03 junho 2020

Sequência didática: Arquitetura medieval: As igrejas românicas e góticas

12ª sequência didática

Componente Curricular: História
Ano: 6º
Bimestre: 4º

Arquitetura medieval: As igrejas românicas e góticas

Objetivos

Analisar as arquiteturas das igrejas do período medieval.

Relacionar os diferentes tipos de construções com o contexto histórico da época.

Identificar o papel da religião cristã no modo de organização social no período medieval.

Produzir miniaturas das igrejas apresentando os estilos estudados.

Objeto de conhecimento

O papel da religião cristã, dos mosteiros e da cultura na Idade Média.

Habilidade trabalhada

EF06HI18: Analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

Materiais e recursos

Computadores com acesso à internet.

Projetor de imagem (opcional).

Slides ou imagens impressas da arquitetura românica e gótica.

Cartolina.

Papelão.

Régua.

Tesoura com pontas arredondadas.

Canetas hidrocor.

Papéis coloridos.

Estilete (uso exclusivo do professor).

Cola quente (uso exclusivo do professor).

Tinta guache.

Pincel.

Quantidade de aulas

6 aulas de aproximadamente 50 minutos cada.

Desenvolvimento da sequência

Etapa 1 (aproximadamente 100 minutos / 2 aulas)

Preparação

Verifique, antecipadamente, as condições de uso da sala de informática, a fim de que esteja disponível para utilização no dia da aula. Caso não seja possível, traga imagens em slides ou impressas da arquitetura românica e gótica.

Esta etapa tem como objetivo incentivar os alunos a refletir sobre a relação entre a arquitetura medieval e o contexto histórico.

Encaminhamento

Inicie a aula com uma conversa a respeito das fontes históricas. Peça aos alunos que citem algumas fontes históricas. É provável que os alunos as associem a museus, a título de exemplo. Explique aos alunos que qualquer objeto, relato oral, imagem, texto escrito pode se tornar uma fonte história se fizermos sua análise, interpretando-o, questionando-o sobre sua criação, utilização e contexto, por exemplo.

Comente que as construções arquitetônicas também são consideradas fontes históricas muito importantes. Destaque que, com base na análise da arquitetura, é possível compreender o contexto de sua produção, o modo de vida das pessoas da época, as razões para utilização e seus significados entre outras informações.

Comente que, mais do que representar determinada religião, as construções das igrejas reproduzem a mentalidade de uma época. As características arquitetônicas revelam as influências, os anseios, os gostos, a política de um período histórico.

Proponha aos alunos que analisem a arquitetura de igrejas do período medieval buscando estabelecer relações entre os estilos das construções e o contexto histórico. Para isso, leve os alunos à sala de informática e oriente-os a pesquisarem sobre as características do período medieval e os estilos arquitetônicos românico e gótico. Peça que eles anotem as informações no caderno.

Etapa 2 (aproximadamente 50 minutos / 1 aula)

Preparação

Para dar fundamentação à aula, se julgar necessário, acesse o texto Arte românica, História das Artes. Disponível em: <http://livro.pro/i8tmco>. Acesso em: 3 set. 2018. E o texto Arte gótica, História das Artes. Disponível em: <http://livro.pro/yqqkek>. Acesso em: 3 set. 2018. Avise os alunos, com antecedência, que eles utilizarão a pesquisa realizada na Etapa 1.

Providencie imagens, impressas ou em slides, de igrejas nos estilos românico e gótico. Seguem alguns exemplos.

???

Neirfy/Shutterstock.com

???

Arcansel/Shutterstock.com

Catedral em Barcelona, Espanha.

Catedral de Milão, Itália.

???

kristof lauwers/Shutterstock.com

???

KarSol/Shutterstock.com

Igreja em Afsnee, Bélgica.

Igreja na Catalunha, Espanha.

Encaminhamento

Inicie a aula com uma conversa sobre o tema da Igreja na Idade Média. Destaque a importância dessa instituição nessa época. Comente que ela era a instituição de maior poder que influenciava a cultura e o modo de organização social daquele período.

Mencione que as construções das igrejas na Alta Idade Média (estilo românico) têm como características muros de pedras e poucas janelas. Isso porque era um período de constantes ameaças de invasões territoriais e eram necessárias construções que garantissem a segurança. Já as igrejas na Baixa Idade Média (estilo gótico) apresentavam construções altas e pontiagudas, pois associavam a verticalidade à proximidade com Deus, marcando o aspecto teocêntrico da época.

Em seguida, peça aos alunos que comentem sobre os resultados da pesquisa realizada na Etapa 1. Eles podem realizar essa etapa em conjunto, um complementando a fala do outro. Incentive nessa etapa a prática do diálogo e troca de informações entre os alunos.

Depois, convide os alunos a se sentarem em círculo e disponha no chão as imagens das igrejas impressas. Peça que agrupem os materiais de acordo com seu estilo arquitetônico: românico ou gótico, argumentando o porquê dessa classificação.

Finalize conferindo se as classificações foram realizadas de maneira correta, fazendo as intervenções necessárias.

Etapa 3 (aproximadamente 150 minutos / 3 aulas)

Preparação

Esta etapa consiste em confeccionar miniaturas de igrejas dos estilos românico e gótico para serem expostas na escola. Verifique antecipadamente um local adequado para a exposição.

Solicite aos alunos que providenciem os seguintes materiais: cartolina, papelão, réguas, tesouras com pontas arredondadas, canetas hidrocor, tinta guache, pincéis, papéis coloridos e demais materiais que julgarem pertinentes para a confecção de miniaturas de igrejas românicas e góticas.

Providencie estilete e cola quente. Atente-se para que apenas um adulto manuseie esses objetos.

Encaminhamento

Organize os alunos em duplas e distribua as imagens das igrejas românicas e góticas utilizadas na atividade da Etapa 2. Peça aos alunos que escolham uma das imagens como referência para confeccionarem uma miniatura dessa igreja. Distribua os materiais e auxilie os alunos a cortarem o papel com o estilete e a utilizarem a cola quente.

Com papelão, eles podem fazer a estrutura principal, dando as características da igreja que escolheram (gótica ou românica). Em seguida, podem utilizar papéis coloridos, tinta guache e canetas para confeccionar os adornos das igrejas e as rosáceas, por exemplo.

Para acompanhar a exposição das miniaturas, seria interessante que a turma produzisse dois cartazes explicando os estilos arquitetônicos estudados. Para fixar os cartazes, providencie fita adesiva.

Cole os cartazes no local escolhido para a exposição e oriente os alunos a organizarem os materiais a serem expostos. Eles podem também preparar um título para sua exposição, como: Igrejas Medievais.

Faça um convite para que as demais turmas, professores e funcionários compareçam à exposição.

Avaliação de aprendizagem

O processo de avaliação é contínuo e deve ocorrer durante a realização de todas as atividades propostas. As perguntas a seguir apresentam alguns aspectos importantes de serem avaliados nesta sequência didática.

Aspecto

Sim

Não

Parc.

Os alunos participaram dos momentos de conversa propostos em aula?

Os alunos realizaram a pesquisa solicitada?

Os alunos souberam se organizar para realizar a atividade de produção de miniaturas?

Os alunos compreenderam os estilos arquitetônicos estudados?

Atividades

As atividades abaixo irão auxiliá-lo no processo de verificação de aprendizagem. Reproduza-as na lousa e peça aos alunos que respondam da maneira que você julgar conveniente. Eles podem responder às questões oralmente, no caderno ou em uma folha separada.

1. Comente sobre a arquitetura românica.

A arquitetura românica refere-se a um estilo arquitetônico marcado pelas constantes invasões territoriais da época, o que influenciou na construção de grandes muros de pedras e pequenas janelas nas paredes, visando à segurança. Entre as características desse estilo, estão: interior pouco iluminado, pilares grossos, arcos e predominância de linhas horizontais.

2. Comente sobre a arquitetura gótica.

A arquitetura gótica refere-se a um estilo arquitetônico marcado pelo teocentrismo típico da Idade Média. Suas construções religiosas (igrejas, catedrais, basílicas ou mosteiros) apresentam características como: arcos, vitrais, gárgulas, verticalidade, fachadas monumentais, grande iluminação no interior, planta em formato de cruz latina, entre outras.

Autoavaliação

Reproduza na lousa ou providencie cópias do quadro a seguir para os alunos.

Marque um X na alternativa que melhor representa como você se sente em relação às atividades desta sequência.

Sim

Não

Mais ou menos

Participei dos momentos de conversa propostos em aula?

Fiz a pesquisa solicitada?

Confeccionei uma miniatura de igreja respeitando os estilos estudados?


Fonte: PNLD

0 comentários:

Postar um comentário