da taxa de natalidade.

c) Aumento da taxa de mortalidade.

d) Diminuição da taxa de mortalidade.

 

QUESTÃO 09 –––––––––––––––––––––––|

O que é taxa de fecundidade?

a) A diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

b) A quantidade de filhos por mulher.

c) A quantidade de imigrantes e emigrantes do país.

d) A taxa de mortalidade em 2015.

 

 QUESTÃO 10 –––––––––––––––––––––––|

 

Quais fatores estão relacionados à redução da taxa de fecundidade?

a) Aumento de escolaridade, maior participação da mulher no mercado de trabalho e uso do planejamento familiar.

b) Aumento da taxa de natalidade.

c) Aumento da taxa de mortalidade.

d) Diminuição da taxa de natalidade.

 

 

QUESTÃO 11 –––––––––––––––––––––––|

Em 2015, qual era a porcentagem da população brasileira composta por mulheres, segundo o IBGE?

a) Cerca de 17 milhões de habitantes.

b) Cerca de 205 milhões de habitantes.

c) Cerca de 52% da população.

d) A quantidade de jovens diminuiu.

 

 

 

QUESTÃO 12 –––––––––––––––––––––––|

O que indica a comparação entre os dados de 1991 e 2015 sobre a distribuição etária da população brasileira?

a) A quantidade de jovens aumentou e a de adultos e idosos diminuiu.

b) A quantidade de jovens diminuiu e a de adultos e idosos aumentou.

c) A quantidade de jovens diminuiu e a de adultos aumentou.

d) A quantidade de jovens aumentou e a de adultos diminuiu.

 

QUESTÃO 13 –––––––––––––––––––––––|

Qual foi o percentual de idosos na população brasileira em 2015, comparado a 1991?

a) Aumentou de 7% para 14%.

b) Aumentou de 14% para 7%.

c) Diminuiu de 14% para 7%.

d) Permaneceu em 7%.

 

QUESTÃO 14 –––––––––––––––––––––––|

Qual era a população brasileira em 1900?

a) Aproximadamente 17 milhões de habitantes.

b) Cerca de 205 milhões de habitantes.

c) Cerca de 52% da população.

d) A quantidade de jovens diminuiu.

24 maio 2023

Aritivade sobre conto popular de Pedro Malasartes e o carroceiro

 

Pedro Malasartes e o carroceiro

    Certa vez, Pedro Malasartes estava caminhando por uma estrada empoeirada quando se deparou com um homem bastante irritado. O sujeito se chamava João Fubá e estava a caminho da cidade para vender uma carroça cheia de milho. No entanto, o pneu da carroça havia furado, e João Fubá estava furioso por ter que lidar com aquele contratempo.

    Pedro Malasartes, sempre atento às oportunidades, aproximou-se de João Fubá e disse: "Amigo, vejo que está com um problema. Posso te ajudar a consertar esse pneu em troca de uma pequena porção de milho? Estou com tanta fome!"

    João Fubá, desesperado para chegar à cidade o mais rápido possível, pensou que seria uma boa ideia se livrar logo daquela tarefa incômoda. Ele concordou com a proposta de Pedro e entregou a ele uma pequena porção de milho.

    Pedro pegou uma vara, deu alguns golpes na roda e disse: "Pronto! Pneu consertado!". João Fubá ficou surpreso, mas sem tempo para questionar, agradeceu a Pedro e partiu em disparada com sua carroça.

    Pedro Malasartes, satisfeito com sua recompensa, pegou o milho e começou a saboreá-lo com prazer. No entanto, a fome de Pedro não era facilmente saciada, e ele logo queria mais. Então, ele teve uma ideia.

    No dia seguinte, Pedro foi até a cidade e se encontrou com João Fubá, que ainda estava indignado com a situação do pneu. Pedro se aproximou sorrindo e disse: "Amigo, vejo que você está novamente com problemas. E se eu te ajudar a consertar o pneu dessa vez em troca de mais um pouco de milho?"

    João Fubá, lembrando-se de como Pedro havia resolvido rapidamente o problema no dia anterior, não hesitou em concordar novamente. Ele deu a Pedro uma porção maior de milho e ficou esperando pela mágica.

    Dessa vez, Pedro Malasartes pegou um punhado de barro e o enfiou no buraco do pneu. Ele deu algumas voltas com a carroça e disse: "Pronto! Pneu consertado!". João Fubá, confuso, olhou para o pneu e viu aquela gambiarra de barro. Ele ficou furioso e percebeu que havia sido enganado.

    Pedro Malasartes, esperto como sempre, riu e disse: "Calma, amigo! Eu te ajudei a consertar o pneu da melhor maneira possível com os recursos que eu tinha. Afinal, o primeiro pneu foi consertado com golpes, e o segundo foi consertado com a terra. Agora você tem um pneu resistente a qualquer tipo de problema!"

    João Fubá não sabia se ria ou se chorava diante daquela situação. Ele percebeu que havia sido vítima da esperteza de Pedro Malasartes e que não deveria subestimar sua astúcia da próxima vez.

    E assim, Pedro Malasartes seguiu seu caminho, sempre disposto a tirar vantagem das situações e a ensinar lições divertidas às pessoas que cruzavam seu caminho. E sua fama de esperto e malandro perdura até os dias de hoje nas histórias contadas pelo povo brasileiro.

 

Compreendendo texto.

1º) Quem era o homem irritado que Pedro Malasartes encontrou na estrada?

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2º) Por que João Fubá estava furioso?

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3º) Como Pedro Malasartes ofereceu sua ajuda a João Fubá?

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4º) Como Pedro consertou o pneu da carroça na primeira vez?

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5º) Por que João Fubá concordou em dar mais milho a Pedro na segunda vez?

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6º) Como Pedro consertou o pneu da carroça na segunda vez?

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7º) Como João Fubá reagiu ao ver a gambiarra de barro no pneu?

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8º) Por que Pedro disse que o pneu estava resistente a qualquer tipo de problema?

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9º) Como João Fubá se sentiu diante da situação criada por Pedro?

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10º) Como Pedro Malasartes é retratado nas histórias contadas pelo povo brasileiro?

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Respostas

  1. Quem era o homem irritado que Pedro Malasartes encontrou na estrada? Resposta: O homem irritado se chamava João Fubá.

  2. Por que João Fubá estava furioso? Resposta: João Fubá estava furioso porque o pneu de sua carroça havia furado.

  3. Como Pedro Malasartes ofereceu sua ajuda a João Fubá? Resposta: Pedro Malasartes ofereceu-se para consertar o pneu em troca de uma pequena porção de milho, pois estava com fome.

  4. Como Pedro consertou o pneu da carroça na primeira vez? Resposta: Pedro pegou uma vara e deu alguns golpes na roda, alegando que o pneu estava consertado.

  5. Por que João Fubá concordou em dar mais milho a Pedro na segunda vez? Resposta: João Fubá concordou em dar mais milho a Pedro porque ele tinha consertado o pneu rapidamente no dia anterior.

  6. Como Pedro consertou o pneu da carroça na segunda vez? Resposta: Pedro enfiou um punhado de barro no buraco do pneu e deu algumas voltas com a carroça, dizendo que estava consertado.

  7. Como João Fubá reagiu ao ver a gambiarra de barro no pneu? Resposta: João Fubá ficou furioso e percebeu que havia sido enganado por Pedro Malasartes.

  8. Por que Pedro disse que o pneu estava resistente a qualquer tipo de problema? Resposta: Pedro afirmou que o pneu estava resistente a qualquer tipo de problema porque o primeiro pneu foi consertado com golpes e o segundo com barro, mostrando sua astúcia e criatividade.

  9. Como João Fubá se sentiu diante da situação criada por Pedro? Resposta: João Fubá não sabia se ria ou se chorava diante da situação, percebendo que havia sido vítima da esperteza de Pedro Malasartes.

  10. Como Pedro Malasartes é retratado nas histórias contadas pelo povo brasileiro? Resposta: Pedro Malasartes é retratado como um personagem esperto e malandro, conhecido por tirar vantagem das situações e ensinar lições divertidas às pessoas. Sua fama perdura até os dias de hoje.


Produzido por: Washington Luiz, formado em Letras e respectivas literaturas e graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia de Língua Inglesa.

Palavras-chave: Pedro Malasartes, João Fubá, Estrada empoeirada, Carroça de milho, Pneu furado, Contratempo, Ajuda em troca de milho, Fome, Solução rápida, Vara, Golpes, Surpresa, Recompensa.

Texto e atividade sobre Cultura quilombola no Brasil

Cultura quilombola no Brasil

A cultura da comunidade quilombola é rica, diversa e profundamente enraizada na história e nas tradições dos descendentes de africanos que lutaram contra a escravidão e estabeleceram essas comunidades autônomas no Brasil. Essas comunidades quilombolas são símbolos vivos da resistência e da preservação cultural.

A cultura quilombola é um mosaico de influências africanas, indígenas e afro-brasileiras, refletindo a fusão de diferentes origens étnicas e a adaptação dessas comunidades ao longo dos séculos. Ela é transmitida oralmente, por meio de narrativas, lendas, músicas e danças, que contam as histórias de seus antepassados e reafirmam sua identidade.

A música é uma parte essencial da cultura quilombola, representando uma forma de expressão artística e resistência. Os ritmos e instrumentos africanos, como o berimbau, atabaque e cuíca, se mesclam com elementos da música indígena e brasileira, criando um estilo único e vibrante. O samba de roda e o jongo são exemplos de manifestações musicais tradicionais presentes nas comunidades quilombolas.

A culinária quilombola também desempenha um papel fundamental na preservação da cultura. Os pratos são preparados com ingredientes locais, como a mandioca, o milho, o feijão e o peixe, e combinam técnicas tradicionais africanas com sabores típicos da região em que estão localizadas. O acarajé, o bobó de camarão e o feijão tropeiro são algumas das iguarias que refletem essa fusão de influências.

Além disso, a religiosidade é uma dimensão importante da cultura quilombola. As comunidades praticam o candomblé, a umbanda e outras religiões de matriz africana, mantendo suas tradições espirituais vivas. Os rituais, as festividades e as cerimônias religiosas são momentos de celebração, de conexão com os ancestrais e de fortalecimento da identidade quilombola.

A relação com a natureza também é um aspecto fundamental da cultura quilombola. As comunidades quilombolas têm uma ligação profunda com o território em que vivem, baseada no respeito e na harmonia com o ambiente natural. A agricultura familiar, o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação das áreas de floresta são práticas valorizadas e transmitidas de geração em geração.

A luta pela preservação da cultura quilombola é constante. As comunidades enfrentam desafios como a discriminação, o acesso limitado a serviços básicos e a pressão por parte de interesses econômicos que ameaçam seus territórios. No entanto, a resistência e a mobilização dessas comunidades têm sido fundamentais para a conquista de direitos e para a valorização de sua cultura.

A cultura da comunidade quilombola é um tesouro nacional, que merece ser reconhecido, respeitado e preservado. É um legado vivo da história do Brasil, que nos ensina sobre a diversidade cultural, a resistência e a importância de valorizar as raízes que nos conectam com o passado e moldam o presente.


Atividade: Quiz sobre a cultura quilombola

Questão 1: Qual é uma característica da cultura quilombola?
a) Influências europeias
b) Riqueza linguística
c) Adaptação ao meio urbano
d) Esquecimento das tradições

Questão 2: Como a cultura quilombola é transmitida?
a) Por meio de livros
b) Através da internet
c) Oralmente, por meio de narrativas, lendas, músicas e danças
d) Por meio de documentários

Questão 3: Qual é uma forma de expressão artística e resistência na cultura quilombola?
a) Teatro de rua
b) Escultura em madeira
c) Música
d) Pintura abstrata

Questão 4: Quais são os instrumentos musicais utilizados na cultura quilombola?
a) Violão e piano
b) Saxofone e trompete
c) Berimbau, atabaque e cuíca
d) Guitarra e bateria

Questão 5: Quais são algumas manifestações musicais tradicionais nas comunidades quilombolas?
a) Bossa nova e sertanejo
b) Maracatu e frevo
c) Samba de roda e jongo
d) Rock e rap

Questão 6: Qual é um exemplo de prato típico da culinária quilombola?
a) Pizza margherita
b) Sushi de salmão
c) Acarajé
d) Hambúrguer com batatas fritas

Questão 7: Quais são alguns ingredientes utilizados na culinária quilombola?
a) Arroz, macarrão e batata
b) Batata, frango e cenoura
c) Mandioca, milho, feijão e peixe
d) Alface, tomate e cebola

Questão 8: Qual é a relação das comunidades quilombolas com a religiosidade?
a) Praticam o catolicismo romano
b) Praticam o islamismo
c) Praticam o candomblé, a umbanda e outras religiões de matriz africana
d) Não possuem religião

Questão 9: O que é valorizado na relação das comunidades quilombolas com a natureza?
a) A exploração desenfreada dos recursos naturais
b) O uso de agrotóxicos na agricultura
c) A preservação das áreas de floresta e o uso sustentável dos recursos naturais
d) A expansão urbana descontrolada

Questão 10: Quais são os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas?
a) Acesso ilimitado a serviços básicos
b) Apoio incondicional da sociedade
c) Discriminação, acesso limitado a serviços básicos e pressão de interesses econômicos
d) Total reconhecimento e valorização de sua cultura

Respostas:

1- b) Riqueza linguística
2- c) Oralmente, por meio de narrativas, lendas, músicas e danças
3- c) Música
4- c) Berimbau, atabaque e cuíca
5- c) Samba de roda e jongo
6- c) Acarajé
7- c) Mandioca, milho, feijão e peixe
8- c) Praticam o candomblé, a umbanda e outras religiões de matriz africana
9- c) A preservação das áreas de floresta e o uso sustentável dos recursos naturais
10- c) Discriminação, acesso limitado a serviços básicos e pressão de interesses econômicos

Produzido por: Washington Luiz, formado em Letras e respectivas literaturas e graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia de Língua Inglesa.

18 maio 2023

Biografia de Vinícius de Moraes

Biografia de Vinícius de Moraes


Poeta Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes, nascido como Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, foi um renomado poeta, diplomata, dramaturgo, compositor e cantor brasileiro. Nasceu em 19 de outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, e faleceu em 9 de julho de 1980, na mesma cidade.

Vinícius de Moraes é considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa e um dos principais expoentes da música popular brasileira. Sua contribuição artística e cultural transcendeu gerações, e seu trabalho continua a influenciar artistas e admiradores até os dias de hoje.

Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, funcionário público e músico amador, e Lidia Cruz de Moraes, pianista, Vinícius cresceu em um ambiente artístico e musicalmente rico. Desde cedo, mostrou talento e interesse pela poesia, literatura e música. Aos 15 anos, publicou seu primeiro soneto, intitulado "Noite de Lua".

Após concluir seus estudos secundários, Vinícius ingressou na Faculdade Nacional de Direito, onde se destacou não apenas pelos estudos jurídicos, mas também por sua participação ativa na vida cultural do Rio de Janeiro. Foi nessa época que se envolveu com os movimentos artísticos e literários da cidade, estabelecendo contato com outros artistas e intelectuais.

Em 1938, Vinícius de Moraes lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado "O Caminho para a Distância". A obra foi bem recebida pela crítica e marcou o início de sua carreira literária. No entanto, foi a partir da década de 1940 que seu nome ganhou ainda mais destaque, quando se juntou a um grupo de jovens músicos e compositores que estavam revolucionando a música brasileira.

Em parceria com compositores como Tom Jobim, João Gilberto e Baden Powell, Vinícius de Moraes contribuiu para a criação da bossa nova, movimento musical que mesclava samba, jazz e elementos da música clássica. Suas letras poeticamente elaboradas e românticas se tornaram uma marca registrada do estilo e cativaram o público nacional e internacional.

Vinícius escreveu algumas das músicas mais famosas da música brasileira, como "Garota de Ipanema" e "Eu Sei Que Vou Te Amar". Sua parceria com Tom Jobim resultou em diversas composições icônicas, muitas delas fazendo parte da trilha sonora de filmes e novelas brasileiras.

Além de sua carreira na música, Vinícius de Moraes também se destacou como diplomata, tendo servido em diversos países, como Estados Unidos, Uruguai e França. No entanto, nunca abandonou sua paixão pela arte e literatura, continuando a escrever e compor mesmo durante suas missões no exterior.

Ao longo de sua vida, Vinícius de Moraes publicou uma extensa obra poética, incluindo livros como "Ariana, a Mulher" (1936), "Livro de Sonetos" (1957) e "Antologia Poética" (1960). Sua escrita abordava temas como o amor, a paixão, a saudade e a boemia, demonstrando sensibilidade e profundidade em cada verso.

Vinícius de Moraes deixou um legado artístico inestimável para a cultura brasileira. Sua poesia e música continuam a emocionar e inspirar pessoas de todas as idades, e seu nome permanece como sinônimo de qualidade e genialidade. Sua figura imortalizou-se como um dos maiores ícones da cultura brasileira do século XX.

Produzido por: Washington Luiz, formado em Letras e respectivas literaturas e graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia de Língua Inglesa.


Palavras-chaveVinícius de Moraes, Poeta brasileiro, Compositor, Bossa Nova, Garota de Ipanema", Aquarela do Brasil, Chega de Saudade, Samba da Bênção, Diplomata, Letrista, Eu Sei que Vou te Amar, Soneto de Fidelidade, O Morro Não Tem Vez, Onde Anda Você, Tarde em Itapoã, Canto de Ossanha, Água de Beber, Berimbau, Insensatez, Se Todos Fossem Iguais a Você.