24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESPECT AND KINDNESS AT SCHOOL

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESPECT AND KINDNESS AT SCHOOL

Nesta sequência didática será trabalhada a compreensão de um vídeo de PSA (Public Service Announcement), e os alunos produzirão vídeos curtos com o objetivo de promover o respeito e a gentileza na escola.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Construção de laços afetivos e convívio social

Estratégias de compreensão de textos orais: palavras cognatas e pistas do contexto discursivo

Produção de textos orais, com a mediação do professor

Construção de repertório lexical

Imperativo

Habilidades

(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.

(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais sobre temas familiares.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI17) Construir repertório lexical relativo a temas familiares [...].

(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo [...].

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer a organização textual e a finalidade de um Public Service Announcement em formato de vídeo.

Elaborar um vídeo com dicas de como desenvolver o respeito e a gentileza no ambiente escolar.

Produzir pequenos role plays sobre respeito e gentileza.

Conteúdos

Compreensão de vídeos com conteúdo de campanha de serviço público

Ampliação de estruturas de recomendação no imperativo a fim de conscientizar sobre a gentileza e respeito no ambiente escolar

Produção de vídeo de campanha/anúncio de serviço público

Desenvolvimento

Tempo estimado: 4 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Acesso à internet e projetor para exibição do vídeo The Be Kind People Project. Be Respectful Classroom Examples 2016. (Disponível em: <http://pnld.me/z5d6qs>. Acesso em: 12 set. 2018.)

Alternativa: imagens impressas ou projetadas de cenas de pessoas sendo gentis e respeitosas no ambiente escolar (sugeridas a seguir).

Fichas de atividades impressas (uma por grupo de 4 a 5 alunos) ou projetadas.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula escrevendo no quadro a palavra RESPECT e perguntando aos alunos o que eles entendem por essa palavra e o que fazem para promover uma atmosfera de respeito no dia a dia da comunidade escolar. Você pode fazer algumas perguntas como:

O que significa respeito para vocês?

Eles podem dizer que respeito está relacionado a respeitar regras, por exemplo. Se esse for o caso, você pode encaminhar a discussão, ampliando o conceito, dizendo que as regras estão justamente relacionadas ao respeito entre os indivíduos. Você pode citar como exemplo o caso do assento reservado no ônibus. Ao respeitar essa regra, estaremos, de fato, respeitando as demais pessoas naquelas condições que usam o transporte público.

Que exemplos de respeito e gentileza podemos observar no nosso dia a dia?

Cumprimentar as pessoas, ajudar alguém ao notarmos que precisa de ajuda, não interromper bruscamente as pessoas quando elas estão falando etc.

E na escola? De que maneira você mostra respeito e é gentil com os colegas, o professor, os funcionários?

Cumprimentando as pessoas, ouvindo as orientações dos professores e de outros funcionários, observando a linguagem que uso com professores, funcionários e colegas etc.

Você pode escrever no quadro algumas palavras-chave que representem a fala dos alunos, caso julgue apropriado.

Então, dizer aos alunos que eles assistirão a um vídeo de uma campanha, produzido por uma instituição, The Be Kind People Project  BKPP (Disponível em: <http://pnld.me/z5d6qs>. Acesso em: 12 set. 2018.). Escrever no quadro o nome da instituição e o título do vídeo: Be Respectful Classroom Examples 2016, e perguntar aos alunos qual seria o assunto do vídeo, tendo como base o seu título e o nome da instituição que o produziu.

Dica: se os alunos sentirem dificuldade, você pode propor que façam essa inferência inicial em duplas ou trios e se necessário sublinhar as palavras kindrespectful e classroom.

Esclarecer, por fim, que se trata de uma campanha de como ser respeitoso e gentil na sala de aula e também no ambiente escolar como um todo.

Dica: caso não seja possível apresentar o vídeo em sala de aula, para apoiar a discussão, você pode mostrar aos alunos algumas imagens de pessoas tendo atitudes gentis e respeitosas no ambiente escolar e de outras sendo rudes, por exemplo. A seguir, apresentamos algumas imagens como sugestão, que poderão ser projetadas ou impressas. Entretanto, como os alunos produzirão um vídeo, é importante que em algum momento, seja na sala de aula seja em casa, eles possam assistir ao vídeo para analisar as características do gênero Public Service Announcement (PSA).

???

GagliardiImages/Shutterstock.com

???

Monkey Business Images/Shutterstock.com

???

oneinchpunch/Shutterstock.com

???

Monkey Business Images/Shutterstock.com

Promover um debate sobre o que eles esperam ver no vídeo, fazendo perguntas de inferência com base no conhecimento prévio deles. A questão a seguir poderá auxiliar nessa atividade inicial. Você pode imprimir a atividade, projetá-la, pedindo aos alunos que copiem em seus cadernos, ou ainda escrevê-la no quadro. Nessa etapa, eles vão apenas inferir e, na sequência, após assistirem ao vídeo, vão confirmar as respostas.

What do you expect to find in the video?

a) Images of people being respectful at school.

b) Interview with students.

c) Tips on how to be respectful and kind.

d) A presenter.

e) The institution logotype.

f) A person using formal language.

Respostas corretas: a, c, d, e

Reproduzir o vídeo Be Respectful Classroom Examples 2016 (Disponível em: <http://pnld.me/z5d6qs>. Acesso em: 20 ago. 2018.) duas vezes: a primeira para os alunos terem uma ideia geral e, em seguida, uma vez mais, se necessário, para confirmarem as respostas que inferiram. Comentar com eles que, nesse momento, eles apenas devem observar os aspectos mais gerais do vídeo e não devem se preocupar com o que não entenderem.

Dica: se os alunos tiverem dúvidas na inferência sobre a formalidade da língua utilizada, você pode pedir que enfoquem mais atentamente os aspectos visuais, a apresentadora, a expressão corporal dela, a fim de perceberem se a linguagem seria mais formal ou mais informal de acordo com esse contexto.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 30 min

Explicar aos alunos que agora eles passarão para uma compreensão mais específica do vídeo. Porém, antes, vão fazer uma atividade para auxiliar não apenas na compreensão, mas também na produção do vídeo no final da sequência didática. Então, entregar a cada grupo uma ficha com a atividade (imagens e frases).

Dica: você pode optar por projetar as imagens e distribuir apenas a ficha com as frases para os alunos realizarem a atividade.

Read the sentences and look at the pictures. Then listen and order them according to what you hear and see.

a) Relax.

???

Syda Productions/Shutterstock.com

b) Be aware of where you are.

???

Pressmaster/Shutterstock.com

c) Look at the person when they talk to you.

???

Sasa Prudkov/Shutterstock.com

d) Be punctual.

???

Anton Papulov/Shutterstock.com

e) Is it something nice to do to others?

???

Karina Bakalyan/Shutterstock.com

f) Pay attention to people.???

GagliardiImages/Shutterstock.com

Ler com os alunos cada frase e, em seguida, pedir que observem as imagens. Explicar que cada frase apresenta uma dica de como ser respeitoso e gentil no ambiente escolar.

Você poderá reproduzir o vídeo mais uma vez enquanto eles observam as imagens. Em seguida, você pode dizer a eles que devem se apoiar, ainda, em palavras-chave (clocktimeaskquestionstreatpeoplechill outpatientawarenesstoneattentionactive listening), nos cognatos e no conhecimento prévio que possuem para ordenar as imagens.

Respostas: a. 4; b. 1; c. 6; d. 3; e. 2; f. 5

Dica: se você não estiver trabalhando com o vídeo na sala de aula, pode dizer aos alunos que eles vão ler algumas dicas de gentileza e respeito no ambiente escolar e deverão associar cada frase à imagem correta. Você poderá indicar o link do vídeo para que eles assistam em casa e façam a atividade de ordenação para correção na aula seguinte. Eles poderão ler então o script a seguir.


1. [...] Set the tone. [...] Awareness: Know where you are and whats expected of you. [...]

2. [...] Ask yourself two questions: Would I like if someone acted the way Im acting? Is it the kind thing to do? [...] How we treat people is how they will treat us in return.

3. [...] Look at the clock: Being on time is something everyone can do to show respect. [...]

4. [...] Chill out: this one is super important. Being respectful means you are patient [...]. Whenever you catch yourself getting angry or upset remember to chill out [...].

5. Attention, [...] its the best gift you can give to someone. [...] Thats why its important that we pay attention to those around us. [...]

6. [...] Make sure we practice active listening. This means we are looking at the person whos speaking to us [...].

THE Be Kind People Project. 


Be Respectful Classroom Examples 2016. Disponível em: <https://youtu.be/Y3XX12easrg>. Acesso em: 12 set. 2018.


Fazer a correção com toda a turma, pausando após cada trecho. Lembrar sempre que eles devem se apoiar não apenas no áudio e na linguagem verbal, mas também nas imagens e nos gestos da apresentadora.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 10 min

Ao final da atividade com o vídeo, você pode ainda fazer algumas perguntas de reflexão para ampliar o debate.

Esse vídeo foi produzido por uma instituição estadunidense tendo em mente os alunos desse país. Você acha que essas dicas são mais relevantes para eles ou serviriam para qualquer ambiente escolar? Espera-se que os alunos percebam que essas dicas são abertas e podem ser seguidas e aplicadas a diversos contextos para se desenvolver a gentileza e o respeito.

Quais dicas você acha mais importantes? Por quê? Resposta pessoal.

Você costuma seguir algumas dessas dicas apresentadas? Se sim, com que frequência? Caso não, explique o porquê. Resposta pessoal.

Por que você acha que a instituição elaborou um vídeo sobre a gentileza e o respeito no ambiente escolar? Você acha esse um tema pertinente? Resposta possível: é importante desenvolvermos a gentileza e o respeito em nosso dia a dia como um todo; no ambiente escolar, isso pode nos ajudar na aprendizagem e a ter uma convivência melhor com todos.

O que significa a sigla AYE que a apresentadora menciona no início no vídeo? Por que ela menciona essa sigla? A sigla significa All year, everyday e quer dizer que são dicas que podem e devem ser praticadas o ano todo, todos os dias. Se for preciso esclarecer o significado, voltar ao início do vídeo para os alunos poderem visualizar essa fala.

Para trabalhar dúvidas

Se os alunos sentirem dificuldades com o vocabulário e necessidade de compreender algumas palavras, você pode propor que, antes de consultarem o dicionário, conversem entre si para ver se o colega sabe o significado. Se julgar necessário, você pode ainda propor uma atividade rápida de associação, que tenha como base o contexto da frase. Para isso, você pode escrever as traduções de algumas palavras que os alunos possam ter mais dificuldade e dizer a eles em que trecho do vídeo essa palavra está, e eles devem encontrá-la na frase.

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliá-lo nessa avaliação inicial da turma como um todo:

Os alunos participaram das discussões inicial e final?

Eles conseguiram perceber a integração entre a linguagem verbal e a visual apresentadas no vídeo?

Eles foram capazes de perceber a importância de falarmos de respeito, solidariedade e gentileza no ambiente escolar?

Eles conseguiram compreender as ideias centrais apresentadas no vídeo?

Aula 2

Materiais e recursos

Acesso à internet e projetor para exibição do vídeo Be Respectful Classroom Examples 2016. (Disponível em: <http://pnld.me/z5d6qs>. Acesso em: 12 set. 2018.)

Cartolinas.

Canetas hidrográficas.

Opcional: lápis de cor.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 5 min

Iniciar a aula retomando com os alunos as dicas sobre respeito e gentileza no ambiente escolar e deixar que comentem por alguns minutos aquelas de que se lembrarem. Escreva algumas das dicas mencionadas no quadro.

Fazer então algumas perguntas de reflexão aos alunos como forma de prepará-los para a produção do vídeo:

Como podemos desenvolver o respeito e a gentileza na nossa escola? Resposta sugerida: além de seguir as dicas apresentadas, devemos também cuidar do espaço público utilizado por todos, cumprimentar as pessoas, sermos prestativos sempre que possível etc.

Como vocês acham que poderíamos aumentar a conscientização sobre a importância de promover o respeito, a gentileza e a solidariedade na escola? Resposta sugerida: por meio de campanhas que envolvam os alunos, os professores e todos os funcionários.

Atividade 2

Alunos: turma como um todo; grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 15 min

Relembrar os alunos de que o vídeo a que assistiram é um tipo de campanha para promover esses valores na escola.

Explicar brevemente que esse vídeo se trata de um Public Service Announcement (PSA), ou seja, ele tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre determinado assunto. Esse tipo de material pode ser produzido em diversos formatos, desde os impressos até os audiovisuais, como é o caso desse.

Dica: se você julgar relevante, pode selecionar PSA de outros assuntos para apresentar aos alunos. Uma busca na internet por PSA mais algum outro termo referente a um tema que deseje explorar pode retornar resultados interessantes. Entretanto, sempre recomendamos assistir ao vídeo completo antes de apresentá-lo aos seus alunos, a fim de verificar se está de acordo com seus objetivos.

Reproduzir o vídeo Be Respectful Classroom Examples 2016 (Disponível em: <http://pnld.me/z5d6qs>. Acesso em: 12 set. 2018.) novamente e fazer algumas perguntas para ampliação do estudo das características desse gênero, já iniciado na Aula 1.

As seguintes perguntas podem auxiliar nesse reconhecimento. Você poderá imprimi-las e distribuir aos grupos, projetá-las e pedir que os alunos respondam nos cadernos ou ainda escrevê-las no quadro. Eles podem ainda voltar à atividade que realizaram na aula anterior, se necessário, para auxiliar nesse reconhecimento.

1. What is the objective of the video?

a) To make students follow school rules.

b) To raise awareness about how important is to be kind and respectful at school.

c) To promote a better environment among students and teachers.

2. Who is the possible audience?

a) Students.

b) Teachers.

c) Students, teachers and all the school community.

3. Which verb form is used to present the tips?

a) Verb to be in the simple present.

b) The imperative, affirmative and negative forms.

c) Other.

Orientá-los então a listar no caderno as principais características desse gênero. A ficha a seguir pode auxiliar nessa sistematização:

Genre Characteristics

Name: Public Service Announcement  Developing respect and kindness at school.

Visual aspects: different scenes, verbal language and images, presenter, gestures.

Author: an institution in the USA (The Be Kind People Project).

Possible audience: American students (but can be useful for many students around the world).

Objective: to promote respect and kindness at school.

Media: video sharing website

Atividade 3

Alunos: grupos de 4-5 alunos

Tempo estimado: 30 min

Explicar aos alunos que, em grupos, eles produzirão seus próprios PSA sobre o tema Respect and Kindness at our school em formato audiovisual. Assim, cada grupo deverá produzir um vídeo curto, com cerca de 15 a 20 segundos, que ilustre uma ação de respeito e gentileza na escola. Eles poderão realizar uma pequena encenação dessas ações ou mesmo criar desenhos e montagens com imagens e gravar a apresentação deles. Você pode escrever essas orientações no quadro, com o objetivo de guiar melhor a produção dos alunos.

What to produce? A PSA video.

What for? To raise awareness about kindness and respect at school.

To whom? Students at my school and all over the world.

Where? In a video sharing platform or school website.

Antes de iniciar o planejamento do vídeo, você pode listar com eles outras dicas além das apresentadas no vídeo que assistiram e escrevê-las no quadro. Em conjunto com a turma, decidir quais grupos ficarão responsáveis por quais dicas, as quais eles considerarem mais importantes.

Após a decisão da dica que cada grupo irá apresentar em seu vídeo, explicar que eles deverão planejar como serão essas produções. É preciso saber, por exemplo, como será a cena de abertura, se haverá uma encenação e como ela será desenvolvida, ou se o vídeo contará apenas com gestos e expressão corporal, além de criar os diálogos, caso haja previsão de falas.

Assim, na cena de abertura, um dos alunos pode mostrar um pequeno cartaz com a frase Greet people at school. Logo após, poderá haver uma encenação curta com a participação de dois ou três integrantes do grupo, um deles no papel de professor, outro no de funcionário da escola e outro no de aluno, que chega e cumprimenta os demais dizendo Good morning ou dirige suas saudações a cada um individualmente.

Enfatizar com os alunos a importância de todos participarem dando ideias e produzindo os cartazes que acompanham as dicas. Se eles forem encenar, lembre-os de que devem praticar suas falas, que devem ser curtas. Por fim, explicar que, na aula seguinte, eles vão produzir os vídeos.

Dica: os alunos podem produzir os vídeos na sala de aula, de forma coordenada por você, ou ainda, se possível, utilizar o pátio ou outros ambientes da escola. Se a produção do vídeo não for viável, você pode propor que façam uma apresentação para a turma.

Para trabalhar dúvidas

Caso haja dificuldade no planejamento do vídeo e da encenação, você pode criar com eles um minirroteiro para a pré-produção do vídeo, estabelecendo alguns elementos:

Scenario: Classroom, school hall, schools yard, etc.

Props: Accessories to be used during the scene.

Filmmaker: The person who will film the scene.

The opening scene: The tip about respect and kindness (written in a poster, for example).

The scene and lines: A short description of the scene and the dialogues.

The actors: Those who will act.

Avaliação

À medida que os alunos forem trabalhando em grupos, circular pela sala de forma a perceber o engajamento deles durante essa fase de planejamento da produção. As seguintes perguntas podem auxiliar na avaliação:

Os alunos demonstraram interesse na elaboração do vídeo para a campanha?

Todos estão engajados e participando do planejamento e da preparação em grupos?

Aula 3

Materiais e recursos

Câmeras ou celulares com câmeras.

Cartazes com as frases ou desenhos produzidos pelos alunos.

Outros elementos que tenham considerado relevante para a gravação do vídeo.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 4-5 alunos (os mesmos da Aula 2)

Tempo estimado: 5 min

Começar a aula retomando a organização dos grupos. Reforçar o papel que cada aluno terá dentro do grupo e a importância disso para o bom andamento do trabalho.

Lembrar aos alunos de que os vídeos serão curtos, com duração entre 15 e 20 segundos. Caso seja possível, levar os alunos a outros ambientes da escola que poderão servir de cenários na produção de seus vídeos.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4-5 alunos (os mesmos da Aula 2)

Tempo estimado: 35 min

Os alunos então devem gravar os vídeos, conforme sua orientação e o planejamento realizado na Aula 2. Estabelecer um prazo para as gravações, que podem ocorrer na sala de aula e, nesse caso, é preciso organizar um grupo após o outro, ou em outros espaços da escola. Caso não seja viável a gravação, os grupos podem fazer ensaios e apresentar para os colegas.

Atividade 3

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Conversar brevemente com os alunos sobre a produção que fizeram. Perguntar, por exemplo, como foi a experiência, quais foram as maiores dificuldades, de qual parte gostaram mais.

Orientá-los a compartilhar os vídeos com você para que seja possível disponibilizá-los no site da escola ou em outra plataforma que julgue conveniente, para que todos possam assistir às produções dos colegas.

Dica: se possível e desejável, os alunos podem utilizar alguma ferramenta de edição de vídeo para incluir textos, áudios e outros recursos que desejarem. Sugerimos que você explore antes esses recursos para poder auxiliá-los, se necessário.

Se for viável, a aula seguinte poderá ser realizada na sala de informática para que os alunos possam assistir às produções dos colegas.

Para trabalhar dúvidas

Sugerir aos alunos que observem e sigam os planos e o roteiro que prepararam na aula anterior, para não extrapolar o tempo e conseguir direcionar mais as produções. Com base nas dicas e na elaboração feita pelos alunos, você pode disponibilizar alguns recursos visuais simples para auxiliá-los nas produções, se for necessário. Além disso, no momento da gravação, sugerimos que você fique disponível para auxiliá-los no que for necessário, tanto em termos linguísticos quanto estruturais.

Avaliação

Avaliar como ocorreu a produção dos vídeos pelos grupos. Algumas sugestões de itens para compor uma avaliação:

Os alunos conseguiram se organizar para compor o vídeo?

Os grupos seguiram o que haviam proposto no roteiro?

Os alunos demonstraram preocupação em passar a mensagem de maneira clara?

Aula 4

Materiais e recursos

Vídeos produzidos pelos alunos.

Computadores ou projetor para exibir os vídeos da turma.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula fazendo algumas perguntas à turma sobre a produção deles para que possam compartilhar a experiência no grupo. Essa etapa também poderá ser interessante para você perceber alguns pontos fortes e fracos da turma, servindo como um tipo de avaliação. As perguntas a seguir podem ajudar nessa reflexão:

Qual parte foi mais fácil no processo de planejamento e gravação do vídeo? E qual foi mais difícil?

De qual parte vocês mais gostaram? E qual não gostaram tanto? Por quê?

Vocês se inspiraram em algo ou alguém na hora de produzir os vídeos? Se sim, em que ou quem?

Deixar que compartilhem as ideias que desejarem com a turma sobre o processo de produção.

Atividade 2

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 25 min

Exibir os vídeos para os alunos e orientá-los a prestar atenção em diversos aspectos: abertura, atuação dos colegas, dica apresentada etc. Para uma melhor apreciação, se houver tempo, você pode reproduzir os vídeos mais de uma vez. Entretanto, é importante explicar a eles que os comentários serão feitos depois de verem todos os filmes.

Incentivá-los a observar os aspectos da produção e a identificar elementos positivos em cada vídeo. Se houver críticas, explicar que elas devem ser construtivas, no sentido de melhorar a produção uma próxima vez.

Caso seja possível, exibir ainda a produção dos alunos para toda a escola. Os vídeos podem ficar disponíveis na internet para uma divulgação maior da campanha. Nesse caso, verificar a necessidade de obter a autorização de uso de imagem junto aos responsáveis dos alunos, caso eles apareçam nos vídeos.

Atividade 3 + Avaliação final

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Propor uma conversa final sobre as produções. As seguintes perguntas podem auxiliar nesse debate:

1. Vocês acreditam que as dicas foram úteis para a turma e a comunidade escolar?

2. Vocês acham que faltou algum item? Qual?

3. Qual vídeo acharam mais interessante? Por quê?

4. O que mudariam nos próprios vídeos se pudessem? Por quê?

Ampliação

Caso o vídeo tenha sido disponibilizado em alguma plataforma de compartilhamento ou mesmo no site ou blog da escola, você pode propor aos alunos que comentem as produções dos colegas. Entretanto, para evitar situações desconfortáveis e que possam incidir cyberbullying, recomendamos que você seja o moderador e, para isso, deve explicar aos alunos que os comentários devem ser produtivos e refletir uma linguagem respeitosa e gentil, que esteja de acordo com o que estão manifestando nos vídeos.

Eles podem, então, escrever rascunhos de comentários e compartilhar em duplas para melhorias no texto, para depois publicá-los, caso desejem.

Avaliação final

Você pode propor aos alunos que copiem em folhas separadas as seguintes perguntas para que se autoavaliem. Depois de eles preencherem e escreverem o nome nessas fichas, elas devem ser entregues a você. Recolher esse instrumento e juntar com as outras avaliações feitas durante as aulas. Assim, você terá ferramentas para conversar com cada aluno e readequar o planejamento, se necessário.

:-)

:-|

:-(

1. Sou capaz de reconhecer os objetivos e as características principais de um vídeo de Public Service Announcement?

2. Consigo formular frases para expressar dicas e sugestões em inglês.

3. Sou capaz de reconhecer palavras e expressões relacionadas ao desenvolvimento de respeito e gentileza.

4. Participei da elaboração e gravação do vídeo com meus colegas.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário