24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SIMPLE PAST AND BIOGRAPHIES

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

SIMPLE PAST AND BIOGRAPHIES

Os objetivos desta sequência didática são revisar os verbos regulares no simple past em trechos de biografias e levar os alunos a criarem uma biografia de um personagem fictício de forma colaborativa.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objeto de conhecimento

Passado simples e contínuo (formas afirmativa, negativa e interrogativa)

Habilidade

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Objetivos de aprendizagem

Recordar, entender e aplicar o simple past dos verbos regulares por meio da oralidade.

Entender as características de um texto biográfico.

Desenvolver a escrita colaborativa por meio da produção de uma biografia.

Conteúdos

Passado simples (verbos regulares)

Biografias

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Trechos curtos de biografias de pessoas ilustres (impressos ou projetados).

Folhas A4.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 15 min

Iniciar a aula explicando aos alunos que eles conhecerão a vida de algumas personalidades importantes para o mundo. Dividir a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e entregar a cada um dos grupos trechos de biografias de algumas pessoas ilustres que considerar mais relevantes. A seguir, há alguns links que podem ajudar na seleção dos textos.

Como ocorre em todos os textos autênticos, as biografias indicadas aqui trazem outros tempos verbais que não o simple past, assim como alguns verbos irregulares no passado. Entretanto, você pode selecionar os trechos que julgar mais relevantes e adequados para a turma.

Dorothy Johnson Vaughan  Mathematician (1910-2008)

Dorothy Johnson Vaughan worked as a NASA mathematician on the SCOUT Launch Vehicle Program that launched Americas first satellites into space. [...]

BIOGRAPHY. Dorothy Johnson Vaughan. Disponível em: <www.biography.com/people/dorothy-johnson-vaughan-111416>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Ayrton Senna  Race Car Driver (1960-1994)

Brazilian race car driver Ayrton Senna was a famous professional race car driver and sportsman at the time of his death in a racing crash in 1994. [...]

ENCYCLOPEDIA. Ayrton Senna. Disponível em: <www.encyclopedia.com/people/sports-and-games/sports-biographies/ayrton-senna>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Albert Einstein  The Nobel Prize in Physics 1921

Albert Einstein was born at Ulm, in Württemberg, Germany, on March 14, 1879. [...]

THE NOBEL PRIZE. Albert Einstein. Disponível em: <www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1921/einstein-bio.html>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Raoni  Indigenous leader

[...] This charismatic leader has been crusading for four decades to save his homeland, the Amazon forest. This stubborn and untamed man initiated a cause for the last rainforests preservation, and he risked his life many times for this priceless world heritage.

RAONI. Biography. Disponível em: <http://raoni.com/biography.php>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Marie Curie  physicist and chemist

Marie Curie was a physicist and chemist and a pioneer in the study of radiation. [...]

LIVE SCIENCE. Marie Curie. Disponível em: <www.livescience.com/38907-marie-curie-facts-biography.html>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Marta Athlete  Activist, Soccer Player (1986-)

Brazilian women's soccer superstar Marta was named FIFA World Player of the Year a record five consecutive times, beginning in 2006. [...]

BIOGRAPHY. Marta. Disponível em: <www.biography.com/people/marta-21322927>. Acesso em: 23 jul. 2018.

Antes de trabalhar com os verbos e as estruturas do passado, você pode explorar rapidamente ainda alguns aspectos referentes ao gênero textual. Ao entregar os textos aos grupos, você pode pedir aos alunos que o observem por alguns minutos e fazer algumas perguntas referentes à identificação do gênero. Por exemplo:

1. Que texto é esse? Um trecho de uma biografia.

2. Que tipos de informações textos como esse costumam trazer? Informações sobre a vida de alguém.

3. Onde costumamos encontrar esses textos? Em enciclopédias, impressas e on-line, sites sobre uma pessoa ou que trazem informações sobre pessoas de destaque em uma área, revistas etc.

4. Qual é o objetivo desses textos? Apresentar um resumo sobre fatos da pessoa biografada.

5. Que tipos de frases e estruturas são mais utilizadas nesse tipo de texto: passado, presente ou futuro? O passado é uma grande marca das biografias, mas não é o único tempo que aparece nelas.

Atividade 2

Alunos: duplas

Tempo estimado: 15 min

Após o reconhecimento do gênero, você pode passar para a etapa de compreensão geral desses textos. Reservar um tempo para que os alunos leiam os trechos e, em seguida, orientá-los a formar duplas para conversar com um colega sobre o que entenderam desses textos.

Estabelecer um tempo para essa discussão e, ao término desse tempo, fazer algumas perguntas a alunos de diferentes duplas sobre as pessoas biografadas, por exemplo: Who you read about?Whats her/his name?What she/he did?When she/he was born? etc.

Se preferir, você pode preparar com antecedência algumas perguntas sobre cada texto selecionado e orientar os alunos a respondê-las nos próprios grupos iniciais ou, ainda, fazer essas perguntas oralmente para alguns alunos.

Atividade 3

Alunos: grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 20 min

Ao final da aula, nos grupos iniciais, os alunos devem identificar nos textos exemplos de verbos regulares no simple past e fazer uma lista em uma folha A4. Se eles já conseguirem identificar alguns verbos irregulares, orientá-los a fazer a anotação desses verbos em uma lista separada, pois, nesse momento, o enfoque será nos verbos regulares.

Orientá-los a guardar as listas ou pedir que as entreguem a você, identificando os grupos, para que possam ser utilizadas em aula posterior.

Uma outra possibilidade é solicitar a cada grupo que identifique nos textos alguns exemplos de verbos regulares no simple past e escrevê-los no quadro à medida que os forem localizando. Se os alunos mencionarem verbos irregulares também, você pode criar uma lista separada no quadro para esses verbos.

É importante haver o registro dessas listas para trabalhar o conteúdo na aula seguinte.

Avaliação

1. Os alunos conheceram as características gerais do gênero biografia?

2. Eles perceberam o uso do simple past no texto biográfico?

3. Todos participaram ativamente da formulação da lista de verbos?

Aula 2

Materiais e recursos

Listas de verbos feitas pelos alunos na Aula 1.

Folhas A4.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 10 min

Reservar os minutos iniciais da aula para uma breve revisão dos textos lidos, como forma de ativar o conhecimento prévio. Solicitar aos alunos que se reúnam nos mesmos grupos da Aula 1.

Embora seja interessante falar sobre o gênero textual, é importante direcionar esta discussão para o trabalho com os verbos, pois esse é o objeto de estudo dessa aula.

Atividade 2

Alunos: grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 20 min

Solicitar aos alunos que observem a lista elaborada na aula anterior de verbos regulares que identificaram nos textos.

Desenhar no quadro uma tabela como a apresentada a seguir e solicitar aos alunos que criem uma semelhante em uma folha A4. Eles devem, então, preencher a tabela com os itens: infinitivo e tradução, além de criar uma frase de exemplo, em grupos, para cada um dos verbos.

Infinitive

Past form

Translation

Example sentence

move

moved

mudar(-se)

She moved to Belo Horizonte when she was twenty years old.

Atividade 3

Alunos: grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 20 min

Solicitar aos alunos que observem como se deu a transformação do infinitivo para a forma do passado. Você pode perguntar a eles, por exemplo, que verbos apenas receberam-d ou -ed, quais perderam o -y e ganharam -ied, quais tiveram a consoante dobrada antes de receberem -ed.

Nesse momento, fazer uma breve revisão com eles sobre as regras de grafia desses verbos.

É importante selecionar, antecipadamente, uma pequena lista de verbos que contemple todas as regras. Você pode anotar no quadro exemplos de verbos no infinitivo para que os alunos digam as formas no passado.

Uma possibilidade interessante de trabalhar esse assunto é criar um quadro com as regras de formação do simple past à medida que os alunos forem dizendo as formas no passado.

Avaliação

1. Os alunos participaram da discussão inicial trazendo contribuições relevantes?

2. Todos foram capazes de colaborar com a elaboração do quadro de verbos?

3. Entenderam as formas como os verbos são flexionados no simple past?

Aula 3

Materiais

Listas de verbos feitas pelos alunos na Aula 1.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula perguntando aos alunos sobre as biografias que leram na Aula 1 e de quais verbos no passado se lembram. Escrevê-los no quadro como forma de fazer uma breve revisão.

Nesse momento, caso eles citem alguns verbos irregulares também, você pode perguntar a eles o infinitivo desses verbos e o significado deles. Escrevê-los no quadro, em uma lista separada, pois os alunos podem precisar deles nas produções desta aula.

Atividade 2

Alunos: turma como um todo ou grupos de 3 ou 4 alunos

Tempo estimado: 30 min

Esta atividade pode ser feita tanto com a turma toda como com os grupos das aulas anteriores. Explicar aos alunos que eles vão criar uma espécie de biografia oral de um personagem fictício. Toda a história de vida desse personagem será criada por eles.

Escrever no quadro apenas o início do que poderia ser uma biografia, deixando um espaço em branco para o nome do biografado, e dizer aos alunos que, além do nome, a turma deve decidir o dia e o local de nascimento desse personagem. Um exemplo do que pode ser escrito no quadro, para iniciar o texto, é o seguinte:

__________________ was born on ___________ in ______________.

Estabelecer a ordem de participação dos alunos ou dos grupos, certificando-se de que todos possam contribuir com a atividade. Então, explicar a eles que você dirá um verbo (regular, no infinitivo) e um primeiro aluno deverá criar uma frase com esse verbo, que será o início da história de vida do personagem.

Se preferir que os alunos trabalhem em grupos, eles podem ter alguns poucos minutos para pensar na frase, sem escrevê-la, e dizê-la a você, que a escreverá no quadro. Explicar ainda que a história de vida do personagem precisa fazer sentido, ou seja, eles devem prestar atenção no que foi já foi dito pelos colegas para poderem criar a sua frase.

Repetir o procedimento até que todos os verbos que deseja trabalhar se esgotem ou até que julgue suficiente. À medida que os alunos forem dizendo as frases, escrevê-las no quadro exatamente como eles as disserem, para poderem posteriormente revisar o texto.

Se os alunos trabalharem individualmente, mas tiverem dúvidas na hora de criar as frases, você pode sugerir a eles que peçam ajuda a um colega.

Atividade 3 + Avaliação final

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Revisar com os alunos o texto criado, pedindo a eles que proponham melhorias e que verifiquem se as formas do passado estão corretas e foram adequadamente utilizadas e também se o texto faz sentido como uma biografia.

Avaliação

1. Os alunos trouxeram boas contribuições à discussão inicial da aula?

2. Foram capazes de criar o texto colaborativo oral, seguindo as suas orientações?

3. Na revisão final do texto, todos colaboraram de forma construtiva?

Para trabalhar dúvidas

Se os alunos tiverem dúvidas na hora de criar oralmente as frases, você pode orientá-los a observar a tabela com os verbos que criaram na Aula 2. Outra possibilidade é distribuir alguns verbos no infinitivo entre os alunos e explicar que eles devem criar algumas frases que poderiam estar na biografia de um personagem (fictício), reunindo posteriormente as frases de todos para criar uma biografia em conjunto.

Ampliação

Propor aos alunos que façam perguntas sobre a vida do personagem criado, como uma maneira de praticar a oralidade e a forma interrogativa do simple past. Essa atividade pode ser feita em grupos ou individualmente. Sugerir que façam perguntas cujas respostas sejam sim ou não para que possam ainda treinar as respostas curtas.

Avaliação FINAL

1. Os alunos compreenderam as formas do simple past dos verbos regulares?

2. Eles compreenderam a forma infinitiva e as regras de ortografia?

3. Eles foram capazes de criar frases curtas para compor um texto em conjunto utilizando verbos no simple past?


Fonte: FNDE

0 comentários:

Postar um comentário