22 maio 2020

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: GLOBAL CITIZENSHIP 6º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

GLOBAL CITIZENSHIP

Nesta sequência didática, os alunos vão debater a cidadania global, com base em opiniões emitidas sobre o tema, e sugerir soluções para problemas decorrentes dela. Por fim, eles vão criar uma nuvem de palavras que poderá ser compartilhada em meio virtual como forma de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de desenvolver a cidadania global.

Relação entre BNCC, objetivos e conteúdos

Objetos de conhecimento

Construção de repertório lexical e autonomia leitora

Partilha de leitura, com mediação do professor

Construção de repertório lexical

Habilidades

(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.

(EF06LI12) Interessar-se pelo texto lido, compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

Objetivos de aprendizagem

Discutir o tema da cidadania global

Analisar opiniões de pessoas quanto a problemas sociais

Identificar palavras-chave nos textos

Formular opiniões sobre o tema

Conteúdos

Desenvolvimento do tema cidadania global

Identificação de palavras-chave

Desenvolvimento

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos cada uma

Aula 1

Materiais e recursos

Folhas A4

Impressões de frases com opiniões sobre problemas mundiais (6 frases, 1 por grupo)

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Escrever no quadro a expressão Global Citizenship e perguntar aos alunos se eles sabem o que significa tal expressão. Em um primeiro momento, sugerimos evitar traduzir a expressão de modo que os alunos possam levantar hipóteses sobre o significado, mesmo que não estejam familiarizados com o tema. Perguntar a eles, então, o que acham que é a cidadania global e o que vem à mente deles quando escutam tal expressão. Deixar que compartilhem suas ideias com a turma ou, se preferir, em duplas ou pequenos grupos.

Com base nas respostas dos alunos, explicar a eles que, embora o termo cidadania global possa ter muitas definições, de maneira geral refere-se a adotar um estilo de vida e ações que levem em consideração todos os seres que habitam o planeta. Segundo Madza Ednir (2015), do Centro de Criação de Imagem Popular, ONG dedicada a fortalecer a cidadania por meio da educação, a cidadania global

[...] é a capacidade de perceber interdependências globais, valorizando a diversidade, entendendo que todos os seres vivos estão interligados e reconhecendo que as pessoas de todo o mundo pertencem à mesma raça, a raça humana; à mesma família, a família humana. A cidadania global, na perspectiva daqueles que desejam um mundo sustentável, pacífico e justo, implica demonstrar, por meio de ações, que se aprendeu a viver junto e a cooperar local e globalmente, com o objetivo de superar a violência, o racismo e a injustiça econômica, social e ambiental. [...]

EDNIR, Madza. Educação para a Cidadania Global: uma visão brasileira. Global Education Magazine, 22 mar. 2015. Disponível em: <http://www.globaleducationmagazine.com/educacao-para-cidadania-global-uma-visao-brasileira/>. Acesso em: 31 out. 2017 (em português e em inglês).

Se julgar pertinente, leia para eles a citação, orientando-os a refletir por alguns minutos sobre o assunto.

Com base nas explicações e nos debates, perguntar a eles que ações eles acham que seriam importantes adotarmos para que possamos nos tornar cidadãos globais. Se julgar pertinente, liste algumas das ideias no quadro.

Atividade 2

Alunos: turma organizada em 6 grupos

Tempo estimado: 15 min

Pedir à turma que se organize em seis grupos. Explicar-lhes que uma plataforma sobre cidadania global perguntou a algumas pessoas em quais problemas elas acham que os líderes mundiais deveriam focar, pois seriam os mais urgentes do mundo. Cada grupo receberá uma frase com o trecho da opinião de algumas dessas pessoas e deverá identificar os problemas que elas apontaram.

Distribuir uma frase impressa por grupo. Explicar aos alunos que, embora alguns trechos sejam mais complexos que outros, eles devem, neste primeiro momento, identificar apenas o problema a que se referem essas pessoas. Para tanto, eles devem conversar nos grupos e, se julgarem necessário, utilizar um dicionário bilíngue. Sugerir que sublinhem, em cada trecho, as palavras-chave que explicitam cada um dos problemas. As palavras-chave são dadas como resposta abaixo de cada trecho.

Dica: você pode imprimir cada frase em metade de uma folha A4, de forma que fique em um tamanho bom para os alunos manusearem nos grupos.

Indicamos abaixo alguns trechos disponíveis em <http://pnld.me/i69u3u> (acesso em: 11 set. 2018). Sugerimos os seguintes trechos, que devem ser impressos e distribuídos um por grupo, mas você pode acessar a página e selecionar outros trechos, caso prefira.

[]

Kristina Bryce

Education for women is really important, thats basically going to decide the future of women and how far we can progress.

[]

Ivan

Access to education is key for all humans and especially kids that are in challenging situations, that is the foundation to everything growing.

[]

Nicole Escobar and Rodrigo Soto

In our country [Chile], climate change is a terrible problem.

[]

Sarah

"Earlier education for girls because I think without that basis theres no way they can get to that level, starting with pre-k and kindergarten. []

George Fox

Water filtration is definitely important for third world countries because [in some countries] like two-thirds of the people lack clean water.

[]

Anjalie

Hunger  honestly, theres a lot of food waste in the world, especially in the US. []

GLOBAL Citizen. 13 Global Citizens Tell World Leaders What to Focus On. Disponível em: <https://www.globalcitizen.org/en/content/crowd-global-citizen-festival-issues-focus/>. Acesso em: 9 out. 2018.

Palavras-chave: Kristina Bryce: education, women; Ivan: education, all humans, kids; Nicole Escobar and Rodrigo Soto: climate change; Sarah: early education, girls; George Fox: water, clean water; Anjalie: hunger, food waste

Conversar com os alunos sobre os problemas mencionados pelas pessoas entrevistadas (acesso à educação, clima, saúde, imigração, água, fome) e sobre o quão grave eles acham que é cada um deles. Perguntar, por exemplo, por que eles acham que uma das pessoas disse explicitamente education for women e por que outra pessoa mencionou como um problema a imigração. Você pode comentar com eles, ainda, que em muitos países as mulheres não têm o mesmo direito à educação que os homens. Quanto à imigração, você pode comentar que as leis em alguns lugares permitem que algumas pessoas sejam mandadas de volta para o país de origem, mesmo quando elas viveram toda sua vida no país para qual se mudaram e sem ter condições de viver em sua terra natal. Outras perguntas que podem guiar o debate são:

1. Por que o acesso à educação é um ponto muito importante? Esse é um problema restrito a alguns países? Explique com base em sua experiência.

2. O que você sabe sobre as mudanças climáticas? Esse é um problema apenas do Chile?

3. Um dos entrevistados menciona a falta de água potável, dizendo que dois terços da população sofrem com a falta dela. Como é essa situação no Brasil e em sua região, você sabe?

4. A entrevistada dos Estados Unidos menciona a fome e o desperdício de comida. De que forma estão relacionados e o que você sabe sobre o desperdício de alimentos no Brasil?

Atividade 3

Alunos: turma organizada em 6 grupos

Tempo estimado: 10 min

Após essa conversa com os alunos, pedir a eles que pensem em duas ou três sugestões que acham que poderiam ajudar a solucionar esses problemas. Não se espera que eles proponham soluções elaboradas para a resolução dos problemas, mas, sim, o que acreditam que seria necessário que as autoridades fizessem, por exemplo.

Nesse momento, você pode pedir a eles que, em grupos, anotem no caderno algumas dessas ideias. Não é necessário eles escreverem frases completas, apenas algumas palavras-chave, em português ou em inglês, conforme se sentirem mais à vontade.

Atividade 4

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 10 min

Solicitar aos alunos que compartilhem as ideias que discutiram no grupo com a turma, anotando algumas sugestões no quadro, se for preciso.

Incentivá-los a refletir quais ideias eles acham mais interessantes, quais acham que seriam viáveis, que obstáculos eles imaginam que enfrentariam.

Para trabalhar dúvidas

Se julgar necessário, esclarecer mais pontos sobre a cidadania global com os alunos. O site <http://pnld.me/ge9856> (acesso em: 9 out. 2018) traz mais informações sobre o assunto, as quais podem ser compartilhadas com os alunos.

Além disso, se for possível, conversar com o professor de Geografia para que possam desenvolver um trabalho em conjunto, de modo a ampliar a temática de cidadania global com a turma.

Avaliação

As seguintes perguntas podem auxiliá-lo na avaliação desta primeira aula.

1. Os alunos compreenderam o que é cidadania global?

2. Eles participaram da discussão com a turma e nos grupos?

3. Refletiram sobre problemas sociais atuais e possíveis ações para solucioná-los?

Aula 2

Materiais e recursos

Folhas A4

Dicionários bilíngues (1 por grupo)

Opcional: imagens de uso livre (por exemplo, <http://pnld.me/rr85rt> [acesso em: 9 out. 2018]) ou desenhos para ilustrar os problemas indicados pelos alunos.

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 5 min

Começar a aula retomando com os alunos o tema cidadania global e os problemas identificados pelas pessoas entrevistadas, que tiveram trechos de seus depoimentos lidos na aula anterior. Se julgar pertinente, com a ajuda da turma, liste, no quadro, algumas palavras-chave em inglês, referentes a esses problemas.

