26 abril 2021

A diversidade cultural brasileira na dança

???

Sequência didática

A diversidade cultural brasileira na dança

Nesta sequência, serão abordadas a diversidade étnica e cultural do Brasil e suas relações com a dança e os ritmos brasileiros. Ao final, será proposta a produção de um painel coletivo a respeito da temática e das experimentações em dança.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Dança

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Artes Integradas

Matrizes estéticas e culturais

Patrimônio cultural

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Dança

(EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Artes Integradas

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Objetivos de aprendizagem

Abordar o processo de colonização e formação do povo brasileiro, bem como suas manifestações artísticas, em especial a dança.

Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial de diversas culturas, reconhecendo as matrizes indígenas, africanas e europeias e suas contribuições na formação do povo brasileiro.

Investigar a origem e as características de danças sincréticas presentes no Brasil.

Pesquisar alguns dos principais ritmos musicais utilizados nas danças mais conhecidas de diversas regiões do Brasil (maracatu, ciranda, catira, frevo, jongo, fandango, entre outros).

Conteúdos

Diversidade étnica e cultural brasileira

Danças e ritmos brasileiros

Patrimônio cultural

Percepção rítmica e fatores dos movimentos


Materiais e recursos

Materiais para produção de cartazes: folhas de cartolina, papéis variados e coloridos, lápis de cor, canetas hidrográficas, giz de cera, tinta guache, pincéis, tesoura, cola branca, cola colorida, entre outros.

Aparelho reprodutor de vídeo ou computador.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Iniciar a aula fazendo as seguintes perguntas aos alunos:

Quais são os diferentes povos que contribuíram para a formação étnica e cultural do nosso país?

Quais as principais semelhanças e diferenças entre a cultura desses povos?

Você sabe qual é a sua ascendência?

O Brasil é um país conhecido mundialmente pela pluralidade cultural, e isso se reflete nos corpos, nos gestos e nas danças. Diferentes povos, desde a época da colonização brasileira, trouxeram e trazem contribuições para a formação de danças, ritmos e sons marcados pelo sincretismo cultural.

Esta aula convida professores e alunos a refletir acerca da diversidade cultural brasileira.

Organizar a turma em pequenos grupos e, a partir de uma breve pesquisa e posterior fruição de produções artísticas que retratam a história da colonização e da formação do país, assim como as grandes ondas de imigração no final do século XIX e no início do século XX, propor a investigação e a compreensão da contribuição dos povos indígenas, africanos e europeus na formação do povo brasileiro.

Fazer com a turma uma curadoria com produções de arte de diferentes linguagens artísticas sobre a temática, a fim de realizar momentos de fruição e análise. Podem-se apresentar aos alunos, por exemplo, na pintura, obras de artistas como Jean-Baptista Debret (1768-1848), Nicolas Antoine Taunay (1755-1830), Lasar Segall (1891-1957), Tarsila do Amaral (18861973), entre outros.

Questionar os alunos sobre as cores, as formas e os elementos das obras, bem como sobre qual eles acham que foi a motivação de cada artista para executar a obra visualizada. Os registros e as impressões dessa aula podem ser feitos no Diário de Arte.

Aula 2

Retomar a organização em pequenos grupos feita na aula anterior. Após a pesquisa e a compreensão a respeito da formação étnico-cultural brasileira, propõe-se o estudo das manifestações culturais do país, com ênfase nas danças e nos ritmos brasileiros.

Propor que a turma explore as cinco regiões do Brasil apontando diferentes danças e ritmos de cada uma: a origem e a história de cada dança e ritmo, a vestimenta e os acessórios usados pelos dançarinos, entre outras curiosidades. Pode-se usar como exemplo o frevo, que é um ritmo musical e uma dança praticada principalmente no carnaval de Recife, em Pernambuco. Pode-se dizer que sua origem tem raízes nas culturas africana e europeia. Esse ritmo é marcado pela forte influência da capoeira e da mistura de gêneros musicais, como a marcha, o maxixe, a música clássica, o tango brasileiro e a polca. Em 2012, o frevo entrou para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. O ritmo ligeiro do frevo enfatiza os movimentos das pernas e do abdome do dançarino. O uso de sombrinhas coloridas é uma característica marcante da dança, além de auxiliar no equilíbrio do dançarino. Exemplos de outras danças e outros ritmos brasileiros que podem ser investigados:

Maracatu;

Ciranda;

Catira;

Jongo;

Fandango;

Samba;

Coco;

Xote;

Maculelê;

Carimbó.

Para facilitar o entendimento do aluno sobre o assunto e a avaliação do professor, as pesquisas podem ser organizadas da seguinte maneira e contemplar os seguintes tópicos:

Região do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul);

Dança e ritmo musical;

Origem;

Vestimenta e acessórios usados;

Principais movimentos/gestos/passos.

Durante a aula, acompanhar o percurso de aprendizagem da turma e detectar se há modificações que se fazem necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

Para finalizar a aula e também como um processo de avaliação, verificar os seguintes pontos em anotações, falas, reflexões e pesquisas da turma.

Exploraram ritmos e danças de diferentes regiões brasileiras? Espera-se que os alunos tenham investigado as manifestações artísticas e culturais de diferentes regiões do Brasil e, se possível, tenham estabelecido comparações entre elas.

Reconheceram as danças como manifestações sincréticas? Espera-se que os alunos tenham criado um diálogo entre o sincretismo cultural presente nas danças e nos ritmos com a formação histórico-cultural do país. Nesse ponto, é interessante também uma reflexão a respeito das imigrações atuais.

Ao conhecer sobre a pluralidade cultural e étnica do país, refletiram ou questionaram como cada cultura imprime em nós um modo de agir e de se movimentar? Espera-se que os alunos tenham reconhecido que sim.

Aulas 3 e 4

Na primeira destas aulas, sugerimos a produção de cartazes que formarão um grande painel, mostrando danças e ritmos brasileiros. Planejar com os alunos o tempo e o material necessários para a produção dos cartazes.

Conferir, em parceria com a turma, as informações coletadas na aula anterior e, posteriormente, direcionar os alunos para a produção de cartazes.

O painel poderá conter as informações sobre o tema pesquisado, com imagens que destaquem os movimentos/gestos e os passos presentes na dança. Os alunos podem compor as informações por meio do uso de fotografias, ilustrações, recortes, colagens, desenhos, pinturas e pequenos textos.

É importante que as informações sejam objetivas e de fácil visualização, bem como que as imagens contenham legendas e referências.

Após a finalização dos cartazes, definir com a turma um local adequado e o modo de fixação dos cartazes para a criação do grande painel. Para este dia, propor que cada grupo apresente, com o seu cartaz, uma trilha sonora com as músicas correspondentes às danças e aos ritmos representados. Os alunos podem preparar uma playlist de músicas que pode ser compartilhada no site ou no blog da escola, com as fotografias dos trabalhos.

Ao som das músicas pesquisadas e também de vídeos de apresentações de dança e ritmos brasileiros, propor experimentações corporais e rítmicas. Orientar os alunos a sentir a pulsação de diferentes ritmos e danças, e, juntos, brincar com a diversidade presente nas danças brasileiras. Sugerir que, antes de mexer o corpo por inteiro, tentem perceber o ritmo da música apenas com uma parte dele, como o balançar dos dedos ou da cabeça.

Ao som de um samba, por exemplo, como nosso corpo reage? É possível acompanhar o ritmo dessa música apenas com o bater dos pés? Como ficaria acompanhar esse ritmo com o corpo todo? Ao ouvir outro ritmo musical, a sensação é a mesma? E os movimentos do corpo?

Como os corpos dos dançarinos exploram o espaço em danças como o jongo? E no frevo? Como você exploraria o espaço ao dançar um desses ritmos?

Durante a prática, podem-se apresentar danças típicas de outros países e estabelecer comparações com as danças brasileiras. Como sugestão, é interessante explorar os seguintes fatores de movimento tempo, espaço, peso e fluência.

A dança brasileira se parece com danças de outros países? Há movimentos semelhantes? Qual a intensidade dos movimentos? Quais partes do corpo e espaço predominam nessas danças? Essas danças têm a mesma velocidade?

Para trabalhar dúvidas

Na aula 1, seria interessante abordar com os alunos o conceito de patrimônio cultural, que caracteriza bens de natureza material e imaterial. Organizar uma roda de conversa com o intuito de despertá-los para a conscientização e a reflexão sobre o patrimônio cultural artístico e cultural do país.

site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) traz informações sobre o assunto e pode contribuir no trabalho de pesquisa, seja com sugestões de caminhos, seja com conteúdo. (Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/>. Acesso em: 9 out. 2018.)

Ampliação

As danças e os ritmos brasileiros envolvem muita brincadeira, mas também coreografias e passos complexos que exigem bastante treino, e é possível experimentar com a turma alguns passos tradicionais das danças brasileiras. Sugerimos a realização de pesquisas e reflexões durante a prática a respeito das possibilidades das danças tradicionais em uma abordagem contemporânea. Para auxiliar na reflexão, assistir com a turma a trechos de espetáculos de dança, por exemplo, Delírios, um espetáculo solo em que vários ritmos musicais são apresentados. (Direção: Ana Catarina Vieira. Produção e interpretação: Ângelo Madureira. Brasil, 2015. 47min43s.)


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário