13 maio 2021

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

3ª sequência didática

Componente Curricular: História

Ano: 9º

Bimestre: 1º

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa

Objetivos

Perceber que os conflitos imperialistas ligados à expansão do capitalismo industrial e os movimentos nacionalistas culminaram na Primeira Guerra Mundial.

Compreender e contextualizar a expressão “paz armada”.

Entender aspectos da Revolução Russa.

Identificar o caráter autoritário do regime político liderado por Stalin na União Soviética.

Objetos de conhecimento

O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial.

A Revolução Russa.

Habilidades trabalhadas

EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

EF09HI11: Identificar as especificidades e os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico.

Materiais e recursos

Mídia do filme Cavalo de Guerra (2012), dirigido por Steven Spielberg, duração 2h27min.

Fotografias da época representando fatos da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa.

Reprodutor de mídia.

Caixas de som.

Projetor de imagens.

Computadores com acesso à internet.

Lápis grafite.

Quantidade de aulas

11 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 300 minutos / 6 aulas)

Preparação

Esta sequência didática trabalhará os temas Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.

Nessa primeira etapa os alunos assistirão ao filme Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg.

Providencie antecipadamente a mídia do filme escolhido e os equipamentos necessários para assistir ao filme em sala de aula ou reserve a sala de vídeo da escola. A sugestão para a atividade é o filme
Cavalo de Guerra (2002), de classificação a partir de 12 anos, dirigido por Steven Spielberg, duração 2h27min. Esse filme conta a história de um filho de camponês que treina habilidades em seu cavalo até que eclode a Primeira Guerra Mundial e seu cavalo é levado por um militar. Além da relação de amizade entre Albert e o cavalo Joey, o filme retrata os campos de batalha e as diferentes etapas do primeiro conflito bélico mundial.

Verifique com antecedência se a mídia utilizada é compatível com o aparelho de reprodução escolhido.

Encaminhamento

Inicie a aula comentando com os alunos o tema da sequência didática e que nesta Etapa 1 eles vão assistir ao filme Cavalo de Guerra. Questione‐os se já assistiram a esse filme. Caso algum deles já tenha assistido, pergunte o que achou e peça que o assista novamente, atentando‐se para novos aspectos e características que não percebeu da outra vez em que o assistiu.

Peça a todos que prestem atenção, principalmente, às características relacionadas ao contexto histórico, pois espera-se que os alunos compreendam aspectos relacionados à Primeira Guerra Mundial.

Ressalte a questão das fontes históricas, dizendo aos alunos sobre sua importância e sobre a necessidade de se analisar e interpretar filme e fotografias, por exemplo, a fim de se compreender determinado fato histórico, que nesse caso é a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa.

Formule previamente questões relacionadas ao filme para que os alunos possam ter um direcionamento no olhar ao assisti-lo, guiando-se pelas questões como chaves interpretativas. As questões podem ser
as seguintes.

Em qual contexto se passa a história?

Quais países estão envolvidos no conflito?

Como a tecnologia é apresentada?

Foram apresentadas diferentes fases da guerra. Quais são elas?

Como os soldados dos diferentes países envolvidos no conflito foram representados? O que você pensa sobre essas representações?

Encaminhe‐se com os alunos para a sala de vídeo da escola ou prepare a sala de aula para exibição. Exiba o filme. Ao final da apresentação, inicie uma roda de conversa sobre as impressões que os alunos tiveram do filme, enfatizando os pontos levantados pelas questões acima.

Comente com os alunos que a história se passa no contexto da Primeira Guerra Mundial. Os países envolvidos no conflito retratado pelo filme são: Alemanha, Inglaterra e França. A Guerra eclodiu envolvendo as principais potências mundiais de sua época a partir de interesses imperialistas e nacionalistas, envolvendo uma corrida armamentista e uma política de alianças. Explique aos alunos que esses pontos serão desenvolvidos na etapa posterior. O avanço da tecnologia pode ser percebido quando o primeiro ataque dos ingleses é feito utilizando cavalos e espadas, sendo surpreendidos com armas de fogo de alto calibre e metralhadoras. Além disso, aparecem também tanques de guerra. As fases da guerra são retratadas quando, no início, as tropas deslocam-se até as fronteiras dos países inimigos e, depois, com os soldados entrincheirados para se protegerem de ataques.

A respeito das imagens dos soldados retratadas no filme, comente com os alunos que nenhuma obra é neutra. Há sempre uma visão de mundo que influencia nas escolhas do que e de como algo será retratado. Desse modo, percebemos que os soldados alemães são retratados como pessoas maldosas, enquanto os soldados ingleses seriam piedosos, revelando uma escolha interpretativa.

Finalize a aula comentando com os alunos que o filme possibilita a compreensão de diversos aspectos do primeiro conflito bélico mundial, mas que é apenas um recorte do que foi a Primeira Guerra. Nas etapas seguintes, além de mais informações sobre como foi a Primeira Guerra, compreenderão a relação desse conflito com a Revolução Russa.

Etapa 2 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Organize antecipadamente uma apresentação em slides com fotografias e trechos do filme
Cavalo de Guerra (2012) para serem analisados com a turma. Providencie um computador e um projetor de imagens e verifique as condições de uso do equipamento para o dia da aula.

Encaminhamento

Inicie a aula retomando com os alunos alguns pontos, discutidos na etapa anterior, relacionados ao filme. Peça aos alunos que indiquem oralmente os principais pontos retratados no filme sobre a Primeira Guerra Mundial. Sugere-se que os slides da apresentação entejam organizados da seguinte maneira: imagem e questão motivadora. Assim, incentive os alunos a analisarem a imagem como fonte histórica.
Apresente as imagens dos trabalhadores em uma fábrica de bombas na Inglaterra (disponível em: <http://livro.pro/847oqx>, acesso em: 23 out. 2018) e pergunte aos alunos: qual(is) seria(m) a(s) relação(ões) entre as dinâmicas do capitalismo e o conflito vivenciado na Europa?

Peça aos alunos que descrevam os elementos observados em cada imagem apresentada.

Comente que as potências imperialistas buscavam o domínio de territórios coloniais. Assim, além de garantir fontes de matérias-primas para as indústrias, buscava-se novos mercados consumidores.
Nesse período, a tecnologia militar teve grande desenvolvimento e as potências realizaram intensa corrida armamentista, criando-se armamentos mais mortíferos, blindando navios e aumentando seu poder bélico. Esse período ficou conhecido como “paz armada”, pois havia um risco de guerra (causado pelo clima de disputas do imperialismo e nacionalismo), que levaram as potências a fortalecerem seus exércitos.
Além disso, foram firmados tratados de aliança, com o intuito de garantir forças para enfrentar possíveis rivais. Em 1907, a Europa dividiu-se em dois grandes blocos: Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) e Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia). Ressalte que a formação dessas alianças sofria alterações conforme os interesses dos países.

Selecione imagens do arquiduque Francisco Ferdinando e da prisão de Gavrilo Princip (disponível em: <http://livro.pro/847oqx>, acesso em 23 out. 2018). Oriente os alunos a descreverem os elementos das imagens. Comente com os alunos que o assassinato do arquiduque Ferdinando provocou uma reação contra a Sérvia. O crime foi cometido por um estudante pertencente à organização secreta nacionalista Unidade ou Morte (Mão Negra), que tinha o apoio sérvio. Com as alianças que se formaram anteriormente, muitas nações se envolveram no conflito. Ressalte que, em um primeiro momento, as populações dos países envolvidos na Guerra mantinham um clima de animação e euforia. A consciência do poder de destruição que os novos armamentos causariam veio tardiamente.

Pergunte aos alunos: quais características da guerra podemos perceber nas imagens e no filme?

Comente com os alunos que a análise dessas fotografias nos permite compreender as fases pela qual a Primeira Guerra Mundial pode ser interpretada. A primeira fase é marcada por uma Guerra de Movimento: as tropas alemãs buscavam tomar Paris. A segunda fase é marcada por uma Guerra de Posição: as tropas se estabeleciam em trincheiras, tornando as batalhas mais estáticas. A terceira fase é caracterizada pela saída da Rússia e pela entrada dos Estados Unidos na guerra. Destaque que a Rússia retira seus exércitos em decorrência do início da Revolução de 1917.

Finalize a aula ressaltando a importância da análise de fotografias e filmes para a compreensão da História. Informe aos alunos que eles realizarão na próxima etapa uma atividade em grupo semelhante a que realizaram nesta etapa, analisando imagens como fontes históricas.

Etapa 3 (aproximadamente 150 minutos / 3 aulas)

Preparação

Nesta etapa os alunos vão estudar a Revolução Russa.

Verifique antecipadamente a disponibilidade e o funcionamento dos equipamentos do laboratório de informática. Verifique se há instalado algum programa de criação de apresentações.

Caso não seja possível a realização da atividade utilizando programas de computador, os alunos podem utilizar cartazes para a apresentação.

Encaminhamento

Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que sabem a respeito da Revolução Russa e verifique seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Organize os alunos em grupos com quatro pessoas e explique a eles que a atividade a ser realizada é de uma pequena pesquisa sobre a Revolução Russa. Veja os sites que podem ser indicados a seguir.

Deflagrada há 100 anos, Revolução Russa também mudou o Brasil. Disponível em: <http://livro.pro/v8w6x8>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Revolução Russa: tudo o que você precisa saber sobre o período. Galileu. Disponível em: <http://livro.pro/gw229z>. Acesso em: 21 nov. 2018.

100 anos da Revolução Russa. O Estado de S. Paulo. Disponível em: <http://livro.pro/fx994b>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Revolução Russa. Cult. Disponível em: <http://livro.pro/kbd6yg>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Veja uma cronologia da Revolução Russa desde suas origens no século 19. O Estado de S. Paulo. Disponível em: <http://livro.pro/8bfdfi>. Acesso em: 21 nov. 2018.

A pesquisa deve ser organizada e apresentada em slides.

Para isso, oriente os alunos sobre a utilização dos computadores e programas de criação de apresentação. Verifique qual o programa utilizado na sala de informática da escola.

Distribua os subtemas para os alunos, com o objetivo de deixar o menos repetitivo possível.
Os temas podem ser: Contexto: características da Rússia czarista, Bolcheviques, Mencheviques, O fim da Rússia czarista, A insurreição bolchevique, Guerra civil russa, Nova Política Econômica e Ditadura stalinista.

Peça aos alunos que criem no máximo três slides por subtema, pois todos os grupos deverão apresentar o resultado de suas pesquisas. Incentive-os a dividirem as tarefas, de modo que todos os integrantes contribuam com a produção do material.

Encaminhe-se com os alunos para a sala de informática e oriente-os na pesquisa e na criação dos slides. Se preferir, sugira algumas páginas na internet.

Durante as apresentações, estimule a participação de todos os alunos na análise das imagens. Incentive-os a identificarem as especificidades e as consequências da Revolução Russa, destacando
seu significado histórico.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram dos momentos de conversa propostos nas aulas?

Os alunos foram capazes de identificar e interpretar elementos históricos contidos no filme e nas fotografias?

Os alunos identificaram e relacionaram as dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Os alunos realizaram as atividades propostas?

Atividades

As atividades abaixo vão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Qual a relação das dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Os conflitos imperialistas ligados à expansão do capitalismo industrial e os movimentos nacionalistas culminaram na Primeira Guerra Mundial, isto é, as dinâmicas do capitalismo criaram as condições para a ocorrência de conflitos mundiais, como a Primeira Guerra Mundial. As potências imperialistas buscavam o domínio de territórios coloniais. Assim, além de garantir fontes de matérias-primas para as indústrias, buscava-se novos mercados consumidores. Com o grande desenvolvimento da tecnologia militar, as potências realizaram intensa corrida armamentista, criando-se armamentos mais mortíferos, blindando navios e aumentando seu poder bélico. O risco de guerra (causado pelo clima de disputas) levou as potências a firmarem tratados de aliança, com o intuito de garantir forças para enfrentar possíveis rivais.

2. Quais as consequências do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando?

Com o assassinato ocorrido de Francisco Ferdinando, houve uma reação da Áustria-Hungria contra a Sérvia e, em decorrência do clima de tensão e da política de alianças, iniciou-se a Primeira Guerra Mundial.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei das atividades propostas?

Identifiquei e interpretei elementos históricos no filme e nas fotografias?

Consegui relacionar as dinâmicas do capitalismo com os conflitos mundiais?

Realizei o trabalho em grupo dividindo as tarefas?

 Fonte: PNLD

Créditos:



0 Comments:

Postar um comentário