26 abril 2021

improvisação teatral com máscaras

???

Sequência didática

Sentimentos em jogo: improvisação teatral com máscaras

Nesta sequência, serão abordadas as emoções e a expressão corporal por meio do jogo teatral e da criação de máscaras. Os alunos produzirão uma performance com a temática bullying na escola.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Teatro

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Processos de criação

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Teatro

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Objetivos de aprendizagem

Investigar a origem das máscaras e sua utilização no universo teatral em contextos diversos.

Estimular o desenvolvimento da capacidade de expressão corporal.

Explorar emoções e sentimentos em jogos de improvisação.

Abordar a temática do bullying de maneira criativa.

Promover o respeito no ambiente escolar.

Incentivar práticas sustentáveis.

Conteúdos

Máscaras teatrais

Processo de criação

Materiais sustentáveis

As emoções na Arte

Jogos teatrais

bullying na escola

Caderno de desenho;

Materiais e recursos

Materiais para desenho, colagem e pintura;

Recursos tecnológicos para visualização de vídeos e imagens.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 6 aulas.

Aula 1

Para iniciar a aula, organizar os alunos sentados em semicírculo. Explicar-lhes que vão conhecer um pouco sobre o uso das máscaras em diferentes contextos artísticos.

Fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos perguntando-lhes em quais linguagens artísticas eles reconhecem o uso das máscaras e em que situações elas podem ser utilizadas. A partir desses conhecimentos, propor a eles que façam uma pesquisa sobre a origem e os diversos usos da máscara ao longo do tempo. Indica-se o uso da sala de leitura e informática para a realização da proposta. As pesquisas podem ser compartilhadas com toda a turma.

???

Mega Pixel/Shutterstock.com

Máscaras representando a alegria e a tristeza, sentimentos que remetem aos dois principais gêneros do teatro: a comédia e a tragédia, respectivamente. Usadas desde os tempos mais remotos, as máscaras são consideradas o símbolo máximo do teatro na Grécia Antiga.

Destacar que, ao longo da história, as máscaras foram fruto da criação de diferentes povos. Com diversos fins, a máscara destacou-se no teatro como adereço cênico repleto de mistério e simbolismos, ficção, encantamento e dualismo.

Espera-se que os alunos relacionem a origem das máscaras teatrais com os gregos e citem as festividades dionisíacas; apontem seu uso em gêneros teatrais como a commedia dell’arte (gênero de comédia surgido na Itália no final do século XV) e citem alguns de seus principais personagens (por exemplo, Arlequim, Colombina, Pantaleão, Pierrot etc.); deem exemplos do uso de máscaras em rituais religiosos e festas como o carnaval de rua no Brasil e o carnaval de Veneza.

No decorrer da aula, planejar momentos de fruição estética com trechos de apresentações teatrais. Apresentar diferentes gêneros teatrais aos alunos.

Durante a mediação, propor reflexões sobre as inspirações, motivações e funções das máscaras. Chamar a atenção da turma para os sentimentos, as sensações que as máscaras podem despertar, com ênfase no espetáculo teatral. Procurar algumas imagens de máscaras em livros ou na internet e mostrá-las aos alunos, fazendo as seguintes perguntas:

Na sua opinião, quem criou as máscaras e com qual objetivo?

Quais sensações elas despertam em você?

Qual é a principal emoção transmitida por essa máscara?

Qual é a principal característica física que retrata essa emoção?

Durante os momentos de fruição, é importante despertar o olhar do aluno para os diferentes materiais, cores e formas de que são feitas as máscaras, pois essas observações contribuirão para as propostas das aulas seguintes.

Aula 2

Para esta aula, organizar os alunos em círculo. Explicar-lhes que explorarão as emoções humanas por meio de um jogo teatral. Nesse jogo, os alunos deverão explorar emoções como raiva, nojo, medo, alegria, surpresa, tristeza, entre outras, a partir de diferentes situações que poderão ser expostas por meio de fotografias, recortes de revistas, imagens extraídas da internet, trechos de filmes, poemas, palavras sorteadas etc. Exemplos de situações: cerimônia de casamento, primeiro dia de aula, bater a cabeça sem querer em uma porta de armário aberta, chegar atrasado em uma reunião importante, reencontro de amigos, passeio com amigos, apreciar um álbum de família, entre outras. Selecionar situações que considerem a faixa etária do aluno. Notar se todos os alunos participam da proposta, até mesmo os mais tímidos, auxiliando-os na criação dos gestos e expressões.

Ao final do jogo, promover reflexões a partir de questões como:

1. Diante de quais situações você sentiu medo? E raiva? Quais despertaram alegria?

Resposta pessoal.

2. Como você representou cada uma dessas emoções?

Espera-se que o aluno tenha se baseado em emoções como raiva, nojo, alegria, medo, surpresa, entre outras, e que tenham sido demonstradas por expressões faciais complementadas pelo gestual.

3. Escolha a emoção com a qual você mais se identifica e represente-a criando a sua máscara. Esteja atento aos traços físicos, às formas e às cores que mais se adequam à situação. Que materiais você poderia utilizar na construção desta máscara?

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno realize pesquisas, faça esboços e solte a imaginação.

Ao final, tais reflexões podem ser registradas no caderno de desenho. Relacionar as emoções que surgiram durante o jogo com as máscaras estudadas na aula anterior.

Aula 3

Nesta aula, os alunos vão elaborar o projeto para construção de uma máscara. Sugere-se que na produção da máscara a turma utilize preferencialmente materiais recicláveis e/ou biodegradáveis.

Realizar com a turma pesquisa sobre materiais recicláveis e biodegradáveis. Essa é uma ótima oportunidade para promover um diálogo entre as Artes Visuais, a Biologia e a Química. É interessante convidar professores das outras disciplinas para participar da aula.

Como sugestão, indica-se a técnica do papel machê. Pesquisar sobre suas possibilidades enquanto materialidade artística. Se os alunos optarem por esse material, atentar-se ao tempo de secagem do papel. Na pintura das máscaras, atentar-se ao uso de tintas atóxicas e para o tempo de secagem de cada tinta.

Propor que os alunos se inspirem nas aulas anteriores e busquem novas referências estéticas; que pesquisem a utilização de máscaras por grupos teatrais contemporâneos, a fim de que investiguem os materiais e técnicas utilizados na contemporaneidade.

É importante que os alunos, em seus estudos, definam:

A técnica e os materiais que serão utilizados.

As cores e formas.

A emoção a ser representada.

A proposta poderá ser realizada individualmente ou em dupla. Sugerir o uso do caderno de desenho ou diário de Arte para os registros da atividade, a fim de que todos (aluno e professor) possam acompanhar o processo de criação e produção da máscara.

Aula 4

Reservar esta aula para a confecção das máscaras. (Caso seja necessário, usar parte da próxima aula para a finalização da máscara.)

Finalizadas as máscaras, sugerir que fiquem expostas para a apreciação de toda a turma. As máscaras serão utilizadas na aula seguinte.

Aula 5

No contexto educacional, o aluno se depara o tempo todo com diferentes situações e emoções que nem sempre são harmoniosas, agradáveis.

Nas aulas anteriores, foram trabalhadas as emoções e a expressão facial e corporal através de um jogo teatral e da construção de máscaras. Nesta aula, propõe-se que seja realizada uma discussão acerca da temática bullying na escola, seguida de jogos teatrais sobre o mesmo tema.

Promover uma roda de conversa considerando as experiências pessoais e os relatos de cada aluno. Em conjunto com a turma, sugerir soluções para o problema e/ou medidas preventivas. Feito isso, organizar os alunos e propor o seguinte jogo: um grupo será convidado a simular situações em que crianças estão sendo vítimas de bullying na escola; ao som de um sinal combinado previamente, outro grupo recriará a cena de modo positivo e lúdico, dessa vez utilizando-se das máscaras confeccionadas. É interessante que as máscaras estejam em uma caixa e a escolha seja aleatória. O objetivo desse jogo é que o aluno compreenda os próprios sentimentos e o sentimento do outro, e que assim sejam formados cidadãos sensíveis, com atitudes positivas e solidárias.

???

MatiasDelCarmine/Shutterstock.com

As máscaras e os jogos teatrais.

Aula 6

Para sistematizar os conhecimentos da unidade, elaborar juntamente com os alunos uma performance para promover o combate ao bullying na escola, considerando a realidade, a preferência e as habilidades da turma e de cada aluno.

Como sugestão, os alunos podem repetir o jogo da aula anterior pelos espaços da escola, em horários como o do intervalo, mas dessa vez com a participação de alunos de outras turmas e de funcionários da escola. É preciso, no entanto, conversar previamente com a coordenação da escola sobre a aplicação da proposta.

Além de despertar a criatividade e promover a socialização, essa proposta possibilita discutir sobre a função social da arte, especialmente em relação à atuação de grupos teatrais no combate ao bullying nas escolas.

Para trabalhar dúvidas

Caso algum aluno apresente dificuldade em expressar-se corporalmente, propor no início de cada aula alongamentos corporais e exercícios vocais teatrais em conjunto.

Ampliação

Os alunos poderão estudar o uso das máscaras nas comunidades indígenas brasileiras, investigando inspirações, motivações e funções do artefato em questão. A pesquisa poderá ser feita na biblioteca ou na sala de informática.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário