26 abril 2021

A arte no cotidiano

???

Sequência didática

A arte no cotidiano

Nesta sequência, será abordada a arte no cotidiano; visando proporcionar a reflexão sobre a importância do contato com a arte em espaços públicos.

A BNCC na sala de aula

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Contextos e práticas

Artes Integradas

Processos de criação

Matrizes estéticas e culturais

Arte e tecnologia

Competências específicas

2. Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.

6. Estabelecer relações entre arte, mídia, mercado e consumo, compreendendo, de forma crítica e problematizadora, modos de produção e de circulação da arte na sociedade.

8. Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.

Habilidades

Artes Visuais

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

Artes Integradas

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR33) Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Objetivos de aprendizagem

Compreender a importância da obra de arte no cotidiano.

Estimular a percepção dos alunos.

Aprofundar o conhecimento na arte do azulejo trazida ao Brasil pelos portugueses, de forma a promover o entendimento de diferentes culturas e produções artísticas através desse objeto.

Conteúdos

Arte e acesso público

Acesso a diferentes culturas e produções artísticas

Materiais e recursos

Papéis diversos, imagens diversas, retalhos de tecido, entre outros materiais para colagem

Pedaços de papel com reprodução de frases, poemas e trechos musicais.

Cola, tesoura, caneta, barbante e materiais diversos para recorte e colagem.

Projetor de imagens ou computador.

Equipamento para registro fotográfico (aparelho celular ou máquina fotográfica).

Diário de Arte.

Desenvolvimento

Quantidade de aulas: 4 aulas.

Aula 1

Iniciar a aula apresentando as características culturais da arte do Brasil colonial, direcionando e destacando como exemplo os azulejos. Mostrar aos alunos os diversos padrões de azulejos, como os comuns (que qualquer aluno pode ter em sua casa), os azulejos históricos trazidos pelos portugueses ao Brasil, os azulejos da arquitetura islâmica; e o azulejo na arte contemporânea.

Pode-se também citar brevemente artistas que utilizaram o azulejo em suas produções artísticas. Por exemplo, Alfredo Volpi (1896-1988), Burle Marx (1909-1994), Djanira da Motta e Silva (1914-1979) e Candido Portinari (1903-1962).

Apresentar o artista Athos Bulcão (1918-2008) e suas obras como destaque dessa atividade, priorizando obras que estão inseridas no cotidiano do aluno e interferem na arquitetura urbana. (Disponível em: <http://fundathos.org.br/>. Acesso em: 5 out. 2018.)

Athos Bulcão atuou em diversos segmentos artísticos, destacando-se pelo uso dos azulejos e por suas obras inseridas em espaços públicos. Entre as características predominantes nas obras de Athos Bulcão, encontramos sua integração na arquitetura e na paisagem urbana, os desenhos geométricos e as linhas, o uso das cores puras e a rotação nas peças proporcionando outras possibilidades de organização e composição.

???

Nessa Gnatoush/Shutterstock.com

Azulejos decorados com motivos diversos.

???

RedKoala/Shutterstock.com

Azulejos decorados com motivos geométricos.

Para a interação dos alunos com o tema proposto, podem-se fazer as seguintes questões para a turma:

Na sua opinião, qual a função dos azulejos na arquitetura convencional (em casas, hospitais, restaurantes etc.)?

Na sua casa ou na escola há azulejos nas paredes? Eles têm imagens reproduzidas? Como são essas imagens? Essas imagens permitem uma rotação e reconstrução do mesmo modo que os azulejos das obras de Athos Bulcão?

Em quais tipos de arquitetura, podemos encontrar azulejos?

Na sua opinião, qual a importância da arte inserida em espaços de acesso público?

O azulejo sempre é utilizado como decoração? Quais suas funções?

Aula 2

Abrir espaço para que os alunos apreciem e conversem sobre produções artísticas que se integram aos conceitos trabalhados em aula. Este momento também é fundamental para proporcionar estados de estesia e reflexão. Sugere-se o momento de nutrição estética a partir do trabalho do artista Athos Bulcão. Dialogar com os alunos sobre a importância da arte no cotidiano e da arte inserida na arquitetura urbana pode ser um excelente modo para introduzir o assunto. É importante estimular os alunos a relatarem as principais arquiteturas públicas que estão presentes em seu trajeto de casa até a escola e identificar a arte que encontram nesse mesmo trajeto.

Pedir que os alunos tragam para a aula seguinte o registro fotográfico de uma das obras arquitetônicas presentes no espaço público no trajeto de casa até a escola.

Aula 3

Iniciar a aula sugerindo que os alunos apresentem aos colegas as imagens registradas, justificando o motivo da escolha e o que na opinião deles poderia ser modificado. Aqui é possível aproveitar a oportunidade e conversar com os alunos sobre patrimônio público e privado e a conservação de prédios na cidade em que vivem.

As imagens de arquitetura escolhidas serão a base para a realização de intervenções artísticas. Para realizar intervenções com pintura, colagem ou projeção de imagens (com material multimídia), será necessário orientar os alunos sobre as autorizações necessárias para esse tipo de trabalho artístico.

Os alunos também podem criar um dossiê (com desenhos e texto escrito) sugerindo ao poder público a conservação de patrimônios materiais locais.

Outra sugestão é a de criar imagens, a partir das fotografias produzidas pelos alunos, fazendo intervenções com desenhos, colagens, pinturas ou frases (poemas, trechos de músicas ou escrita livre).

Aula 4

Será fundamental fazer registros fotográficos e dos relatos dos alunos para inserir no Diário de Arte. Esses registros poderão auxiliar na realização do projeto, avaliação e possível replanejamento. Ao final do projeto, propor uma exposição a partir do material coletado durante o processo e os produtos finais. Esse mesmo material pode ser fotografado e exposto em uma página da internet desenvolvida pelos alunos com o auxílio do professor.

Pode-se também fotografar o projeto e criar um arquivo digital que facilite a visualização das imagens  comparando as arquiteturas originais e as imagens das intervenções artísticas desenvolvidas pelos alunos.

O material fotográfico das intervenções em linguagens artísticas (desenho, pintura, colagem e outras possibilidades) pode ser exposto na escola ou em um site ou blog para mostrar o desenvolvimento e o resultado do projeto.

Para trabalhar dúvidas

Há várias intervenções urbanas realizadas por todo o mundo que podem servir de exemplo e inspiração aos alunos, desde grandes intervenções em espaços públicos até intervenções em escolas. Muitas delas podem ser visualizadas na internet.

Ampliação

É possível utilizar o Diário de Arte e/ou portfólio, incluindo o registro da atividade, para, como ampliação desta sequência didática, fazer comparações com as produções do início do ano: O que mudou na produção? O que ainda é preciso mudar?

A análise desses e outros instrumentos possibilita ao próprio aluno valorizar seu processo criativo e de aprendizagem.


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário