26 abril 2021

Os festejos populares brasileiros

???

sequência didática

Os festejos populares brasileiros

Nesta sequência, serão abordadas manifestações artísticas e culturais brasileiras, com destaque para as festas populares. Os alunos investigarão as principais características dos festejos presentes em diversas regiões do país. Como atividade final, propomos a criação de um festejo na escola.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Dança

Processos de criação

Competências específicas

1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.

3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte.

4. Experienciar a ludicidade, a percepção, a expressividade e a imaginação, ressignificando espaços da escola e de fora dela no âmbito da Arte.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.

Habilidades

Dança

(EF69AR12) Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

(EF69AR13) Investigar brincadeiras, jogos, danças coletivas e outras práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais como referência para a criação e a composição de danças autorais, individualmente e em grupo.

(EF69AR14) Analisar e experimentar diferentes elementos (figurino, iluminação, cenário, trilha sonora etc.) e espaços (convencionais e não convencionais) para composição cênica e apresentação coreográfica.

Objetivos de aprendizagem

Investigar diferentes manifestações artísticas e culturais brasileiras, com destaque para os festejos populares.

Experimentar danças típicas do Brasil, explorando os elementos da linguagem da dança.

Pesquisar e conhecer as músicas comumente associadas às manifestações investigadas.

Valorizar os costumes e as tradições de diferentes povos.

Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural.

Conteúdos

Festas populares brasileiras

Danças e ritmos brasileiros

Experimentação em dança

Movimento e gestualidade

Materiais e recursos

Aparelho para reproduzir vídeos.

Imagens e trechos de vídeos de festejos populares brasileiros.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

As festas populares no Brasil são muito variadas e de origens diversas. Os festejos podem ter origens religiosas e folclóricas, ter influências católicas ou de religiões africanas, ser fruto da mestiçagem marcante do país, bem como trazer em uma só festa elementos indígenas, africanos e europeus. Quem participa das festas pode ser chamado de brincante. Por aqui, todos podem participar e brincar!

Também conhecidos como folguedos, as festas populares brasileiras são comemoradas de norte a sul do país, em diferentes períodos do ano e variadas tradições.

O principal objetivo desta aula é conhecer e valorizar alguns dos costumes e das tradições de diferentes povos. Formar uma roda com os alunos sentados e iniciar a atividade com uma conversa a respeito das diferentes manifestações artísticas e culturais brasileiras, com destaque para as festas populares. É importante levantar os conhecimentos prévios dos alunos a respeito das festas populares brasileiras.

Tais perguntas mediadoras podem auxiliá-lo nessa tarefa:

Você conhece ou já participou de alguma festa popular?

Onde e quando acontecem essas festas?

Quem pode participar?

O que as pessoas fazem nesses festejos?

Como as pessoas se vestem?

Que danças e músicas fazem parte dessas festas?

Muitos festejos fazem parte de tradições religiosas. Você conhece ou já participou de algum festejo desse tipo?

É interessante proporcionar para a turma momentos de fruição e análise com trechos de vídeos e/ou imagens de diferentes festejos populares brasileiros. Por exemplo, congada, marujada, festas de boi, cavalhadas, maracatu, reisado, festas juninas, entre outros.

Assistir com os alunos a documentários, entrevistas e vídeos sobre essa temática. Sugerimos a série Danças brasileiras, com direção de Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. A série é composta de 11 episódios, com cerca de 25 minutos cada, e trata de festas folclóricas de todo o Brasil.

Durante a exibição de vídeos, despertar a atenção dos alunos para a análise e a percepção de elementos que compõem as festas folclóricas, como vestimenta, acessórios, música, dança, folclore, comidas típicas, artesanato e instrumentos musicais. Chamar a atenção da turma também para os espaços convencionais e não convencionais que fazem parte da composição cênica e da apresentação coreográfica durante os festejos: Em que locais acontecem essas festas?Todos podem participar?Se sim, durante as festas, quais as regras para a boa convivência nesses espaços?.

Outro aspecto interessante a ser estudado é a relação entre esses festejos e a linguagem teatral. Por exemplo: Qual a história desses personagens retratados em festas, como o bumba meu boi?E as cavalhadas? O que dizem os gestos, a dança e os movimentos de cada personagem?. Uma atividade interessante é investigar com a turma se todos os folguedos buscam retratar uma história, bem como suas diferentes interpretações e manifestações. As impressões e as reflexões dos alunos durante a aula podem ser registradas no Diário de Arte. A seguir, sugestões de perguntas:

1. Em sua região, acontece alguma festa popular que faz parte de alguma tradição? Se sim, o que mais chama a sua atenção?

Resposta pessoal.

2. Você acha importante preservar manifestações artísticas e culturais como as festas populares? Por quê?

Resposta pessoal. Espera-se que o aluno reconheça os festejos populares como herança do povo brasileiro a ser preservada, valorizada e difundida.

Aula 2

Ao longo do tempo, características marcantes dessas festas, como a dança, a música e a maneira de se vestir e brincar, são transmitidas de geração a geração e podem sofrer algumas modificações.

Propor um diálogo com a turma a partir da seguinte questão: Será que a maneira de dançar, tocar e cantar nos folguedos tem sido a mesma ao longo dos anos?. Tal questão possibilita discutir o conceito de tradição.

Depois dessa conversa, organizar os alunos em pequenos grupos e solicitar que escolham, dos vídeos a que assistiram, o festejo que mais lhes chamou a atenção e realizem pesquisas com a intenção de registrar movimentos e fazer o levantamento de gestos e passos mais decorrentes nas danças do festejo escolhido. Se necessário, exibir novamente os vídeos.

O principal objetivo desta aula é que a turma selecione e reconheça, por meio de observação e análise, os principais gestos e movimentos dos brincantes em cada dança e ritmo musical. É possível também realizar com os alunos a pesquisa de passos tradicionais. Ao final da aula, os registros podem ser compartilhados, e podem-se também experimentar e criar novos passos. As questões a seguir podem ser de grande ajuda nesta última etapa da aula:

Diante da dança e do ritmo pesquisado, qual o gesto, o movimento ou o passo de que você mais gostou?

Será que é possível dançar o mesmo ritmo de outra maneira? Como?

Pedir aos alunos que, para a próxima aula, desenhem esses novos movimentos e experimentem-nos com o corpo. Orientar que tragam os desenhos na próxima aula.

Aula 3

Nesta aula, os alunos explorarão, na prática, a criação de movimentos dançados a partir das pesquisas realizadas. Propor experimentos em dança inspirados nos movimentos e nos gestos registrados. Para desenvolver essa proposta, podem-se explorar, por exemplo, os fatores de movimento espaço, tempo, peso e fluência. Os alunos podem:

analisar e experimentar movimentos diretos ou indiretos em diferentes ritmos brasileiros;

perceber e transformar a variação do tempo da dança, que pode alternar entre súbito/sustentado, acelerado/desacelerado, rápido/lento;

notar a força empregada no movimento dos dançarinos e identificar se tal movimento é leve, pesado, suave ou firme e experimentar as nuanças;

experimentar fluências diferentes do movimento, alternando entre movimentos livres e movimentos mais contidos;

notar o uso do espaço em danças solos ou em grupo e recriar essas danças à sua maneira.

Sugerimos também escutar e explorar com a turma diferentes características da música (ritmo, melodia, instrumentos utilizados, formas de interpretação, entre outras). Se houver tempo disponível, a turma pode construir, com sucata, instrumentos típicos dessas danças e repetir os movimentos utilizando-os.

Ao final, é interessante estabelecer uma relação dos movimentos vivenciados em sala com os observados nos vídeos.

Aula 4

Considerando as investigações e as vivências da aula anterior, a proposta desta aula é a criação de um festejo na escola. Organizados em grupos, os alunos pensarão na criação e na produção de uma história, com personagens, figurino, cenário, música e trilha sonora.

Para estimular os alunos, questionar:

Há algo em nossa região que serviria para a inspiração e a criação dessas festas?

Quem seria o personagem principal?

Que músicas e danças vamos usar em nossa criação?

Dentro da proposta, é possível promover o encontro da escola com a comunidade local, estabelecer diálogo com disciplinas como História e Geografia, bem como destacar a identidade cultural brasileira e a valorização e preservação da memória de cada povo.

A proposta pode ficar mais interessante se os alunos selecionarem músicas para a trilha sonora que fará parte da festa e, a partir das vivências anteriores em dança, criarem as danças e as sequências de movimentos.

Para trabalhar dúvidas

No decorrer das experiências e das propostas sugeridas, espera-se que os alunos aprendam a compreender a si e o outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural.

Durante a prática, se notar alguma manifestação de preconceito em relação à deficiência física, sugerimos refletir com os alunos acerca da presença de diferentes corpos na dança e na sociedade. Para complementar tal reflexão, apresentar para a turma o trabalho de grupos de dança formados por pessoas com deficiência, como o Grupo X de Improvisação em Dança, o grupo Roda Viva Cia. de Dança e o grupo Candoco.

Ampliação

Os alunos podem pesquisar artistas que retrataram os festejos populares em suas produções artísticas e, com seu auxílio, realizar leituras de imagem, estabelecendo relações com a contemporaneidade. A pesquisa pode ser feita em uma biblioteca ou na internet, bem como em visitas a museus de sua região.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário