04 maio 2023

A aldeia de Mbala e o missionário Branco

A aldeia de Mbala e o missionário Branco

aldeia
Era uma vez uma pequena aldeia no continente africano chamada Mbala. Os moradores de Mbala eram um povo muito unido, que vivia em harmonia com a natureza e com os seus vizinhos. Mas um dia, um estrangeiro chegou à aldeia, e a sua presença causou um grande tumulto.

    O estrangeiro era um homem branco, de olhos azuis e cabelos loiros. Ele se apresentou como um missionário cristão, e disse que tinha vindo para ensinar os moradores de Mbala sobre a sua religião e os seus costumes. Mas os moradores não ficaram muito felizes com a sua presença.

- Quem é esse homem branco? - perguntou um dos moradores.

- Ele não é como nós - disse outro.

- Ele não pode nos ensinar nada que já não saibamos - afirmou um terceiro.

    Mas o chefe da aldeia, um sábio ancião chamado Mokolo, decidiu que seria melhor ouvir o que o missionário tinha a dizer antes de tomar qualquer decisão. Então, ele convidou o estrangeiro para uma reunião com os moradores.

- Meus irmãos! Começou Mokolo. - Este homem veio até nós para compartilhar o seu conhecimento. Vamos ouvi-lo com respeito e aprender o que pudermos com ele.

    Assim, o missionário começou a falar sobre a sua religião, e os moradores de Mbala ficaram impressionados com o que ouviram. Eles perceberam que a religião do homem branco não era tão diferente da sua própria, e que havia muitos pontos em comum entre elas. Então, eles decidiram dar uma chance ao missionário, e permitiram que ele compartilhasse o seu conhecimento com a aldeia.

    Com o tempo, os moradores de Mbala aprenderam muito com o missionário, e também ensinaram muitas coisas para ele. Eles descobriram que, apesar das suas diferenças culturais e religiosas, eles tinham muitas coisas em comum, como o respeito pela natureza e o amor pela família.

    Dessa forma, a aldeia de Mbala se tornou um exemplo de respeito à diversidade. Os moradores aprenderam que, apesar das suas diferenças, eles poderiam conviver em paz e harmonia, e que cada um deles tinha algo a ensinar e a aprender com o outro. E assim, Mbala se tornou um lugar de troca e de aprendizado, onde a diversidade era valorizada e respeitada por todos.

Produzido por: Washington Luiz, formado em Letras e respectivas literaturas e graduado em Pedagogia e pós-graduado em Metodologia de Língua Inglesa.

0 Comments:

Postar um comentário