26 abril 2021

Retalhos bordados

???

Sequência didática

Retalhos bordados

Nesta sequência, os alunos vão bordar retalhos de tecido para a confecção de um painel coletivo. Vão reconhecer as diferenças entre algumas técnicas artesanais, como o bordado e a renda; pesquisar o modo de utilização dessas produções no cotidiano; e conhecer artistas contemporâneos que resgatam esses trabalhos em suas obras.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Contextos e práticas

Elementos da linguagem

Processos de criação

Sistemas da linguagem

Artes Integradas

Patrimônio cultural

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Artes Visuais

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.

(EF69AR06) Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

(EF69AR08) Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.

Artes Integradas

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Objetivos de aprendizagem

Apresentar o papel social e expressivo do bordado na história e cultura brasileira.

Proporcionar a experiência com trabalhos manuais.

Desenvolver habilidades manuais de costura e bordado.

Desconstruir preconceitos de gênero relativos às atividades ligadas à produção de bordado.

Conhecer de que maneira as técnicas artesanais foram reabilitadas por artistas na arte contemporânea.

Conteúdos

Bordado

Arte contemporânea

Técnicas artesanais

Giz de costura (ou giz escolar) ou lápis grafite preto.

Materiais e recursos

Retalhos de tecido (lona, algodão, morim, entre outros) cortados em tamanho previamente determinado.

Linhas de algodão para bordado à mão (várias cores).

Agulhas para bordar à mão (24 mm).

Tesoura.

Projetor e computador.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Apresentar para os alunos imagens de trabalhos manuais têxteis de tapeçaria, bordado e renda e pedir que indiquem algumas diferenças e semelhanças visuais entre essas produções. Comentar que cada um desses trabalhos artesanais possui técnicas variadas e, por vezes, complexas de produção.

Questionar se na turma há alguém que produz ou conhece pessoas que realizam trabalhos manuais têxteis. Se tiver disponível, levar para a sala um exemplar físico de cada trabalho, ou solicitar aos alunos que tragam exemplares, caso os tenham em casa. Neste último caso, orientar os alunos no cuidado que devem ter com as peças.

???

Helissa Grundemann/Shutterstock.com

Toalhas de renda de bilro em exposição.

???

Renata Sedmakova/Shutterstock.com

Pessoa fazendo renda de bilro (instrumento de madeira ou metal usado para fazer a renda de bilro).

???

Albert Karimov/Shutterstock.com

Artesão fazendo tapete manual em tear.

???

Vanessa Champion/Shutterstock.com

Artesão fazendo tapete de ráfia (fibra têxtil de palmeira).

???

Slavikbig/Shutterstock.com

Pessoa fazendo trabalho em ponto cruz, uma das técnicas do bordado.

Estimular a turma a participar dessa conversa introdutória para que perceba que as técnicas artesanais podem estar muito próximas do nosso cotidiano e, inclusive, fazer parte das atividades culturais da região em que vivemos.

Em seguida, apresentar criações de artistas e estilistas brasileiros e internacionais que trabalham com bordado e renda feitos à mão, a fim de explorar a relação desses objetos com questões de identidade, criação e trabalho manual ou artesanal. Como sugestão, apresentar obras de Agnes Herczeg, Sheila Hicks, Diane Savona, Alexandra Drenth, Arthur Bispo do Rosário, Leonilson, Alexandre Heberte, Marina Godoy, entre outros. É possível encontrar imagens de obras desses nomes e mais informações sobre eles em sites oficiais e/ou de museus, por exemplo.

Após a apresentação dos artistas, promover um momento de debate com os alunos sobre as obras apresentadas e pedir que respondam às seguintes questões:

1. Qual artista você achou mais interessante? Por quê?

Resposta pessoal.

2. Quais você acha que foram as técnicas e os materiais empregados pelos artistas nos trabalhos apresentados? Descreva-os.

Explorar a observação dos alunos em relação às técnicas e materiais presentes nas obras apresentadas, como o uso da tecelagem, bordados, linhas, trabalhos manuais em geral.

3. É possível pensar em semelhanças entre obras produzidas em contextos tão diferentes? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal.

Por fim, realizar a correção das questões coletivamente, ampliando as discussões sobre o assunto. Propor aos alunos que pesquisem outros nomes da arte contemporânea que utilizam trabalhos manuais têxteis como o bordado e a renda em suas obras. Orientar os alunos a consultarem internet, livros e revistas, entre outras mídias, para visualização das obras e dos dados sobre os artistas que trabalham nessa temática. Pedir que tragam para a próxima aula os materiais pesquisados (imagens e informações anotadas).

Aula 2

Recolher o material pesquisado pela turma e convidar alguns alunos para apresentarem suas pesquisas, comentando brevemente sobre a vida e as obras dos artistas encontrados.

Apresentar para a turma o trabalho da artesã Clarice Borian, que produz mensagens bordadas em folhas caídas das árvores. Realizar um debate com os alunos sobre a artista e suas produções, bem como sua preocupação com a preservação da natureza e da cultura do bordado. É possível encontrar informações e obras da artista em seu site oficial.

Um dos desafios desta proposta é desconstruir uma visão comum de que bordado e artes manuais são assuntos exclusivamente femininos. Caso algum aluno resista à ideia de fazer um bordado, pode simplesmente pintar o tecido. Por outro lado, é importante evitar que aqueles que aceitarem realizar a atividade integralmente sejam alvo de constrangimento. Tente criar um ambiente propício para que os alunos expressem seus desejos, buscando debater e pôr em questão, de forma cuidadosa, o porquê de suas resistências.

Aula 3

Propor para a turma que experimente a técnica do bordado em pequenos pedaços de tecido para a produção de um painel coletivo de retalhos. Discutir com os alunos qual será a temática a ser representada pelos bordados nos retalhos. Orientar os alunos a, primeiramente, fazerem um desenho ou escrever uma palavra usando giz de costura ou lápis no retalho a ser bordado, marcando um tracejado de pequenos pontos que deverão ser seguidos para a realização do bordado.

Apresente para a turma algumas técnicas básicas do bordado. Caso algum aluno tenha na família, ou conheça na comunidade em que reside, pessoas que realizam trabalhos com bordados, convide para participar desse momento de introdução à técnica.

Aula 4

Organizar as carteiras da classe em grupos de quatro.

Pedir aos alunos que lavem as mãos antes de começar o bordado, para assim preservar a linha e o tecido de alguma sujeira.

Distribuir entre os alunos as linhas e agulhas para o bordado à mão, ressaltando que o trabalho com agulha precisa de atenção e cuidado. Pedir também que experimentem a melhor forma de segurar a agulha e o tecido para que não espetem os dedos. Em seguida, orientar o passo a passo do ponto atrás (também conhecido como ponto reto) para o bordado da peça. O ponto atrás é um ponto simples e básico do bordado, cujas orientações para execução podem ser encontradas facilmente na internet e em revistas e livros sobre bordado.

Ao final, unir os tecidos costurando-os e formando o painel de retalhos bordados pelos alunos.

Para finalizar esta sequência, promover uma roda de conversa com a turma e lançar algumas questões de autoavaliação. Por exemplo:

Quais foram as reflexões mais importantes que você fez no decorrer destas quatro aulas?

Após as pesquisas e as atividades práticas, você formou uma nova opinião a respeito de algum assunto?

O que você aprendeu sobre as oportunidades que as artes manuais possibilitam para expressar mensagens?

Para trabalhar dúvidas

Caso algum aluno apresente dificuldade na execução do trabalho, é possível sugerir a formação de duplas para que os que apresentarem mais afinidade com os trabalhos manuais desse tipo possam ajudar o colega.

Ampliação

Os alunos poderão pesquisar e trabalhar a técnica de patchwork utilizando retalhos de tecidos que podem ser encontrados em malharias, oficinas de costura e lojas de artesanato, além de pesquisar artistas que utilizam o patchwork contemporâneo em suas obras. Poderão também elaborar um patchwork a partir de uma obra de arte contemporânea, por exemplo, os trabalhos da artista brasileira Beatriz Milhazes.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário