13 maio 2021

Vistas ortogonais e objetos em perspectiva

???

Sequência didática

Vistas ortogonais e objetos em perspectiva

Nesta sequência didática, serão abordados o conceito de vistas ortogonais e a representação de objetos em perspectiva, com a utilização de objetos comuns no dia a dia dos alunos, tais como caixas, mobílias etc.

A BNCC na sala de aula

Objeto de conhecimento

Vistas ortogonais de figuras espaciais.

Competência específica

8. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.

Habilidade

(EF09MA17) Reconhecer vistas ortogonais de figuras espaciais e aplicar esse conhecimento para desenhar objetos em perspectiva.

Objetivo de aprendizagem

Facilitar a visualização ortogonal e a representação de objetos por meio da perspectiva.

Conteúdo

Reconhecer vistas ortogonais e a representação de objetos em perspectiva.

Materiais e recursos

Cartolina.

Embalagens vazias.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 3.

Aula 1

Iniciar a aula identificando as formas geométricas presentes em objetos da sala de aula, objetivando a identificação das faces dos objetos. Utilizar como referência um objeto com formato como o de blocos retangulares para explorar a construção da planificação de cada face. Nesse contexto, poderá ser utilizado uma caixa de giz, o armário da sala ou até mesmo embalagens, como caixas de sapato.

Por exemplo, considerando um armário com as seguintes dimensões:

1,80 m de altura.

1,50 m de largura.

0,50 m de profundidade.

Anotar na lousa as dimensões do armário e fazer as transformações em escala adequada para o desenho, tanto na lousa, quanto no caderno. Utilizando a escala 1 : 10 na representação feita na lousa, por exemplo, temos:

18 cm de altura.

15 cm de largura.

5 cm de profundidade.

Representar cada uma das faces obedecendo a escala adotada. Depois, propor aos alunos que representem a vista ortogonal frontal, superior e lateral do objeto. Uma possibilidade é que eles obtenham as seguintes representações:

???

Elaborado pelo autor.

Solicitar aos alunos que tragam embalagens vazias para a próxima aula.

Aulas 2 e 3

Retomar a aula anterior e compartilhar entre os alunos os desenhos das vistas do armário (ou outro objeto escolhido) entre os alunos, para que um possa observar as representações feitas pelo outro e realizar comparações. Promover um momento de debate.

Organizar os alunos em duplas ou trios. Discutir sobre cada embalagem trazida, associando-as, quando possível, a figuras geométricas espaciais, e selecionar algumas para serem utilizadas na atividade. Determinar as escalas mais adequadas para o desenvolvimento do trabalho.

Solicitar aos alunos que:

meçam as embalagens e registrem as dimensões em centímetros;

realizem as conversões das medidas reais para a escala adotada e registrem;

representem a planificação da embalagem;

representem a vista ortogonal frontal, superior e lateral.

Após realizarem essas etapas, propor que desenhem os objetos em perspectiva com um ponto de fuga. Orientar que o objeto ou embalagem fique no centro da mesa e os alunos do grupo sentados ao redor dele, para que cada um tenha uma perspectiva diferente.

Ao final da aula, propor aos alunos que comparem as representações obtidas. Conversar com eles sobre as diferentes perspectivas de um mesmo objeto e sobre a importância, por exemplo, do desenho técnico em algumas áreas do conhecimento como arquitetura, construção civil, design, criação de protótipos, coleções de miniaturas em escala, dentre outros. As produções podem ser expostas em um mural na escola.

Para trabalhar dúvidas

Caso os alunos não compreendam a projeção ortogonal, pode-se explorar a sombra de objetos projetada ortogonalmente em uma superfície plana para explorar a ideia. Em relação aos desenhos em perspectiva, pode-se explorar figuras ou fotografias de objetos tridimensionais, ou de ambientes de uma casa, por exemplo, evidenciando os pontos de fugas, a linha do horizonte etc.

Avaliação

Analisar a participação dos alunos durante as discussões e consultar os materiais produzidos pela turma. Adicionalmente, podem ser propostas algumas atividades de avaliação para analisar a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos estudados, como as indicadas a seguir.

1. Dentre as representações a seguir, a que não representa a vista ortogonal de um cilindro reto é:

a)

???

b)

???

c)

???

Elaborado pelo autor.

Alternativa C.

2. Represente um bloco retangular em perspectiva utilizando o ponto P como ponto de fuga.

???

Há outras possibilidades de resposta.

???

Elaborado pelo autor.

Ampliação

Pode-se utilizar um software de geometria dinâmica para trabalhar atividades em que os alunos representam objetos em perspectiva ou a projeção ortogonal de figuras geométricas espaciais. Além disso, na maioria de softwares desse tipo é possível representar figuras geométricas espaciais de maneira interativa, o que contribui com o desenvolvimento da habilidade proposta para essa sequência didática.


Fonte: PNLD


Créditos:





0 Comments:

Postar um comentário