24 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GENRE STUDY – TIMELINES

???

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

GENRE STUDY – TIMELINES

O objetivo desta sequência didática é ampliar o trabalho com o gênero linha do tempo, apresentando não apenas linhas do tempo biográficas, mas de períodos históricos, eventos, produtos e invenções. Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de produzir uma linha do tempo sobre um período histórico de sua escolha.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Compreensão geral e específica: leitura rápida (skimmingscanning)

Pré-escrita: planejamento de produção escrita, com a mediação do professor

Produção de textos escritos, em formatos diversos, com a mediação do professor

Habilidades

(EF07LI06) Antecipar o sentido global de textos em língua inglesa por inferências, com base em leitura rápida, observando títulos, primeiras e últimas frases de parágrafos e palavras-chave repetidas.

(EF07LI07) Identificar a(s) informação(ões)-chave de partes de um texto em língua inglesa (parágrafos).

(EF07LI12) Planejar a escrita de textos em função do contexto (público, finalidade, layout e suporte).

(EF07LI14) Produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado (linha do tempo/timelines, biografias, verbetes de enciclopédias, blogues, entre outros).

Objetivos de aprendizagem

Entender o gênero linha do tempo.

Criar uma linha do tempo

Conteúdos

Linha do tempo

Presente histórico e passado simples (verbos regulares)

Meses do ano

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Linhas do tempo de diferentes temas, eventos e personalidades, impressas (ao menos uma por grupo) ou projetadas.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos

Tempo estimado: 20 min

Escrever no quadro o termo Timeline e dizer aos alunos que esse será o objeto de estudo deles nas aulas seguintes. Perguntar se conhecem linhas do tempo e se podem descrever alguma delas. É possível que eles já conheçam esse tipo de texto de livros, revistas e até de certos jogos.

Organizar os alunos em grupos e disponibilizar linhas do tempo de diferentes origens e sobre diversos temas: biográficas, de eventos, históricas etc. Indicamos, a seguir, algumas linhas do tempo, mas sugerimos fazer uma análise prévia delas para verificar qual é mais apropriada para a sua turma e para os objetivos de aprendizagem dos alunos.

Martin Luther King Jr.

STANFORD UNIVERSITY. Major King Events Chronology: 1929-1968. Disponível em: <http://pnld.me/3ktepj>. Acesso em: 27 set. 2018.

History of Computers

ZIMMERMANN, K. A. History of Computers: A Brief Timeline. LiveScience, 6 set. 2017. Disponível em: <http://pnld.me/nhimoc>. Acesso em: 27 set. 2018.

Tarsila do Amaral (timeline dinâmica, que deve ser vista no computador, pois não é possível imprimir)

TARSILA. Timeline. Disponível em: <http://pnld.me/suecen>. Acesso em: 27 set. 2018.

History of Brazil

BRAZIL Profile: Timeline. BBC News, 29 out. 2018. Disponível em: <http://pnld.me/rivvy6>. Acesso em: 27 set. 2018.

Caso você opte pela linha do tempo da Tarsila do Amaral, por ser dinâmica, ela deve ser projetada para a apresentação aos alunos. Se isso não for possível, uma alternativa é fazer uma montagem na sala de aula imprimindo as diversas telas que a compõem. Os grupos de alunos podem receber a mesma linha do tempo ou você pode disponibilizar a cada grupo partes diferentes de uma mesma linha do tempo. Nesse caso, é possível promover uma espécie de Jigsaw Reading com a turma.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos

Tempo estimado: 10 min

Depois de distribuir as linhas do tempo (ou os recortes que selecionou delas), pedir aos alunos que as analisem, orientando-os com algumas perguntas como as seguintes, que podem ser anotadas no quadro.

1. Que tipos de informações trazem os textos?

2. Como os textos são formatados?

3. Que características tipográficas apresentam?

4. O que os números que aparecem neles representam?

5. Possuem imagens? Se sim, quais?

6. Onde foram publicadas as linhas do tempo?

Orientá-los a tomar nota sobre a análise feita e sobre outras características do gênero que eles possam julgar relevantes.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos

Tempo estimado: 20 min

Trocar alguns alunos entre os grupos para que conversem sobre as linhas do tempo que leram, como forma de conhecerem outros tipos de linha tempo além daquela que foi atribuída a seu grupo.

Como forma de estimular os alunos a praticarem a estratégia de scanning, localizando as informações no texto, fazer perguntas a alguns deles, mencionando as informações de algumas linhas do tempo com as quais estejam trabalhando, por exemplo:

What is your timeline about?

What happened in 1888 in Brazil?

What happened in technology in 1941?

Os alunos podem responder em inglês ou em português, se você julgar mais adequado para a turma.

Ao final da aula, perguntar a eles o que acharam mais interessante na linha do tempo que leram e por quê. Instruí-los a guardar as linhas do tempo ou recolhê-las para a continuação do trabalho na aula seguinte.

Para trabalhar dúvidas

Se julgar necessário, você pode levar informações adicionais sobre o gênero linha do tempo para os alunos: As linhas do tempo são como gráficos ou mapas que trazem os eventos mais marcantes e importantes do passado, mas também podem trazer expectativas para o futuro demarcando as datas ou os períodos que se espera que tais eventos ocorram. A linha do tempo tem como principal função apresentar graficamente os eventos para fins de análise. Sendo assim, ela permite ao leitor não apenas que observe as datas em que os eventos-chave ocorreram, mas também que avalie os intervalos de tempo entre um evento e outro.

Fonte de pesquisa: OLIVEIRA, A. A.; JUSMÃO, J. A. B.; NOVA, M. E. Linha do tempo. In: DIONÍSIO, A. P. (Org.). Série verbetes enciclopédicos: diversidade de linguagens no ensino médio. Disponível em: <http://pibidletras.com.br/serie-verbetes/serie-verbetes-enciclopedicos-volume2-linha-do-tempo-e-mapa.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2018.

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliá-lo na avaliação desta primeira aula.

1. Os alunos compreenderam o que é uma linha do tempo?

2. Eles participaram da análise nos grupos?

3. Conseguiram formular perguntas e respostas relevantes sobre o material analisado?

Aula 2

Materiais e recursos

Linhas do tempo de diferentes temas, eventos e personalidades, impressas (ao menos uma por grupo) ou projetadas.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Começar a aula retomando com os alunos as linhas do tempo que leram na Aula 1. Distribuir novamente as linhas do tempo e solicitar a eles que as observem novamente e que comentem algumas das características que analisaram na aula anterior. Para tanto, eles podem trocar ideias entre si e rever as anotações que fizeram.

Explicar a eles que, nesta aula, eles vão analisar a estrutura do gênero linha do tempo e preparar o que for necessário para escrever uma timeline.

Atividade 2

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 20 min

Explicar aos alunos que agora vão observar mais atentamente a estrutura do texto em si. Você pode perguntar oralmente e escrever no quadro algumas questões sobre o tamanho do texto em cada marco de data, o tamanho das frases, se os textos são formais ou informais, que tempos verbais são mais utilizados. Por exemplo:

Are the sentences long or short?

Are the texts formal or informal?

What verb tenses are more common?

Nesse momento, é possível que os alunos indiquem o simple present, então, você pode questioná-los se, nas linhas do tempo que leram, os verbos no presente estão de fato se referindo a acontecimentos do presente.

Explicar-lhes, então, que muitas vezes utilizamos o verbo no presente para nos referirmos a ações do passado e que, em textos históricos ou narrativos, isso confere mais vivacidade ao texto, tornando-o mais próximo do leitor. Orientá-los a incluir as informações sobre estrutura e linguagem da linha do tempo nas anotações que fizeram sobre o gênero.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos

Tempo estimado: 20 min

Dividir os alunos nos mesmos grupos da Aula 1 e explicar que eles vão criar uma linha do tempo de um período histórico que desejarem. Você pode ainda trabalhar em conjunto com o professor de História para decidirem que período histórico, do Brasil ou do mundo, a turma prefere abordar ou se cada grupo irá abordar um período diferente.

Os grupos devem, então, conversar e chegar a uma conclusão sobre o que vão enfocar em sua linha do tempo. Para tanto, eles podem também utilizar o livro de História se desejarem.

Após a escolha do período ou da personagem histórica, orientá-los quanto à pesquisa, que pode ser feita na internet, na biblioteca da escola, consultando o professor de História etc. Anotar no quadro algumas informações que não podem faltar em uma linha do tempo, como as seguintes:

Informações sobre a vida da personagem: nascimento, morte (da pessoa ou de familiares), casamentos e filhos.

Eventos históricos que tenham impacto na vida da personagem ou que representem o período retratado.

Todos os eventos e atividades que ajudem a moldar, resumidamente, o assunto escolhido para a timeline.

Lembrar os alunos de que eles devem se ater aos dados que sejam relevantes para o período retratado e encorajá-los a pesquisar em sites em língua inglesa, para já se familiarizarem com o vocabulário necessário para a sua produção.

Por fim, pedir a eles que tragam na aula seguinte o resultado dessa breve pesquisa para, então, criar a linha do tempo. Se achar pertinente, solicitar que tragam imagens impressas que possam retratar o tema escolhido.

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliá-lo na avaliação da Aula 2.

1. Os alunos entenderam o uso do tempo verbal nesse tipo de texto?

2. Eles compreenderam a estrutura de uma linha do tempo?

3. Todos sabem que tipo de informação deve constar em uma linha do tempo?

4. De forma conjunta com seus grupos, escolheram o objeto de pesquisa para criar a própria linha do tempo?

Aula 3

Materiais e recursos

Linhas do tempo de diferentes temas, eventos e personalidades, impressas (ao menos uma por grupo) ou projetadas.

Folhas A4.

Dicionários bilíngues (um por grupo).

Imagens impressas providenciadas pelos alunos (opcional).

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos (os mesmos da aula anterior)

Tempo estimado: 10 min

Iniciar a aula retomando com os alunos as características da linha do tempo que observaram nas aulas anteriores. Projetar uma das linhas do tempo da Aula 1 para servir de referência para a produção deles.

Dividir os alunos nos mesmos grupos da Aula 2 e pedir que organizem os fatos históricos que pesquisaram, colocando-os em ordem cronológica. Eles podem fazer isso no caderno ou em folhas avulsas, como um rascunho para a escrita. Se tiverem selecionado imagens, também é importante organizá-las nesse momento.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos (os mesmos da aula anterior)

Tempo estimado: 15 min

Pedir aos alunos que escrevam os pequenos textos que vão compor a linha do tempo. No grupo, cada aluno pode ficar responsável por escrever alguns fatos relacionados a datas específicas. Se necessário, eles podem utilizar o dicionário bilíngue para produzir esses textos.

Por fim, eles devem trocar entre si os textos que escreveram, no próprio grupo, para que os colegas os avaliem. Os colegas devem sugerir melhorias e verificar se o texto deles e o dos colegas contêm as características de um texto de linha do tempo.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4 ou 5 alunos (os mesmos da aula anterior)

Tempo estimado: 15 min

Cada integrante do grupo deve escrever o texto final de cada data (ou de um conjunto de datas) em uma folha A4 e acrescentar as imagens selecionadas, se for o caso.

Os textos de todos os integrantes do grupo formarão posteriormente a linha do tempo completa.

No momento da confecção das linhas do tempo, orientá-los a observar as características tipográficas, por exemplo, se as datas estão em destaque, se há um bom uso das imagens, se os fatos na ordem cronológica estão legíveis a uma certa distância etc.

Atividade 4 + Avaliação final

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

As linhas do tempo podem ficar expostas na sala de aula para que todos os alunos observem sua produção e a dos colegas.

Orientar os alunos, então, a observar e ler as linhas do tempo dos colegas, comentando o que aprenderam de novo com a produção delas. Por fim, permitir que falem sobre a experiência da criação da linha do tempo.

Para trabalhar dúvidas

Durante o processo de escrita, circular pela sala para auxiliar os alunos. Você pode fazer perguntas para verificar se estão encaminhando o texto de forma adequada, por exemplo: qual é o primeiro passo para a produção da linha do tempo? (Pesquisar os eventos ou o período enfocado.); Em que ordem devem ser apresentados os eventos? (Na ordem cronológica.); Como devem ser os textos que acompanham as datas? (Curtos, não muito formais nem informais, com frases no presente ou no passado simples.).

Avaliação

1. Os alunos se organizaram adequadamente para compor a linha do tempo?

2. Produziram os textos e auxiliaram os colegas em suas produções?

3. Analisaram os trabalhos de todos os grupos, identificando as características do gênero?

Ampliação

A criação da linha do tempo pode ser transformada em uma atividade interdisciplinar em que os professores de História e Arte estejam envolvidos. O professor de História pode ajudar na pesquisa e na consolidação dos fatos históricos, e o professor de Arte, nos aspectos tipográficos e artísticos.

Avaliação Final

Você pode fazer entregar as perguntas a seguir aos alunos, como uma autoavaliação, a fim de perceber como foi o aprendizado desta sequência didática e ainda ter insumos para identificar em que pontos eles ainda possam apresentar dificuldades.

1. Consegui identificar as características principais do gênero linha do tempo?

2. Compreendi que a linha do tempo se aplica a pessoas, eventos, períodos históricos, produtos e invenções?

3. Aprendi a planejar a escrita com a ajuda dos colegas?

4. Fui capaz de criar uma linha do tempo de um período histórico com os colegas, com as características identificadas?


Fonte: FNDE

0 Comments:

Postar um comentário