08 junho 2021

First Conditional if+simple presente+will

Condicional em inglês – First Conditional



A Primeira Condicional (First Conditional) expressa uma ação que depende de uma condição para acontecer. Sua estrutura é formada pelo presente e futuro simples.

 First Conditional -Rules and Examples- (English Grammar) - YouTube

The First Conditional is used to express actions or situations that are likely to happen in the future. When we use it we are thinking about a situation or condition in the future that will be responsible for a result. In the First Conditional there is a real possibility that the condition, action or situation in matter will happen. / A Primeira Condicional é usada para expressar ações ou situações que são prováveis de acontecer no futuro. Quando a usamos, estamos pensando sobre alguma situação ou condição no futuro que será responsável por um resultado. Na Primeira Condicional, há uma real possibilidade de que a condição, ação ou situação em questão acontecerá.

Look at the example: / Veja o exemplo:

If I have enough happiness, I will be happy ever after!
Se eu tiver felicidade suficiente, serei feliz para sempre!

·         The First Conditional Form: / A forma da primeira condicional:

If + Simple Present + Simple Future
Se + Presente Simples + Futuro Simples

Look at more examples using the First Conditional: / Veja mais exemplos de uso da Primeira Condicional:

If I call Daniel, he will be really happy.
Se eu ligar para o Daniel, ele ficará realmente feliz.

If you give her some love, she will love you back.
Se você der a ela um pouco de amor, ela o amará também.

If we tell our parents we want it, they will give it to us.
Se nós dissermos aos nossos pais que queremos isso, eles nos darão.

If they don’t hurry, they will miss the bus.
Se eles não se apressarem, perderão o ônibus.

Notice that, in all the above situations we are thinking about a future condition. None of the situations is happening yet, but there is the possibility of all of them to conclude. The Present Simple is used to show a possible future condition and the Simple Future to show a possible future result. Remember that the possibility of the condition will happen is real, this is really important in the first conditional. / Repare que, em todas as situações acima, estamos pensando sobre uma condição no futuro. Nenhuma das situações está acontecendo, mas há a possibilidade de todas elas serem concluídas. O Presente Simples é usado para mostrar uma possível futura condição, enquanto o Futuro Simples é usado para mostrar um possível resultado futuro. Lembre-se de que a possibilidade de que a condição acontecerá é real. Isso é realmente importante na Primeira Condicional.

The first conditional structure isn’t rigid because it can vary depending on the sentence. The “if” clause can appear or not in the beginning of the sentence. Look the examples bellow: / A estrutura da primeira condicional não é rígida, pois ela pode variar dependendo da sentença. O “if” (se) pode ou não aparecer no início da frase. Veja os exemplos abaixo:

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If Clause + Main Clause

If I see Park, I will hug him!
Se eu ver Park, eu irei abraçá-lo!

If you are free tonight, he will invite you to dinner.
Se você está livre essa noite, ele irá convidá-la para jantar.

If we don’t study to the Finals, we won’t pass the exams.
Se nós não estudamos para as provas finais, nós não passaremos nos testes.

Main Clause + If Clause

I will hug Park, if I see him.
Eu abraçarei Park, se eu vê-lo.

He will invite you to dinner, if you are free tonight.
Ele convidará você para jantar, se você está livre hoje à noite.

We won’t pass the exams, if we don’t study to the finals.
Nós não passaremos nos testes, se não estudamos para as provas finais.

Considerations about the First Conditional / Considerações sobre a Primeira Condicional:

When we use the Simple Future to form the First Conditional it doesn’t mean that we will just use the “will” to represent the future. We can use the “going to” as well as “will”, and also some modal verbs such as “can”, “may” and “must”. Look at the examples bellow and check it out! / Quando usamos o Futuro Simples para formar a Primeira Condicional, não significa que utilizaremos apenas o “will” para representar o futuro. Podemos usar o “going to”, assim como usamos o “will”, e também alguns verbos modais, como “can”, “may” e “must”. Veja os exemplos abaixo:

If I see her, I'm going to tell her exactly how I feel.
Se eu vê-la, eu direi a ela exatamente como eu sinto.

If you go to Paris, you must see the Eiffel Tower.
Se você vai a Paris, você deverá ver a Torre Eiffel.

If she comes, we can talk about it with her.
Se ela vem, poderemos falar sobre isso com ela.

If we ask you about the exercise, you may be able to help us.

Exercícios

 1º) Put the verb into the correct first conditional form:

a) If I _______(go) out tonight, I _______(go) to the Marissa’s house.

b) If they _______(say) that again, I _______(be) angry.

c) If we _______(not see) our friends tomorrow, we see them next week.

d) If she _______(come) (come) today, he _______(be) very surprised.

e) If you _______(stay) here, we (be)_______late.

 

2º) (UFSC – Adaptada) Choose the grammatically CORRECT proposition to complete the blanks in the following sentence:

If he ____________ the basics of computers, he ____________ a better student.

a) learns – become

b) learning – will become

c) will learning – becomes

d) learns – will become

e) will learn – become

 

3º) (PUC-RIO) In the sentence “If you wrote about the international banking systems for bankers, your language and information would be more technical”, the author intends to transmit an idea of:

a) conclusion

b) addition

c) condition

d) comparison

e) contrast

 

4º) Choose the correct alternative:

a) If they go to the cinema, I will (go / gone) too.

b) She (looks / will look) completely different if she cuts her hair.

c) You won't pass the course if you (don't / won't) study.

d) If my mother goes to Paris, she (has / will have) a very nice time.

e) If I leave now, I (will arrive / arrive) in São Paulo by 6:00 PM.

1º) Put the verb into the correct first conditional form:

a) If I _______(go) out tonight, I _______(go) to the Marissa’s house.

b) If they _______(say) that again, I _______(be) angry.

c) If we _______(not see) our friends tomorrow, we see them next week.

d) If she _______(come) (come) today, he _______(be) very surprised.

e) If you _______(stay) here, we (be)_______late.

 

2º) (UFSC – Adaptada) Choose the grammatically CORRECT proposition to complete the blanks in the following sentence:

If he ____________ the basics of computers, he ____________ a better student.

a) learns – become

b) learning – will become

c) will learning – becomes

d) learns – will become

e) will learn – become

 

3º) (PUC-RIO) In the sentence “If you wrote about the international banking systems for bankers, your language and information would be more technical”, the author intends to transmit an idea of:

a) conclusion

b) addition

c) condition

d) comparison

e) contrast

 

4º) Choose the correct alternative:

a) If they go to the cinema, I will (go / gone) too.

b) She (looks / will look) completely different if she cuts her hair.

c) You won't pass the course if you (don't / won't) study.

d) If my mother goes to Paris, she (has / will have) a very nice time.

e) If I leave now, I (will arrive / arrive) in São Paulo by 6:00 PM.


Produzido por: Washington Allifer


19 maio 2021

Interpretação de texto: O burro trapaceiro

O burro trapaceiro

Há muitos anos, moravam num mesmo curral, um burro, um boi e um cordeiro. Embora pela manhã os três tivessem que trabalhar muito, à tarde podiam descansar à vontade no curral, pois o dono os tratava muito bem.



Que fazer durante as horas livres? Resolveram passar as tardes jogando cartas ou dados. Quem ganhasse, podia dormir no melhor estábulo. Como se pode imaginar, os três jogavam com o maior afinco.

O burro era um grande trapaceiro. Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo. O boi e o cordeiro começaram a desconfiar dele. Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.

Quando o burro voltou a ganhar, na partida seguinte, os amigos lhe pediram:

Mostre-nos suas cartas, amigo! disse-lhe o cordeiro.

Isso, as suas cartas! apoiou o boi.

Estão insinuando que eu estou fazendo trapaça? perguntou o burro, meio sem jeito.

De nada adiantou negar. Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz. Quer dizer, não pertenciam ao baralho e o burro tinha-as tirado da manga. Assim, os dois puderam comprovar suas suspeitas. Realmente há muito tempo o burro os estava enganando.

Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele, pois haviam perdido totalmente a confiança. E passaram a se revezar na utilização do melhor curral.

 

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-02/o-burro-trapaceiro.htm>.

 

Questão 1 – Releia este fragmento da história:

 

“[...] à tarde podiam descansar à vontade no curral”.

Isso acontecia porque:

(     ) o dono cuidava muito bem dos três animais.

(     ) os três animais trabalhavam demais durante a manhã.

(     ) os três animais moravam no mesmo curral há muito tempo. 

Questão 2 – Segundo a história, os três animais “jogavam com o maior afinco” para a disputa do melhor estábulo. Nesse contexto, o termo “afinco” significa:

(     ) “cautela”.

(     ) “empenho”.

(     ) “impaciência”.

Questão 3 – Na passagem “Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo.”, o narrador refere-se:

(     ) ao boi.

(     ) ao burro.

(     ) ao cordeiro. 

Questão 4 – Em “Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.”, o trecho destacado exprime:

(     ) condição.

(     ) finalidade.

(     ) consequência. 

Questão 5 – Grife, na fala a seguir, o vocábulo usado pelo cordeiro para se dirigir ao burro:

 

“— Mostre-nos suas cartas, amigo! disse-lhe o cordeiro.”

 

Questão 6 – Na parte “Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa.”, o texto conta:

(     ) um desejo do burro.

(     ) uma obrigação do burro.

(     ) uma promessa do burro.

Questão 7 – No segmento “Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele [...]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

Questão 8 – Pode-se concluir que a história do burro trapaceiro é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

13 maio 2021

A ARTE E A PALAVRA

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Sequência didática

A ARTE E A PALAVRA

Nesta sequência, a proposta é que os alunos reflitam sobre o uso das linguagens verbal e não verbal nas diferentes formas artísticas. Sugere-se a criação e experimentação da técnica da colagem. Os alunos criarão uma colagem utilizando-se de palavras.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Materialidades

Processos de criação

Competências específicas

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Artes Visuais

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Objetivos de aprendizagem

Refletir sobre o processo de criação de diferentes artistas.

Refletir, por meio da análise e experimentação artística, sobre os diferentes usos das linguagens verbal e não verbal.

Conhecer e experimentar a técnica da colagem.

Pesquisar e conhecer artistas que utilizaram o poema ou a poesia como principal fonte de inspiração em suas produções.

Experimentar a criação individual em artes visuais.

Conteúdos

Linguagem verbal e linguagem não verbal

Colagem

Processos de criação

Materiais e recursos

Aparelho para projeção de imagem e para som.

Materiais e suportes diversos para trabalho de colagem (papéis, retalhos de tecido, linhas, recortes de jornais e revistas, entre outros).

Tesoura.

Cola.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 3 aulas.

Aula 1

Como os artistas se comunicam e demonstram sentimentos e opiniões? E você, como gosta de se expressar? Por meio de gestos, palavras escritas ou faladas? Qual é a sua linguagem?

Por meio da linguagem, o ser humano desenvolveu diferentes maneiras de interação social, de expressão, de comunicação. A necessidade de trocar ideias, bem como de manifestar sentimentos, emoções e opiniões, faz que cada um de nós busque, entre muitas possibilidades, um modo próprio de se relacionar e de se comunicar com as pessoas e com o mundo à nossa volta.

Na arte, as formas de se comunicar podem se misturar e originar novas linguagens. Os artistas buscam e experimentam materialidades, técnicas, linguagens e desenvolvem suas poéticas. Palavras faladas e escritas, gestos, movimentos, sons, símbolos visuais e imagens podem se encontrar, se misturar e criar novas maneiras de comunicação e expressão.

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Nomad_Soul/Shutterstock.com

A mímica é uma forma de expressão humana e teatral em que os artistas se expressam por meio da linguagem não verbal. Nessa arte, gestos e movimentos corporais podem expressar e simbolizar sentimentos diversos.

Para iniciar a aula, organizar os alunos em pequenos grupos e propor que façam uma lista definindo e exemplificando o uso de diferentes linguagens (verbal e não verbal) no dia a dia. É sempre bem produtivo relacionar a temática com o cotidiano dos alunos, para que encontrem respostas em exemplos simples e na rotina escolar. Por exemplo, no trajeto de casa até a escola, como na imagem a seguir: destaca-se o uso da linguagem verbal ou da não verbal? O que nos dizem os símbolos? E as cores? O que nos transmitem as expressões faciais e os gestos dos personagens presentes na imagem?

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Kakigori Studio/Shutterstock.com

Com base nas conversas anteriores, realizar com os alunos uma curadoria selecionando obras em que as linguagens verbal e não verbal se misturem. Artistas visuais como os brasileiros Alex Flemming (1954-) e Fefe Talavera (1979-) e o estadunidense Jean-Michel Basquiat (1960-1988) fazem uso das palavras em suas obras visuais. É interessante proporcionar momentos de apreciação, análise e reflexão das produções artísticas.

As perguntas a seguir podem auxiliar no processo de mediação:

Você conhece algum artista que faz uso da tipografia em suas obras?

Na sua opinião, por que os artistas misturam linguagens distintas e utilizam palavras em suas produções?

Ao final dessa etapa de trabalho, propor uma roda de conversa com a turma. Procurar despertar a atenção dos alunos para o processo criativo dos artistas, as diferentes maneiras de se expressar e comunicar na arte, enfatizando que na arte as linguagens podem se mesclar e originar produções únicas e abertas a diversas leituras e significados.

Aula 2

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Photo Boutique/Shutterstock.com

Arte de rua em Berlim, Alemanha. Colagem de cartazes.

Para iniciar esta aula, sugerimos retomar brevemente o conteúdo da aula anterior.

A atividade proposta é uma colagem, individual ou coletiva, em que os alunos façam o uso de palavras, bem como de poemas, parlendas e/ou trava-línguas. Produções artísticas como a série Sumaré, do artista Alex Flemming, podem servir de inspiração para os alunos. Pode-se também buscar livros, documentários e vídeos sobre a técnica da colagem e apresentá-los para a turma.

A colagem é uma ótima técnica para ser trabalhada na escola, já que podem ser usados materiais simples e de fácil acesso em sua composição. Realizar com os alunos experimentações com diversos materiais e suportes, tais como colagens monocromáticas, que podem ser feitas com tiras de jornal; colagens tridimensionais com o uso de objetos diversos; composições com formas geométricas e/ou abstratas; técnicas mistas como desenho e pintura agregadas à colagem. Orientá-los no manuseio, características e potencialidades dos materiais. Aproveitar para trabalhar com a turma elementos da linguagem visual como ponto, linha, forma, direção, cor, entre outros. Os registros do processo criativo dos alunos podem ser feitos no Caderno de Artista ou no Diário de Arte.

Aula 3

Esta aula é dedicada à apresentação dos trabalhos realizados nos encontros anteriores. Promover uma mostra e uma roda de conversa com a turma a fim de que cada aluno comente o próprio trabalho e o dos colegas, com destaque para os registros do processo de criação, inspirações, facilidades e dificuldades. As perguntas a seguir podem nortear a conversa e, posteriormente, as respostas podem ser registradas no diário ou caderno dos alunos.

1. Durante o seu percurso de criação, quais técnicas e materiais foram agregados à técnica da colagem?

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno tenha experimentado diferentes técnicas e materiais no decorrer das aulas, tenha registrado suas preferências, bem como as dificuldades, as soluções encontradas e as novas descobertas.

2. No decorrer das aulas, quais foram as produções artísticas que mais lhe inspiraram? Quais foram suas referências para a realização do trabalho?

Resposta pessoal.

3. Como você se utilizou da linguagem verbal em seu trabalho? Para você, o que as palavras usadas representam?

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno relate suas inspirações e seu processo de criação.

Para trabalhar dúvidas

Cada aluno possui um tempo e uma maneira de compreender ou assimilar as discussões e os conteúdos propostos. Por isso, durante as aulas, alguns alunos podem apresentar dificuldade, queixar-se da dificuldade em “criar” e até mesmo se negar a realizar as propostas, principalmente as práticas. Nesse caso, sugere-se acompanhar mais de perto esses alunos, incentivá-los a investigar a poética pessoal e a rotina de diferentes artistas, com o objetivo de compreender o processo de criação, muitas vezes lento e tortuoso. Uma fonte de informações para auxiliar os alunos na compreensão do processo de criação é o livro Gesto inacabado, de Cecília Almeida Salles (5. ed. São Paulo: Intermeios, 2012).

Ampliação

O artista curitibano Adriano Catenzaro (1979-) produz colagens cheias de cores que se combinam com diferentes técnicas e materiais. Apresentar aos alunos algumas obras desse artista, disponíveis em seu site oficial, e promover uma roda de conversa sobre elas.

Fonte: PNLD

Créditos:



Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

3ª sequência didática

Componente Curricular: História

Ano: 9º

Bimestre: 1º

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

Objetivos

Perceber que os conflitos imperialistas ligados à expansão do capitalismo industrial e os movimentos nacionalistas culminaram na Primeira Guerra Mundial.

Compreender e contextualizar a expressão “paz armada”.

Entender aspectos da Revolução Russa.

Identificar o caráter autoritário do regime político liderado por Stalin na União Soviética.

Objetos de conhecimento

O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.

A Revolução Russa.

Habilidades trabalhadas

EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

EF09HI11: Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

Materiais e recursos

Mídia do filme Cavalo de Guerra (2012), dirigido por Steven Spielberg, duração 2h27min.

Fotografias da época representando fatos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa.

Reprodutor de mídia.

Caixas de som.

Projetor de imagens.

Computadores com acesso à internet.

Lápis grafite.

Quantidade de aulas

11 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 300 minutos / 6 aulas)

Preparação

Esta sequência didática trabalhará os temas Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.

Nessa primeira etapa os alunos assistirão ao filme Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg.

Providencie antecipadamente a mídia do filme escolhido e os equipamentos necessários para assistir ao filme em sala de aula ou reserve a sala de vídeo da escola. A sugestão para a atividade é o filme
Cavalo de Guerra (2002), de classificação a partir de 12 anos, dirigido por Steven Spielberg, duração 2h27min. Esse filme conta a história de um filho de camponês que treina habilidades em seu cavalo até que eclode a Primeira Guerra Mundial e seu cavalo é levado por um militar. Além da relação de amizade entre Albert e o cavalo Joey, o filme retrata os campos de batalha e as diferentes etapas do primeiro conflito bélico mundial.

Verifique com antecedência se a mídia utilizada é compatível com o aparelho de reprodução escolhido.

Encaminhamento

Inicie a aula comentando com os alunos o tema da sequência didática e que nesta Etapa 1 eles vão assistir ao filme Cavalo de Guerra. Questione‐os se já assistiram a esse filme. Caso algum deles já tenha assistido, pergunte o que achou e peça que o assista novamente, atentando‐se para novos aspectos e características que não percebeu da outra vez em que o assistiu.

Peça a todos que prestem atenção, principalmente, às características relacionadas ao contexto histórico, pois espera-se que os alunos compreendam aspectos relacionados à Primeira Guerra Mundial.

Ressalte a questão das fontes históricas, dizendo aos alunos sobre sua importância e sobre a necessidade de se analisar e interpretar filme e fotografias, por exemplo, a fim de se compreender determinado fato histórico, que nesse caso é a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.

Formule previamente questões relacionadas ao filme para que os alunos possam ter um direcionamento no olhar ao assisti-lo, guiando-se pelas questões como chaves interpretativas. As questões podem ser
as seguintes.

Em qual contexto se passa a história?

Quais países estão envolvidos no conflito?

Como a tecnologia é apresentada?

Foram apresentadas diferentes fases da guerra. Quais são elas?

Como os soldados dos diferentes países envolvidos no conflito foram representados? O que você pensa sobre essas representações?

Encaminhe‐se com os alunos para a sala de vídeo da escola ou prepare a sala de aula para exibição. Exiba o filme. Ao final da apresentação, inicie uma roda de conversa sobre as impressões que os alunos tiveram do filme, enfatizando os pontos levantados pelas questões acima.

Comente com os alunos que a história se passa no contexto da Primeira Guerra Mundial. Os países envolvidos no conflito retratado pelo filme são: Alemanha, Inglaterra e França. A Guerra eclodiu envolvendo as principais potências mundiais de sua época a partir de interesses imperialistas e nacionalistas, envolvendo uma corrida armamentista e uma política de alianças. Explique aos alunos que esses pontos serão desenvolvidos na etapa posterior. O avanço da tecnologia pode ser percebido quando o primeiro ataque dos ingleses é feito utilizando cavalos e espadas, sendo surpreendidos com armas de fogo de alto calibre e metralhadoras. Além disso, aparecem também tanques de guerra. As fases da guerra são retratadas quando, no início, as tropas deslocam-se até as fronteiras dos países inimigos e, depois, com os soldados entrincheirados para se protegerem de ataques.

A respeito das imagens dos soldados retratadas no filme, comente com os alunos que nenhuma obra é neutra. Há sempre uma visão de mundo que influencia nas escolhas do que e de como algo será retratado. Desse modo, percebemos que os soldados alemães são retratados como pessoas maldosas, enquanto os soldados ingleses seriam piedosos, revelando uma escolha interpretativa.

Finalize a aula comentando com os alunos que o filme possibilita a compreensão de diversos aspectos do primeiro conflito bélico mundial, mas que é apenas um recorte do que foi a Primeira Guerra. Nas etapas seguintes, além de mais informações sobre como foi a Primeira Guerra, compreenderão a relação desse conflito com a Revolução Russa.

Etapa 2 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Organize antecipadamente uma apresentação em slides com fotografias e trechos do filme
Cavalo de Guerra (2012) para serem analisados com a turma. Providencie um computador e um projetor de imagens e verifique as condições de uso do equipamento para o dia da aula.

Encaminhamento

Inicie a aula retomando com os alunos alguns pontos, discutidos na etapa anterior, relacionados ao filme. Peça aos alunos que indiquem oralmente os principais pontos retratados no filme sobre a Primeira Guerra Mundial. Sugere-se que os slides da apresentação entejam organizados da seguinte maneira: imagem e questão motivadora. Assim, incentive os alunos a analisarem a imagem como fonte histórica.
Apresente as imagens dos trabalhadores em uma fábrica de bombas na Inglaterra (disponível em: <http://livro.pro/847oqx>, acesso em: 23 out. 2018) e pergunte aos alunos: qual(is) seria(m) a(s) relação(ões) entre as dinâmicas do capitalismo e o conflito vivenciado na Europa?

Peça aos alunos que descrevam os elementos observados em cada imagem apresentada.

Comente que as potências imperialistas buscavam o domínio de territórios coloniais. Assim, além de garantir fontes de matérias-primas para as indústrias, buscava-se novos mercados consumidores.
Nesse período, a tecnologia militar teve grande desenvolvimento e as potências realizaram intensa corrida armamentista, criando-se armamentos mais mortíferos, blindando navios e aumentando seu poder bélico. Esse período ficou conhecido como “paz armada”, pois havia um risco de guerra (causado pelo clima de disputas do imperialismo e nacionalismo), que levaram as potências a fortalecerem seus exércitos.
Além disso, foram firmados tratados de aliança, com o intuito de garantir forças para enfrentar possíveis rivais. Em 1907, a Europa dividiu-se em dois grandes blocos: Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Ressalte que a formação dessas alianças sofria alterações conforme os interesses dos países.

Selecione imagens do arquiduque Francisco Ferdinando e da prisão de Gavrilo Princip (disponível em: <http://livro.pro/847oqx>, acesso em 23 out. 2018). Oriente os alunos a descreverem os elementos das imagens. Comente com os alunos que o assassinato do arquiduque Ferdinando provocou uma reação contra a Sérvia. O crime foi cometido por um estudante pertencente à organização secreta nacionalista Unidade ou Morte (Mão Negra), que tinha o apoio sérvio. Com as alianças que se formaram anteriormente, muitas nações se envolveram no conflito. Ressalte que, em um primeiro momento, as populações dos países envolvidos na Guerra mantinham um clima de animação e euforia. A consciência do poder de destruição que os novos armamentos causariam veio tardiamente.

Pergunte aos alunos: quais características da guerra podemos perceber nas imagens e no filme?

Comente com os alunos que a análise dessas fotografias nos permite compreender as fases pela qual a Primeira Guerra Mundial pode ser interpretada. A primeira fase é marcada por uma Guerra de Movimento: as tropas alemãs buscavam tomar Paris. A segunda fase é marcada por uma Guerra de Posição: as tropas se estabeleciam em trincheiras, tornando as batalhas mais estáticas. A terceira fase é caracterizada pela saída da Rússia e pela entrada dos Estados Unidos na guerra. Destaque que a Rússia retira seus exércitos em decorrência do início da Revolução de 1917.

Finalize a aula ressaltando a importância da análise de fotografias e filmes para a compreensão da História. Informe aos alunos que eles realizarão na próxima etapa uma atividade em grupo semelhante a que realizaram nesta etapa, analisando imagens como fontes históricas.

Etapa 3 (aproximadamente 150 minutos / 3 aulas)

Preparação

Nesta etapa os alunos vão estudar a Revolução Russa.

Verifique antecipadamente a disponibilidade e o funcionamento dos equipamentos do laboratório de informática. Verifique se há instalado algum programa de criação de apresentações.

Caso não seja possível a realização da atividade utilizando programas de computador, os alunos podem utilizar cartazes para a apresentação.

Encaminhamento

Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que sabem a respeito da Revolução Russa e verifique seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Organize os alunos em grupos com quatro pessoas e explique a eles que a atividade a ser realizada é de uma pequena pesquisa sobre a Revolução Russa. Veja os sites que podem ser indicados a seguir.

Deflagrada há 100 anos, Revolução Russa também mudou o Brasil. Disponível em: <http://livro.pro/v8w6x8>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Revolução Russa: tudo o que você precisa saber sobre o período. Galileu. Disponível em: <http://livro.pro/gw229z>. Acesso em: 21 nov. 2018.

100 anos da Revolução Russa. O Estado de S. Paulo. Disponível em: <http://livro.pro/fx994b>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Revolução Russa. Cult. Disponível em: <http://livro.pro/kbd6yg>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Veja uma cronologia da Revolução Russa desde suas origens no século 19. O Estado de S. Paulo. Disponível em: <http://livro.pro/8bfdfi>. Acesso em: 21 nov. 2018.

A pesquisa deve ser organizada e apresentada em slides.

Para isso, oriente os alunos sobre a utilização dos computadores e programas de criação de apresentação. Verifique qual o programa utilizado na sala de informática da escola.

Distribua os subtemas para os alunos, com o objetivo de deixar o menos repetitivo possível.
Os temas podem ser: Contexto: características da Rússia czarista, Bolcheviques, Mencheviques, O fim da Rússia czarista, A insurreição bolchevique, Guerra civil russa, Nova Política Econômica e Ditadura stalinista.

Peça aos alunos que criem no máximo três slides por subtema, pois todos os grupos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas. Incentive-os a dividirem as tarefas, de modo que todos os integrantes contribuam com a produção do material.

Encaminhe-se com os alunos para a sala de informática e oriente-os na pesquisa e na criação dos slides. Se preferir, sugira algumas páginas na internet.

Durante as apresentações, estimule a participação de todos os alunos na análise das imagens. Incentive-os a identificarem as especificidades e as consequências da Revolução Russa, destacando
seu significado histórico.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram dos momentos de conversa propostos nas aulas?

Os alunos foram capazes de identificar e interpretar elementos históricos contidos no filme e nas fotografias?

Os alunos identificaram e relacionaram as dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Os alunos realizaram as atividades propostas?

Atividades

As atividades abaixo vão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Qual a relação das dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Os conflitos imperialistas ligados à expansão do capitalismo industrial e os movimentos nacionalistas culminaram na Primeira Guerra Mundial, isto é, as dinâmicas do capitalismo criaram as condições para a ocorrência de conflitos mundiais, como a Primeira Guerra Mundial. As potências imperialistas buscavam o domínio de territórios coloniais. Assim, além de garantir fontes de matérias-primas para as indústrias, buscava-se novos mercados consumidores. Com o grande desenvolvimento da tecnologia militar, as potências realizaram intensa corrida armamentista, criando-se armamentos mais mortíferos, blindando navios e aumentando seu poder bélico. O risco de guerra (causado pelo clima de disputas) levou as potências a firmarem tratados de aliança, com o intuito de garantir forças para enfrentar possíveis rivais.

2. Quais as consequências do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando?

Com o assassinato ocorrido de Francisco Ferdinando, houve uma reação da Áustria-Hungria contra a Sérvia e, em decorrência do clima de tensão e da política de alianças, iniciou-se a Primeira Guerra Mundial.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei das atividades propostas?

Identifiquei e interpretei elementos históricos no filme e nas fotografias?

Consegui relacionar as dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Realizei o trabalho em grupo dividindo as tarefas?

 Fonte: PNLD

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