@media (max-width: 768px) { /* Estilos para telas menores */ } @media (max-width: 480px) { /* Estilos para telas muito pequenas, como smartphones */ } google.com, pub-7458798567993008, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Curiosidades sobre os dinossauros ~ Allifer School

19 julho 2021

Curiosidades sobre os dinossauros

Era dinossauro: Cretáceo e jurássico.




Estamos na Era Mesozoica, uma era que durou entre 241 milhões a 65 milhões de anos atrás. E é caracterizada pelos continentes unidos (Pangeia) e pelo seu clima quente e árido. Também é caracterizada pelo surgimento dos primeiros répteis, como as tartarugas, e das aves. Os mamíferos também passam a adquirir uma posição, e aumenta a variedade de moluscos, mariscos e caracóis. Surgem também os peixes vertebrados e insetos como moscas, borboletas e libélulas. O Planeta Terra em si era recheado de árvores, e foi nessa Era que surgiram as primeiras plantas floríferas.

No entanto, grandes criaturas, desde os mais mansos e herbívoros até os mais ferozes e carnívoros, dominavam essa Era de uma tal maneira assim como nós, humanos, dominamos a atual Era em que vivemos. O domínio dessas criaturas é de suma importância para podermos entender a Era Mesozoica. Estamos falando dos dinossauros. Graças a existência desses animais extraordinários, a Era Mesozoica é também conhecida como Era dos Dinossauros ou Idade dos Dinossauros.

Eles são os maiores animais que já habitaram o planeta. A palavra dinossauro (do latim Dinosauria) significa “lagarto terrível”. (Redação do Portal Toda Matéria)

Podemos dividir a Era Mesozoica (ou dos Dinossauros) em três Períodos. O primeiro período corresponde ao Triássico que durou entre 245 e 208 milhões de anos marcando o surgimento dos dinossauros. Já o segundo período corresponde ao Jurássico que durou entre 208 e 146 milhões de anos que é marcado pelo desenvolvimento e o surgimento de mais espécies de dinossauros. Além disso, é no período Jurássico também que há um grande aumento da diversificação da fauna do planeta. E o período Cretáceo que durou entre 146 milhões e 65 milhões de anos atrás, sendo o período onde os dinossauros viveram o seu apogeu

De acordo com a professora Rosana Gandini do Portal InfoEscola, o período Triássico (“Tri” = Três) foi assim nomeado para definir o conjunto de três camadas vermelhas e sequenciais de rochas distintas encontradas em toda a Alemanha, onde foram nomeados. É no período Triássico onde o Planeta sofreu com uma escassez da biodiversidade levando tempo para se recuperar dessa crise. E foi através dessa recuperação lenta e gradual que os primeiros dinossauros foram surgindo.

O Período Jurássico é dividido em três épocas: Jurássico InferiorJurássico Médio e Jurássico Superior. E o seu nome vem da Cordilheira dos Andes, onde rochas calcárias desse período foram identificadas pela primeira vez. A época do Jurássico Inferior é marcada pelo início da fragmentação do Pangeia em dois continentes: a Laurásia (no Hemisfério Norte) e o Gondwana (no Hemisfério Sul). E nesse contexto de formação geológica, surgiram os primeiros dinossauros marinhos como os Ictiossáurios e os Plesiossáurios, e os primeiros dinossauros herbívoros de grandes dimensões como os Saurópodes.

Divisão do Pangeia / Imagem: Ensino e Informação

 

Conceito artístico do parente de Ictiossauro descoberto na Escócia / Legenda e Imagem: Ciberia.com.br

 

Gravura representando um Plesiossauro / Imagem: Biological Warfare

 

Representação dos Saurópodes / Imagem: Atlas Virtual da Pré-História

Já na época conhecida como Jurássico Médio, surgem novas espécies de dinossauros terrestres como os Cetiossauros, os Braquiossauros, os Megalossauros e Hipsilofodontes. Porém a diversidade dos Ictiossáurios diminui, e os Plesiossauros tornam-se mais abundantes. Os Pliossauros (um tipo de Plesiossauro) tornam-se os principais predadores marinhos e crescem para tamanhos iguais e superiores ao das orcas.

Cetiossauros / Imagem: Reptossaurus – O Seu Blog Sobre Répteis

 

Megalossauro / Imagem: MultArte

 

Hipsilofodontes / Imagem: aminoapps

Na época correspondente ao Jurássico Superior houve um aumento da vegetação abundante, tornando a vida selvagem mais desenvolvida ainda. Os Saurópodes, por exemplo, se diversificaram e aumentaram de tamanho. Foi nessa época também que surgiram as primeiras aves, incluindo a Archaeopteryx. Por incrível que pareça, é através dessa espécie de ave – Archaeopteryx – que muitos mencionam a existência de uma ligação entre os dinossauros e as aves modernas. Onde algumas espécies de dinossauros se evoluíram para aves. Mas uma pesquisa publicada pelo Portal Socientifica apresenta que essa ideia de transição de dinossauro para ave não é muito plausível.

[…] foi relatado a descoberta de uma estrutura chamada “wulst” no cérebro do Archaeopteryx, que foi encontrado previamente somente em pássaros vivos. […] As evidências agora sugerem que não houve uma transição nítida de dinossauro para pássaro, fazendo com que a ideia de um primeiro pássaro pareça cada vez mais arbitrária e propensa aos caprichos de um registro fóssil incompleto. (PEDRO NOAH, Portal Socientifica)

Ou seja, até agora conclui-se que a Archaeopteryx ainda é chave para a compreensão da árvore genealógica de dinossauros, mas que, por outro lado, vem sendo cada vez menos considerado como um “elo” entre os dinossauros e as aves modernas.

Archaeopteryx / Imagem: Wiki pre-historia

O período Cretáceo, considerado o último período da Era dos Dinossauros, é caracterizado pelo distanciamento dos continentes que antes eram unidos, ocupando posições como os de hoje em dia. Seu nome deriva da palavra latina Creta que significa greda ou giz, para denominar a rocha esbranquiçada, o calcário, formado por conchas de micro-organismos, onde os depósitos cretáceos foram pela primeira vez descritos.

Separação dos continentes / Imagem: Portal InfoEscola

Foi durante o período Cretáceo que os dinossauros se expandiram de uma tal maneira que não foi possível contar onde os dinossauros terminavam e os pássaros começavam na perspectiva teórica do “elo” entre dinossauros e pássaros. Também foi uma época do surgimento de muitos mamíferos incluindo os placentários, os marsupiais e monotremados (mamíferos que põem ovos, como os ornitorrincos). Além disso, acredita-se que a separação dos continentes no período Cretáceo contribuiu com o isolamento geográfico global das espécies, o que diferenciou fauna e flora.

A Redação do Portal Toda Matéria nos apresenta uma breve lista dos grupos de dinossauros mais conhecidos:

  • Terópodes: dinossauros bípedes considerados uns dos maiores carnívoros do planeta. Nessa classe, muitos deles eram onívoros dos quais se destacam: Giganotossauro, Megalossauro e o Tiranossauro;
  • Saurópodes: dinossauros quadrúpedes, os quais eram considerados um dos maiores animais da Terra. Eles possuíam um corpo avantajado com um pescoço e cauda longos e cabeça pequena. Destacam-se as famílias: Brachiosauridae, Diplodocidae e Titanosauridae;
  • Ceratopsídeos (Ceratopsia): dinossauros quadrúpedes e herbívoros; esse grupo possuía protuberâncias na cabeça, ou seja, uma espécie de chifre. Das famílias destacam-se os Ceratopsidae e os Leptoceratopsidae;
  • Estegossauros (Stegosauria): dinossauros quadrúpedes e herbívoros de corpos gigantes e cabeças menores. Esse grupo possuía placas ósseas nas costas sendo os mais importantes gêneros: Estegossauro, Kentrossauro e Lexovissauro;
  • Anquilossauros (Ankilosauridade): dinossauros herbívoros que continham uma carapaça nas costas que servia de armadura. Além disso, a cauda deles era formada por espinhos, e na ponta possuía uma espécie de clava que os protegiam de diversos predadores. Destacam-se o Anquilossauro, Euoplocéfalo e Pinacossauro;
  • Ornitópodes: grupo de dinossauros herbívoros chamados também de “dinossauro bico-de-pato”, uma vez que a boca era em formato de bico. Possuíam um sistema de mastigação bem desenvolvido, e algumas espécies eram bípedes e outras quadrúpedes. Nessa classe merecem destaque o Anatossauro, Bactrossauro e Parassaurolofo;
Extinção dos Dinossauros / Imagem: Google Images

O fim do período Cretáceo, também considerado o final da Era Mesozoica, é marcado pela 2a maior e mais conhecida extinção em massa da história da Terra[1].

[…] a aproximadamente 65 milhões de anos, com a extinção de 25% das famílias, e 75% de todas as espécies do planeta, entre eles, a extinção dos dinossauros, entre outros grandes grupos continentais e marinhos. A causa mais aceita para essa extinção é a queda de um asteroide, que desencadeou uma reação em cadeia a partir da sua colisão, como o efeito estufa, ativação de vulcões, e consequente acidificação das águas da chuva e dos oceanos. (ROSANA GANDINI, Portal InfoEscola)

A revista Science publicou um artigo sobre informações de que um asteroide atingiu o Golfo do México, mais precisamente em Yucatán, ocasionando a extinção em massa dos seres vivos, principalmente dos Dinossauros. Outros pesquisadores alegam que erupções vulcânicas ocorridas no Basalto de Decão, na Índia, tiveram papel crucial para o fim dos Dinossauros.

Os vulcões podem causar extinções em massa porque liberam muitos gases, como SO2 e CO2, que podem alterar o clima e acidificar o planeta. Entretanto, quando o asteroide colidiu com nosso planeta, a maior parte do gás tóxico não era considerada maléfica. (HULL, Revista Science, apud Revista Istoé)

Ainda que diversas teorias tentam explicar o desaparecimento dos Dinossauros, a ideia do asteroide é a mais aceita. Tal impacto propiciou uma mudança climática drástica no planeta, que resultou numa imensa camada de poeira tapando a luz do Sol.

Notas:

  1. Um estudo publicado pelo Portal Exame aponta que a primeira maior extinção em massa de espécies ocorreu muito tempo antes da Era dos Dinossauros, e foi através do aquecimento global. Tal fenômeno, ocorrido há 252 milhões de anos, eliminou cerca de 96% da fauna marinha deixando os animais dos oceanos sem oxigênio suficiente para sobreviverem.
Fonte: Blog Teorizado

 

Referências Bibliográficas:

Era Mesozoica. Portal Toda Matéria. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/era-mesozoica/ >. Acesso em: 22 mai. 2020.

História dos Dinossauros. Portal Toda Matéria. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/historia-dos-dinossauros/ >. Acesso em: 22 mai. 2020.

Triássico. Portal InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/geologia/triassico/ >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Jurássico Inferior (Lias, Liásico). Escala de Tempo Geológico. Disponível em: < https://sites.google.com/a/esjgf.info/geotempo/liasico >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Jurássico Médio (Dogger). Escala de Tempo Geológico. Disponível em: < https://sites.google.com/a/esjgf.info/geotempo/dogger >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Jurássico Superior (Malm). Escala de Tempo Geológico. Disponível em: < https://sites.google.com/a/esjgf.info/geotempo/malm >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Archaeopteryx: o “elo” entre os dinossauros e as aves modernas?. Portal Socientifica. Disponível em: < https://socientifica.com.br/archaeopteryx-o-elo-entre-os-dinossauros-e-as-aves-modernas/ >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Período Jurássico. Blog Mundo Pré-Histórico. Disponível em: < https://mundopre-historico.blogspot.com/2019/02/periodo-jurassico.html >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Cretáceo. Portal InfoEscola. Disponível em: < https://www.infoescola.com/geologia/cretaceo/ >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Maior extinção em massa de espécies foi provocada por aquecimento global. Portal Exame. Disponível em: < https://exame.com/ciencia/maior-extincao-em-massa-de-especies-foi-provocada-por-aquecimento-global/ >. Acesso em: 23 mai. 2020.

O que acabou com os dinossauros?. Revista IstoÉ. Disponível em: < https://istoe.com.br/o-que-acabou-com-os-dinossauros/ >. Acesso em: 23 mai. 2020.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Sou responsável pela montagem desse artigo sobre os dinossauros. Fico muito feliz pelo compartilhamento. Obrigado!

    ResponderExcluir