Atividade 2

Alunos: grupos de 4 a 6 alunos

Tempo estimado: 20 min

Pedir à turma então que se organizem em grupos de 4 a 6 alunos e explicar a eles que, para sermos cidadãos globais, precisamos começar a refletir sobre nossa própria realidade e verificar o que podemos melhorar para tornar nossa vida e a das pessoas de nossa comunidade melhor. Dessa forma, primeiro, em grupos, eles devem identificar quais são os maiores problemas da sua cidade ou região e listá-los.

Conversar com eles a respeito dos problemas identificados e sugerir que selecionem alguns deles, em número suficiente para que cada grupo trabalhe pelo menos com um problema a ser solucionado. Explicar a eles que os problemas podem ser de diversas naturezas, mas que devem ser escolhidos aqueles que afetam a vida de grande maioria das pessoas da cidade ou da comunidade onde vivem.

Após listarem os problemas, explicar a eles que cada grupo ficará responsável por uma dessas situações levantadas. Os alunos, então, com a ajuda de dicionários bilíngues ou acessando a Internet, caso seja possível, devem escolher algumas palavras-chave em inglês que descrevam os problemas.

Eles não precisam criar frases, apenas encontrar palavras e expressões-chave que comuniquem melhor a ideia do problema. Cada grupo deve fazer isso a respeito do problema pelo qual ficou responsável. Por fim, explicar a eles que não há um limite de palavras e expressões, mas que devem tentar encontrar pelo menos cinco palavras para descrever o problema encontrado.

Reservar alguns minutos para conversar com eles sobre as palavras e expressões-chave que encontraram. Se julgar pertinente, listá-las no quadro.

Atividade 3

Alunos: grupos de 4 a 6 alunos e turma como um todo

Tempo estimado: 20 min

Explicar aos alunos que, então, eles devem pensar em algumas soluções para os problemas listados. Cada grupo deve sugerir algumas ideias para o problema pelo qual ficou responsável.

Abrir o debate para a turma e conversar com todos sobre as ideias e sugestões propostas. Se julgar relevante, liste algumas ideias no quadro. Certificar-se de que todos os alunos possam participar dando opinião.

De volta aos grupos, explicar aos alunos que eles devem pensar, agora, em algumas expressões e palavras-chave em inglês que descrevam as soluções propostas. Eles podem então utilizar dicionários bilíngues ou a internet, caso esteja disponível.

Explicar a eles que devem guardar essas palavras, pois, na aula seguinte, vão realizar uma criação artística usando esse vocabulário.

Atividade 4

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 5 min

Conversar com eles por alguns minutos sobre os problemas que identificaram em sua comunidade e as possíveis soluções em que pensaram.

Anotar no quadro algumas palavras-chave que os alunos desejem compartilhar e perguntar a eles o porquê da escolha dessas palavras, se já conheciam essas palavras e quais precisaram pesquisar.

Para trabalhar dúvidas

Preparar previamente uma lista de possíveis palavras-chave relacionadas a problemas de sua cidade ou região, assim como possíveis soluções para eles. Dessa forma, caso os alunos sintam dificuldade, você pode sugerir algumas palavras como exemplo.

Algumas palavras que talvez possam ajudar estão listadas a seguir, mas sugerimos que busque palavras ou mesmo expressões que possam estar mais relacionadas com os problemas de sua comunidade: droughttrafficpollutionwaterpovertyhomelessness / lack of homesviolenceaccess to waterplanningdistributionhouseseducationwork.

Avaliação

1. Os alunos participaram da discussão sobre os problemas de sua região ou cidade e suas potenciais soluções?

2. Eles conseguiram identificar algumas palavras-chave relacionadas a esses problemas e soluções?

3. Participaram das atividades dentro dos grupos?

Aula 3

Materiais e recursos

Folhas A4

Canetas hidrográficas

Opcional: computador (dois alunos por computador) com acesso à internet

Procedimentos

Atividade 1

Alunos: turma como um todo

Tempo estimado: 15 min

Começar a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma nuvem de palavras e escrever no quadro a expressão word cloud.

Explicar a eles que uma nuvem de palavras é uma imagem composta de diversas palavras ou expressões que podem aparecer em um texto, em particular, ou estar relacionadas a um tópico. Além disso, o tamanho ou a cor de cada palavra na nuvem estão relacionados à frequência dela em um determinado texto ou à sua importância.

Projetar ou imprimir as nuvens de palavras a seguir para apresentar aos alunos.

Dica: uma busca pelas palavras-chave word cloud em sites de busca, por exemplo, retornará diversos exemplos de imagens de nuvem de palavras. Você pode selecionar outra de outro tema que pretenda abordar com a turma.

???

design36/Shutterstock.com

???

Grasko/Shutterstock.com

Explorar os exemplos acima com os alunos, fazendo as seguintes perguntas:

1. Quais são as palavras mais importantes dessas nuvens de palavras? Education / Climate change

2. Quais palavras também parecem ser relevantes na primeira nuvem de palavras? School, family, child, learn, young, home.

3. E na segunda? Recycling, eco, temperature, global.

4. Há um formato específico para a nuvem de palavras? Não.

5. Há um número de palavras específico? Não.

6. As palavras devem ser coloridas? Não, mas as cores podem chamar mais atenção.

Atividade 2

Alunos: grupos da aula anterior

Tempo estimado: 25 min

Explicar à turma que, em seus grupos, eles vão criar nuvens de palavras com as palavras e expressões-chave que encontraram com o objetivo de criar essa peça artística para chamar a atenção da comunidade internacional para os problemas de sua região ou comunidade.

Eles devem criar duas nuvens de palavras, uma delas referente ao problema identificado e outra às soluções sugeridas. Para tanto, devem refletir sobre a importância que desejam dar a cada palavra, ou seja, qual é o problema principal, quais são os itens secundários relacionados a esse problema e qual é a solução ou ideia mais importante para solucionar o problema. Também precisam decidir a forma, as cores que serão usadas e como será o desenho das fontes.

Dica: os alunos podem criar a nuvem de palavras manualmente, mas, se for possível, podem ir à sala de informática e utilizar um editor de texto. Há ainda alguns sites que oferecem a possibilidade de criar a nuvem de palavras de forma automática, disponíveis em: <http://pnld.me/ctm4v7>, <http://pnld.me/5qvfgk>, <http://pnld.me/6q2nmn> (acessos em: 11 set. 2018.).

Orientá-los a, antes de fazer a versão final, criarem um esboço no caderno a fim de que cada integrante do grupo possa refletir sobre como melhorá-la.

Cada grupo deverá fazer a versão final das suas nuvens de palavras, colorindo-as como desejarem, mas tendo em mente que cada cor pode comunicar uma mensagem diferente e ter um impacto diferente nas palavras. Há cores que se sobressaem em relação a outras, causando diferentes impressões.

Atividade 3 + Avaliação Final

Alunos: grupos da aula anterior

Tempo estimado: 10 min

Expor o trabalho dos alunos e incentivá-los a apreciar e a fazer comentários sobre a produção dos colegas e sobre os problemas enfocados.

Além disso, eles devem também refletir sobre as próprias produções, o que aprenderam de novo, o que melhorariam se pudessem etc.

Os trabalhos podem ser expostos na escola, mas também podem ser digitalizados para que sejam compartilhados no site ou blog da escola para obter um maior alcance de público.

Para trabalhar dúvidas

Se os alunos tiverem dúvidas sobre como selecionar a palavra principal e as correlatas você pode criar com eles alguns esquemas no quadro. Por exemplo, com relação à poluição, caso isso seja um problema em sua região, você pode escrever essa palavra no centro do quadro, perguntar a turma no que eles pensam quando escutam essa palavra e ir decidindo com eles que outras palavras estariam mais ou menos relacionadas ao assunto. Você poderia, ainda, chamar alguns alunos para escrever as palavras relacionadas a essa palavra central no quadro.

Outra forma, também, é analisar mais atentamente as nuvens de palavras apresentadas na atividade para que eles reflitam sobre a relação de tais temas com o tema central, ou seja, com a palavra que está em evidência.

Avaliação

1. Os alunos entenderam o que é uma nuvem de palavras e como organizá-la?

2. Os alunos participaram da elaboração das nuvens de palavras em grupo?

3. Eles conseguiram perceber os temas centrais (as palavras com mais ênfase na nuvem) e os temas relacionados a eles?

4. Eles participaram da troca de opiniões em relação à produção final dos colegas e à produção deles?

Ampliação

Os alunos podem realizar uma enquete dentro da escola, com outros colegas, com professores e outros funcionários, sobre os problemas que cada um deles identifica em sua cidade ou em seu bairro.

Com base nas respostas das entrevistas, os alunos podem identificar as palavras principais, ou seja, os problemas mencionados mais vezes por mais pessoas e criar uma nuvem de palavras em português e, depois, outra em inglês, com base nas palavras-chave relacionadas aos problemas que as demais pessoas identificaram.

Avaliação Final

Você pode fazer as seguintes perguntas oralmente aos alunos como forma de eles também poderem refletir sobre a própria aprendizagem e pedir que levantem a mão caso a resposta seja afirmativa ou caso concordem com a frase. Dessa forma, você também poderá identificar os alunos que possam estar com dificuldades e organizar seu planejamento.

1. Ser cidadão global significa estar ciente também dos problemas de nossa própria comunidade e tentar agir para solucioná-los?

2. É importante compartilharmos nossas ideias sobre problemas e soluções de nossa comunidade?

3. Consegui identificar as palavras-chave nos trechos sem problemas?

4. Identifiquei com ajuda de colegas?

5. Participei da criação da nuvem de palavras com os colegas?


Fonte: PNLD

0 Comments:

Postar um comentário