26 abril 2021

O Maracatu de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação

???

Sequência didática

O Maracatu de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação

Nesta sequência, os alunos terão a oportunidade de conhecer e experimentar alguns dos elementos constitutivos do maracatu de baque virado (também conhecido como maracatu nação), manifestação da dança popular brasileira, buscando identificar algumas de suas características para a criação de uma notação musical não convencional para a obra musical em questão.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Música

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Materialidades

Notação e registro musical

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Música

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR17) Explorar e analisar, criticamente, diferentes meios e equipamentos culturais de circulação da música e do conhecimento musical.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

(EF69AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.

Objetivos de aprendizagem

Conhecer a história do maracatu de baque virado e as suas influências na cultura regional de Pernambuco.

Desenvolver a percepção e a coordenação dos movimentos do próprio corpo em relação ao ritmo da música do maracatu.

Criar maneiras de registrar graficamente as ideias musicais.

Elaborar um registro musical não convencional para o maracatu de baque virado.

Promover uma reflexão sobre as distintas matrizes da cultura brasileira.

Conteúdos

Maracatu de baque virado (ou maracatu nação)

Notação musical não convencional

Patrimônio cultural

Texto informativo sobre o maracatu de baque virado, ou maracatu nação.

Materiais e recursos

Instrumentos musicais e objetos diversos (latas, copos, bolas, pratos, entre outros).

Equipamento para reprodução de imagem e para reprodução de som.

Partitura em branco.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Apresentar à turma algumas imagens e alguns vídeos sobre o maracatu de baque virado, ou maracatu nação. Como sugestão, seguem alguns vídeos para consulta:

DANÇAS regionais: maracatu de baque virado: Aline Valentim. (Canal Curta, 5 min 30, 27 out. 2014)

MARACATU nação. Iphan. (Maracatu Nação, 19 min, Iphan/CNFCP, 2014).

???

Antônio Cruz/ABr

Encontro Estadual de Maracatus durante carnaval de Recife.

???

TOMAS GRAHAM/Shutterstock.com

Um dos instrumentos usados no maracatu: agbê, também conhecido como xequerê.

Promover uma breve discussão sobre o maracatu de baque virado (ou maracatu nação), de modo a realizar alguns questionamentos sobre o tema:

1. Alguém conhece essa dança popular brasileira? Imagina qual a origem dessa manifestação cultural e onde ela ocorre atualmente?

Resposta pessoal.

2. A batida sonora presente na música e que marca os movimentos é forte ou fraca?

Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que é uma batida forte.

3. O que os figurinos podem representar nessa manifestação?

Resposta pessoal.

Em seguida, distribuir para os alunos o texto informativo com um breve histórico da dança observada.

Breve História do Maracatu Nação

O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu (que, antigamente, abrangia também o que hoje são os municípios de Itapissuma, Abreu e Lima e Itamaracá). Como a maioria das manifestações populares do país, é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Apesar de existirem muitas visões, histórias e hipóteses diferentes, a explicação mais difundida entre os estudiosos acerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e, por consequência, permitida pelos senhores de escravos.

Os eleitos como Rainhas e Reis do Congo eram lideranças políticas entre os cativos: intermediários entre o poder do Estado Colonial e as mulheres e homens de origem africana. Destas organizações teriam surgido muitas manifestações culturais populares que passaram a realizar encontros e rituais em torno dessas representações sociais originando manifestações populares como Maracatu de Baque Virado [...].

Com a abolição da escravatura no Brasil, no fim do século XVIII, o Maracatu passou gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, como ocorreu com o Frevo e outras práticas populares brasileiras.

Após um intenso processo de decadência dos maracatus de Recife durante quase todo o século XX, ocorreu nos anos 1990 o que podemos chamar de Boom do Maracatu.

[...] o Maracatu de Baque Virado saiu de seu palco principal que é a cidade de Recife e chegou a diversos lugares do país e do mundo. Atualmente existem grupos percussivos que trabalham com elementos da Cultura do Maracatu Nação em quase todos os estados brasileiros e em diversos países como Canadá, Inglaterra, França, Estados Unidos da América, Japão, Escócia, Alemanha, Espanha, entre outros.

BREVE história do maracatu nação. Disponível em: <http://maracatu.org.br/o-maracatu/breve-historia/>. Acesso em: 2 out. 2018.

Destacar a presença do maracatu na cultura pernambucana e, de forma geral, na brasileira, ressaltando suas características, sua história e o fato de ser uma manifestação cultural que difunde a música popular brasileira com toda a sua diversidade e todas as suas variações, presente nas áreas urbanas e rurais, com diferentes denominações e estilos.

Aula 2

Questionar os alunos sobre como é possível registrar o som produzido por determinado objeto; por exemplo, o som de uma cadeira sendo arrastada pelo chão. Explicar que eles devem pensar em como registrar o som, não o objeto. Pedir que criem um desenho ou um código que represente o som da cadeira ao ser arrastada.

Apresentar aos alunos alguns instrumentos ou objetos e solicitar que representem, em uma folha de papel A4, por meio de um desenho ou código, cada um dos sons emitidos pelos instrumentos ou objetos apresentados. Ao final, expor as produções na lousa ou no mural da sala e propor aos alunos uma leitura sonora das imagens.

Aula 3

Comentar com os alunos que, durante esta aula, todos participarão de uma ciranda de maracatu. Se achar necessário, podem-se exibir novamente os vídeos sobre o maracatu de baque virado (ou maracatu nação), orientando os alunos a observarem os movimentos realizados pelos participantes.

Organizar uma roda com a turma e promover a audição de uma música típica do maracatu, que pode ser encontrada no site maracatu.org.br, no acervo sonoro (acesso em 2 out. 2018). Com todos de mãos dadas, ensinar aos alunos alguns passos simples do maracatu. Fazer gestos e movimentos com o corpo acompanhando as batidas dos tambores. Começar a dança com os alunos no lugar e, depois de compreendida a mecânica dos passos, propor o deslocamento, girando a roda e dançando no ritmo da música, pedindo que façam os movimentos aprendidos. Sugerir diferentes formas de deslocamento, como giros, círculos, filas etc., sempre no ritmo da música.

Quando os alunos estiverem mais seguros, pedir que, sem perder o tempo da música e a forma da roda, soltem as mãos. Por fim, orientar os alunos a circularem pelo espaço, realizando os movimentos aprendidos.

Ressaltar que não há movimento certo ou errado; o importante é explorar o que cada um sabe e gosta de fazer com o corpo, e ter prazer em dançar acompanhando a música.

Aula 4

Proporcionar aos alunos um momento de escuta ativa do ritmo do maracatu, para que possam explorar juntos suas características sonoras: presença de sons curtos e de sons longos, bem como de sons graves e de sons agudos, ou de sons que caminham ascendente ou descendentemente, isto é, que vão do grave para o agudo, ou do agudo para o grave, respectivamente.

Pedir aos alunos que se sentem e fechem os olhos. Reproduzir, para a audição dos alunos, um maracatu de baque virado e pedir que marquem o tempo forte da música batendo levemente as mãos nas pernas, sem fazer barulho.

Em seguida, realizar um trabalho de escrita musical: cada aluno registrará, utilizando símbolos criados por ele próprio, os sons que ouviu. Para isso, entregar a cada aluno uma partitura em branco. Após uma primeira escuta ativa do ritmo do maracatu, reproduzir novamente o áudio e solicitar a cada aluno que crie os próprios símbolos sonoros, construindo uma partitura gráfica referente à obra musical em questão. Orientar os alunos a observarem as nuances de sonoridade e a registrarem na pauta como desejarem. Lembrar os alunos sobre o silêncio: Como distinguir o som do silêncio? Como registrar o silêncio?

Ao final, pedir a cada aluno que apresente sua produção e comente como realizou o processo de criação da partitura. Expor as produções no mural da classe.

No decorrer das atividades, verificar alguns pontos importantes do processo de aprendizagem dos alunos:

Os alunos demonstram envolvimento e interesse pelo tema trabalhado? Fazem questionamentos e apontam reflexões sobre o conteúdo?

Realizam os movimentos e acompanham o ritmo do maracatu de baque virado?

Os alunos interagem uns com os outros e auxiliam os colegas que apresentam dificuldades?

Conseguiram compreender que a manifestação do maracatu de baque virado se faz presente enquanto um conteúdo social, histórico e cultural brasileiro?

Organizar um debate com os alunos e discutir as experiências vividas durante as atividades. Perguntar como se deu o aprendizado dos movimentos do maracatu de baque virado e como se desenvolveu o processo de criação da partitura não convencional.

Para trabalhar dúvidas

Se houver alunos com dificuldades em acompanhar os passos da dança ou mesmo com dificuldades para realizar a audição ativa do maracatu, possibilitar a eles que trabalhem em duplas. Além de compreender os movimentos, é importante que eles compreendam a importância dos tempos de pausa no desenvolvimento da dança e da música.

Ampliação

Para uma ampliação da proposta, os alunos poderão pesquisar a influência cultural africana na cultura brasileira, investigando outras manifestações culturais  especialmente na dança e na música , enriquecendo seu repertório sobre a temática, além de respeitar, divulgar e valorizar as contribuições dos povos africanos para a cultura brasileira.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário