26 abril 2021

Aculturação: eles somos nós, nós somos eles

???

Sequência didática

Aculturação: eles somos nós, nós somos eles

Nesta sequência, buscamos estimular o diálogo sobre o processo de aculturação no Brasil, considerando diferentes visões de diferentes povos em um mesmo contexto histórico, social, artístico e cultural.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Teatro

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Processos de criação

Artes Integradas

Matrizes estéticas culturais

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

7. Problematizar questões políticas, sociais, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais, por meio de exercícios, produções, intervenções e apresentações artísticas.

Habilidades

Teatro

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Artes Integradas

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

Objetivos de aprendizagem

Valorizar as diversas manifestações culturais.

Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações.

Identificar interpretações que expressem diferentes visões de diferentes povos em um mesmo contexto histórico.

Conteúdos

Aculturação

Jogo cênico


.
Materiais e recursos

Papel

Lápis e/ou caneta.

Mapa-múndi.

Celular com recurso de gravação ou filmadora.

Caixa de papelão vazia (de sapato, por exemplo).

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Organizar os alunos em círculo ou de algum outro modo que facilite o diálogo entre eles e o professor.

Iniciar a roda de conversa sobre a aculturação e as influências que o Brasil sofreu com a chegada dos portugueses e de outros povos vindos, a princípio, do continente europeu. É importante atentar para a diversidade de povos e culturas que aqui chegaram e para a influência que exerceram na arte, na história, no contexto social e, consequentemente, na cultura.

A formação cultural, artística, social e histórica do Brasil é o resultado da junção de povos distintos: inicialmente, da confluência entre indígenas, portugueses e africanos; posteriormente, de povos de outras localidades do mundo, principalmente quando das duas grandes guerras, que foram responsáveis pelo grande fluxo migratório para o Brasil. A aculturação ocorre a partir do contato e da modificação das culturas dos indivíduos, que passam a se desenvolver diferentemente das culturas de suas matrizes formadoras. Essas mudanças podem retirar traços significativos de suas origens e influenciar a vivência cotidiana, a produção artística, as manifestações religiosas, a alimentação e o desenvolvimento social, político e, consequentemente, histórico. As mudanças culturais, históricas e sociais são inevitáveis, e por diversas vezes as transformações são positivas, proporcionado novos significados. Trabalhar esse assunto com o auxílio de um mapa-múndi contribui para a visualização e a compreensão da disposição e da origem dos diversos povos que migraram para o Brasil.

Para estimular os alunos a refletirem sobre os processos de aculturação, podem-se lançar algumas perguntas, como:

Em que região do país nasceram as pessoas mais próximas a você (da sua família, por exemplo)?

Quais povos mais contribuíram para a formação do estado em que nasceram as pessoas de sua família?

Qual a origem do seu sobrenome?

Na sua opinião, quais os pontos positivos das mudanças culturais?

Que elementos do seu dia a dia (alimentos, roupas, instrumentos musicais, entre outros) você acha que são originários de outros povos?

Aula 2

Retomar com os alunos os principais pontos da aula anterior.

Com o objetivo de refletir sobre a construção de um espaço de atuação, os alunos serão convidados a escrever uma carta anônima que relate sua experiência com o seu processo de aculturação. As cartas serão depositadas em uma caixa que ficará aos cuidados de um aluno. É importante que cada aluno registre o máximo de informações possível sobre o tema. Também é relevante dizer que essas informações serão sistematizadas e a ação cênica poderá ser filmada (com câmera de celular, por exemplo).

Incentivar os alunos à criação de vozes diferentes com possíveis variações de entonações, relacionando sentimento e forma da voz. Entonação de voz significa as possíveis variações no tom da voz; são diferentes modos de como o som vocal é emitido, como as palavras são faladas e articuladas. Durante a leitura do texto, observar com a turma a expressão facial do leitor e sua relação com o que está lendo.

Aula 3

Iniciar a aula dividindo a turma em dois grupos: um deles será plateia e o outro participará do jogo cênico como propositor da ação, com posterior inversão de papéis. O grupo propositor deve se posicionar no local escolhido para a encenação. A um comando do professor, um participante do grupo propositor deve ler uma carta que retirou aleatoriamente da caixa e sistematizar, com as próprias palavras, os pontos que considerar mais importantes. Isso será feito por todos os participantes do grupo propositor. Cada participante precisará explicar as características de aculturação que leu.

Esse jogo cênico deve ser gravado para posterior discussão e conclusão da atividade.

Aula 4

Esta proposta tem o objetivo de construir um vínculo entre os alunos, em que as diferentes dimensões da vida (histórica, social e cultural) são valorizadas e respeitadas.

Reunir os alunos em círculo para discutir os resultados da atividade, compartilhando percepções, sentimentos e ideias que surgirem. Finalizar com a visualização da gravação do jogo cênico.

Para trabalhar dúvidas

Explicar aos alunos, por meio de exemplos, o que é o processo de aculturação facilita a compreensão do tema. Procurar apresentar também referências visuais, para que o tema fique ainda mais claro.

Ampliação

Reunir os alunos em uma roda de conversa para que relacionem os aprendizados que adquiriram com esta sequência didática e que se autoavaliem em relação ao próprio comportamento no que se refere ao entendimento e ao respeito pelo outro.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário