13 maio 2021

A Enciclopédia, do século XVIII aos dias atuais

1ª sequência didática

Componente Curricular: História
Ano: 8º
Bimestre: 1º

A Enciclopédia, do século XVIII aos dias atuais

Objetivos

Entender qual era a proposta que embasava a ideia da Enciclopédia, relacionando-a com os princípios iluministas.

Conhecer a história da concepção, da criação e da publicação da Enciclopédia.

Ler trechos de artigos da Enciclopédia, reconhecendo alguns dos ideais iluministas.

Compreender como a proposta da Enciclopédia gerou textos semelhantes ao longo do tempo, com destaque para as enciclopédias virtuais da atualidade.

Objetos de conhecimento

A questão do iluminismo e da ilustração.

Habilidades trabalhadas

EF08HI01: Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

Materiais e recursos

Lousa.

Giz.

Lápis grafite e/ou caneta esferográfica.

Caderno.

Computadores com acesso à internet.

Impressora.

Papel sulfite.

Livros da biblioteca que tratem do Iluminismo.

Texto impresso: Enciclopédia. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/enciclopedia/>. Acesso em: 11 out. 2018.

Texto impresso: Maior enciclopédia virtual do mundo completa 11 anos. Disponível em: <http://livro.pro/s34dgo>. Acesso em: 11 out. 2018.

Texto impresso: Os principais filósofos iluministas e suas ideias mais polêmicas. Disponível em: <http://livro.pro/ovmzta>. Acesso em: 11 out. 2018.

Quantidade de aulas

5 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Esta sequência trata a questão da importância da publicação da Enciclopédia, obra coordenada por D'Alembert e Diderot, entre 1751 e 1780, na formação e na divulgação do pensamento iluminista. Para isso, é importante que os alunos compreendam o papel das enciclopédias como um canal de circulação de diversos saberes. Como forma de material de apoio para melhor familiarização sobre o tema, sugerimos que leia o conteúdo do endereço eletrônico: Enciclopédia. Disponível em: <http://livro.pro/knhqug>. Acesso em: 11 out. 2018.

Para iniciar essa etapa, verifique a disponibilidade da sala de informática da escola que possua computadores com acesso à internet, para que os alunos possam realizar pesquisas. Caso a escola não possua esse espaço, você poderá entregar materiais impressos aos alunos, disponíveis nos endereços abaixo:

Enciclopédia. Disponível em: <http://livro.pro/knhqug>. Acesso em: 11 out. 2018.

Maior enciclopédia virtual do mundo completa 11 anos. Disponível em: <http://livro.pro/s34dgo>. Acesso em: 11 out. 2018.

Verifique com antecedência se os equipamentos (computadores com acesso à internet e impressora) estão funcionando adequadamente.

Encaminhamento

Inicie a aula conversando com os alunos sobre a proposta desta sequência didática: conhecer a publicação Enciclopédia, relacioná-la com os princípios iluministas e entender como essa publicação influenciou as enciclopédias virtuais da atualidade.

Comece questionando os conhecimentos dos alunos com relação a esse tema. Pergunte:

o que é Iluminismo?

em que época ele ocorreu?

como os iluministas divulgavam suas ideias e seus saberes?

Anote na lousa as respostas dos alunos e discuta rapidamente esses conceitos. Em seguida,
explique-lhes que, inicialmente, farão uma pesquisa sobre o pensamento iluminista e a primeira
 Enciclopédia.

Escreva na lousa as seguintes questões, que deverão ser pesquisadas e respondidas no caderno:

1. Explique o contexto histórico do pensamento iluminista que deu origem à Enciclopédia.

Resposta esperada: Espera-se que os alunos compreendam que a Enciclopédia foi desenvolvida no século XVIII e reuniu centenas de artigos de pensadores e cientistas de diversas áreas, sobretudo pensadores iluministas que combatiam a mentalidade do Absolutismo, que justificava os saberes, bem como dogmas da Igreja Católica, como o poder dos reis absolutistas, que eram vistos como sagrados.

2. Identifique os autores da primeira Enciclopédia e explique qual o principal objetivo desse material.

Resposta esperada: Os alunos devem identificar que a Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com o auxílio do físico e matemático Jean D’Alembert (1717-1783), responsável pela parte de Ciências e Matemática.

3. Explique como os governos absolutistas da Europa reagiram diante da primeira Enciclopédia.

Resposta esperada: Os alunos devem compreender que a Enciclopédia colocava em risco o poder absolutista que se justificava pelos dogmas da Igreja Católica. Assim, os alunos devem relacionar e associar a Enciclopédia como um material de propaganda do pensamento iluminista. Nos resultados de suas pesquisas, devem constar que Juan Diderot, fundador da Enciclopédia, foi preso em 1759, e que a venda de sua obra foi proibida até 1762, após o governo censurar diversos artigos.

4. Pesquise o que é e qual a função das enciclopédias virtuais.

Resposta esperada: Os alunos devem compreender que enciclopédias virtuais são bancos de dados que reúnem, na internet, informações sobre diversos assuntos.

Após anotarem as perguntas no caderno, encaminhe-os à sala de informática para fazerem a pesquisa.

Etapa 2 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Nessa etapa, requisite o espaço da biblioteca da escola para realizar suas atividades. Peça aos alunos que levem seus cadernos, lápis grafite e caneta esferográfica para a biblioteca.

Encaminhamento

Nessa atividade, os alunos poderão consultar seus cadernos sobre as pesquisas realizadas na etapa 1 e pesquisar livros e materiais disponíveis no catálogo da biblioteca. É importante que você oriente o manuseio desses materiais, garantindo o uso adequado conforme a organização da biblioteca.

Divida os alunos em três grupos. Cada grupo deverá pesquisar um tema, conforme orientação abaixo, e elaborar um texto explicativo sobre a pesquisa realizada, que será apresentado aos colegas.

Grupo 1: Pesquisa sobre o pensamento absolutista.

Grupo 2: Pesquisa sobre o pensamento iluminista e a relação com a origem da Enciclopédia.

Grupo 3: Pesquisa sobre as enciclopédias atuais.

Depois da elaboração das pesquisas e dos textos explicativos, os grupos deverão sentar-se um diante do outro e apresentar seus temas. Após a apresentação, oriente que cada grupo escolha dois representantes para responderem a questões feitas por você, para os grupos 1, 2 e 3, respectivamente:

1. Por que a Enciclopédia ameaçava o pensamento absolutista?

Resposta esperada: Espera-se que os alunos compreendam que os textos produzidos por autores iluministas e reunidos na Enciclopédia permitiram a leitura e o alcance por mais pessoas, que começaram a questionar a mentalidade absolutista, colocando sob ameaça o poder divino dos reis.

2. Como a Enciclopédia contribui para fortalecer o pensamento iluminista?

Resposta esperada: A Enciclopédia foi um importante veículo de divulgação dos debates que questionavam o pensamento absolutista. Assim, por meio das enciclopédias, as teorias iluministas chegaram às mãos de estudantes e de camadas letradas.

3. Como podemos relacionar a Enciclopédia Iluminista com as enciclopédias virtuais?

Resposta esperada: Os alunos deverão compreender o papel da Enciclopédia e das enciclopédias virtuais como meios de circulação de ideias.

Etapa 3 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Nessa etapa, verifique a disponibilidade da sala de informática da escola, que possua computadores com acesso à internet. Caso a escola não possua esse espaço, entregue aos alunos o material impresso.
Os principais filósofos iluministas e suas ideias mais polêmicasDisponível em: <http://livro.pro/ovmzta>. Acesso em: 11 out. 2018.

Encaminhamento

Retome os conteúdos trabalhados na etapa anterior e verifique se os alunos apresentam alguma dificuldade.

Depois, anote na lousa a seguinte atividade, que deverá ser pesquisada em sites de busca ou por meio do texto impresso, antecipadamente, e entregue aos alunos.

Pesquise dois filósofos iluministas que tiveram seus textos publicados na Enciclopédia e explique a relação de suas teorias com o pensamento iluminista.

Essa atividade demandará o desenvolvimento de autonomia e pensamento relacional do aluno. Portanto, é importante que você cumpra o papel de mediador, observando as escolhas dos pensadores iluministas.

Os alunos devem, basicamente, apontar: Jean-Jacques Rousseau, John Locke, Voltaire, Montesquieu, Denis Diderot, Adam Smith. Espera-se que os alunos apresentem as teorias de seus respectivos pensadores pesquisados e façam relação com o pensamento iluminista.

Em forma de sorteio, escolha três alunos que deverão apresentar o resultado de suas pesquisas para a turma. Nesse momento, enfatize a relação desses pensadores com o pensamento iluminista.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos compreenderam o contexto histórico no qual a Enciclopédia foi produzida?

 

 

 

Os alunos identificaram os objetivos da Enciclopédia?0

 

 

 

Os alunos fizeram relação entre pensadores iluministas e a Enciclopédia?0

 

 

 

Os alunos perceberam a relação entre a Enciclopédia e as atuais plataformas virtuais de pesquisa?0

 

 

 

Atividades

As atividades abaixo irão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Explique qual a relação entre a Enciclopédia e o pensamento iluminista.

Enciclopédia possibilitou reunir textos e pesquisas de pensadores e cientistas que se baseavam na racionalidade e contestavam os dogmas da Igreja Católica e o regime absolutista. Assim, a Enciclopédia teve o papel de questionar os poderes de reis como sagrados e de rever o poder do povo como soberano. Isso também implicou a valorização do pensamento científico.

2. Explique a relação das enciclopédias no período iluminista e as enciclopédias nos dias atuais.

Assim como as enciclopédias no contexto iluminista permitiram a circulação de ideias, hoje, temos enciclopédias virtuais, que nos auxiliam como plataforma de conteúdos e nos permitem trocar informações e desenvolver conhecimento.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Eu compreendi o significado da Enciclopédia?

Eu desenvolvi as atividades propostas de forma satisfatória?

Eu trabalhei de forma coletiva respeitando as ideias dos colegas?

Fonte: PNLD


Créditos:



0 Comments:

Postar um comentário