23 abril 2023

Projeto: A importância da interdisciplinaridade no contexto educacional

Projeto: A importância da interdisciplinaridade no contexto educacional

Interdisciplinaridade

Introdução:
A interdisciplinaridade é um conceito fundamental para a construção de uma educação mais completa e abrangente, pois permite a integração de diferentes áreas do conhecimento em prol de um objetivo comum. No entanto, sua aplicação prática ainda é pouco comum, principalmente no contexto educacional brasileiro. O objetivo deste projeto de mestrado é discutir e analisar a importância da interdisciplinaridade na educação e seus benefícios para os alunos, professores e instituições de ensino.

Justificativa:
A interdisciplinaridade é uma abordagem que valoriza a diversidade de conhecimentos e habilidades, permitindo a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento de competências mais abrangentes. No entanto, a aplicação dessa abordagem requer uma mudança significativa na forma como o ensino é concebido e organizado. Assim, é necessário investigar os desafios e as oportunidades da interdisciplinaridade no contexto educacional e como ela pode contribuir para a formação integral dos alunos.

Desenvolvimento:
O projeto será desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica que abrange as principais teorias e conceitos relacionados à interdisciplinaridade e sua aplicação na educação. Além disso, serão realizadas pesquisas de campo em escolas públicas e privadas para avaliar a implementação da interdisciplinaridade em diferentes níveis de ensino e disciplinas. Os resultados dessas pesquisas serão analisados e discutidos em relação aos benefícios e desafios da interdisciplinaridade na educação.

Conclusão:
A interdisciplinaridade é uma abordagem fundamental para a construção de uma educação mais completa e abrangente, capaz de desenvolver competências mais complexas e multidisciplinares nos alunos. No entanto, sua aplicação ainda é pouco comum no contexto educacional brasileiro. Este projeto de mestrado tem como objetivo contribuir para a compreensão dos desafios e das oportunidades da interdisciplinaridade na educação e fornecer subsídios para a implementação dessa abordagem nas escolas brasileiras.

Referências:

  • Fazenda, I. C. A. (1994). Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Papirus.
  • Morosini, M. C., & Maciel, F. C. (2007). Interdisciplinaridade na universidade: fundamentos teóricos e metodológicos. FEEVALE.
  • Scherer, R., & Santos, R. J. (2012). Interdisciplinaridade: diálogos possíveis. UNIVILLE.
  • Silva, T. T. (1994). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Autêntica.


Produzido por: Washington Luiz, formado em Letras e respectivas literaturas e graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia de Língua Inglesa.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Educação, Formação integral dos alunos, Competências multidisciplinares, Benefícios e desafios da interdisciplinaridade, Implementação da interdisciplinaridade, Diversidade de conhecimentos, Abordagem educacional, Pesquisa de campo, Teorias do currículo.

0 Comments:

Postar um comentário